Coreia do Norte lança aparente míssil balístico em direção ao mar

Publicado em 29 de março de 2020, em Ásia

O Ministério da Defesa do Japão disse que o míssil não alcançou território nacional ou sua Zona Econômica Exclusiva.

Neste Artigo:
&nbspCoreia do Norte lança aparente míssil balístico em direção ao mar
A EZZ é a Zona Econômica Exclusiva do Japão (NHK)

A Coreia do Norte disparou pelo menos um projétil não identificado em direção ao oceano ao largo de sua costa leste, disse o Chefe de Estado-Maior da Coreia do Sul no domingo (29), com o Ministério da Defesa do Japão reportando que pareceu ser um míssil balístico.

Publicidade

O ministério disse que o míssil, lançado por volta das 6h10 deste domingo, não alcançou território japonês ou sua Zona Econômica Exclusiva – ZEE.

“Continuaremos a fazer nosso melhor para coletar, analisar e monitorar informação”, disse o ministério em uma declaração no Twitter.

Se confirmado como um míssil balístico, seria o 4º de uma rodada de lançamentos neste mês, visto que tropas da Coreia do Norte conduzem contínuos exercícios militares, normalmente supervisionados pessoalmente pelo líder Kim Jong-un.

“Tão cedo no ano, a única vez que vimos testes nessa frequência foi em 2016 e em 2017, ambos os quais foram em anos fortes para o programa de mísseis da Coreia do Norte”, disse Shea Cotton, pesquisador sênior no Centro James Martin para Estudos de Não Proliferação, em um post no Twitter.

O último teste de lançamento foi em 21 de março. Com base em fotografias divulgadas pela mídia estatal norte-coreana, analistas identificaram essas armas como mísseis balísticos de curto alcance KN-24.

Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas proíbem a Coreia do Norte de testar mísseis balísticos, e o país vem sendo duramente sancionado por causa de seus programas de míssil e de armas nucleares.

Os exercícios militares deste mês vêm sendo conduzidos apesar de um isolamento de fronteira e medidas de quarentena impostos na Coreia do Norte em um esforço para evitar um surto do novo coronavírus.

O país politicamente e economicamente isolado não reportou casos confirmados de Covid-19, embora alguns especialistas estrangeiros tenham levantado dúvidas sobre isso.

Em exercícios militares no início deste mês, soldados norte-coreanos em volta de Kim Jong-un foram vistos usando máscaras de proteção, mas em fotos do exercício de 21 de março estavam sem elas.

Março tem sido uma época típica para a Coreia do Norte conduzir exercícios militares, incluindo testes de seus mísseis balísticos.

Para os 2 anos anteriores, entretanto, o país evitou tais lançamentos de primavera em meio a negociações sobre desnuclearização com os Estados Unidos.

Fonte: Agência Reuters


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!