Presidente das Filipinas ordena isolamento de Manila para conter propagação do coronavírus

Viagens por terra, mar e ar de e para a capital serão suspensas até 14 de abril a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.

Tráfego pesado em Manila, nas Filipinas (ilustrativa/PM)

A área metropolitana de Manila (Metro Manila) entrará em isolamento a partir de domingo (15) para conter a propagação do surto de coronavírus no país, disse o presidente Rodrigo Duterte na quinta-feira (12).

Publicidade

O transporte por terra, assim como viagens domésticas aéreas e marítimas de e para a área metropolitana de Manila serão suspensas até 14 de abril, disse o presidente, acrescentando que a situação será revista diariamente.

A área Metro Manila, lar para cerca de 13 milhões de pessoas, é a capital comercial filipina e gera mais de um terço do produto doméstico bruto do país. Não ficou imediatamente claro como a suspensão de viagens seria aplicada, visto que milhares de trabalhadores de províncias vizinhas viajam à capital para trabalhar todos os dias. O presidente encorajou acordos flexíveis de trabalho para o setor privado.

Duterte ordenou uma “quarentena comunitária” na Metro Manila, assim como medidas de quarentena similares em áreas fora da capital com pelo menos 2 casos de Covid-19. A suspensão de aulas na área metropolitana também será estendida até 12 de abril enquanto aglomerações em massa estão proibidas, disse o presidente.

O presidente filipino Rodrigo Duterte (Wikimedia/PCOO EDP)

“Eles estão como medo de chamar de isolamento, mas é um isolamento”, disse Duterte em um discurso transmitido pela TV do Palácio de Malanacang. “É uma questão de proteger e defender vocês da Covid-19”.

As medidas drásticas ocorrem enquanto o número de casos confirmados de coronavírus nas Filipinas subiu para 52 na quinta-feira. Mais 3 pacientes morreram nesse dia, levando o número de óbitos para 5.

Duterte, de 74 anos, fez um teste para Covid-19 na quinta-feira após oficiais do Gabinete que têm contato frequente com o presidente terem se submetido à autoquarentena após ficarem expostos a uma pessoa que testou positivo. O resultado do teste de Duterte deve sair em 48 horas.

Em meio a rumores de um isolamento, o pânico de compras afetou alguns estabelecimentos comerciais na Metro Manila, com as pessoas acabando com estoques de antissépticos e alimentos.

Duterte disse que poderia pedir ajuda à China se a situação do coronavírus nas Filipinas se deteriorar.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gyoza no Osho: marmita para crianças a ¥250

Publicado em 13 de março de 2020, em Lançamentos

Para dar uma força para os pais com filhos que não podem ir à escola por causa da medida do coronavírus, a rede criou uma marmita para os pequenos.

Marmita para ser levada para casa (divulgação)

A empresa Osho Food Service, gestora da rede de mais de 700 lojas Gyoza no Osho, está oferecendo marmita para a criança levar para casa por apenas 250 ienes, mais imposto. 

Publicidade

Esse novo produto foi criado exclusivamente para dar apoio às famílias cujos filhos estão em casa por causa do fechamento temporário das escolas. Para que as crianças não precisem manusear o fogão ou a mãe deixar preparado o almoço, criou uma marmita com arroz, 2 gyoza, 2 linguiças e 2 pedaços de frango frito. 

Se a criança preferir comer depois as embalagens são apropriadas para aquecer no forno de micro-ondas. 

Mas, atenção: essa marmita especial é só para viagem e por tempo determinado, até 31 deste mês. As crianças podem se servir de um prato quentinho, com sabor de feito em casa. Uma criança pode levar até 3 marmitas. 

Para ensinar seu filho a pedir a marmita o nome é お持ち帰り専用お子様弁当, lê-se omochikaeri sen-you okosama bento.

Fontes: divulgação e Shokuhin Sangyo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!