Vietnã coloca vila de 10 mil pessoas em quarentena por causa de coronavírus

A comunidade rural de Son Loi, na província de Vinh Phuc no norte do país, registrou 11 dos 16 casos do Covid-19 no Vietnã, incluindo um bebê de três meses.

Mulher usando máscara guiando sua bicicleta em Hanói, capital do Vietnã (ilustrativa/PM)

O Vietnã colocou em quarentena uma comunidade de 10 mil pessoas perto da capital Hanói, por 20 dias, por temores de que o novo coronavírus possa se espalhar por lá, disseram dois oficiais à agência Reuters na quinta-feira (13).

Publicidade

A comunidade rural de Son Loi, na província de Vinh Phuc no norte do país, a 44Km de Hanói, registrou 11 dos 16 casos de coronavírus, o Covid-19, no Vietnã, incluindo um bebê de três meses.

“Mais de 10 mil residentes da comunidade não terão permissão para sair nos próximos 20 dias com início hoje”, disse um dos oficiais à agência na quinta-feira.

Ambos os oficiais não quiseram ser identificados citando a sensibilidade da situação.

O coronavírus chegou a Vinh Phuc após pessoas da província que haviam estado na cidade chinesa de Wuhan, onde o vírus foi detectado pela primeira vez, terem retornado para casa ao Vietnã para o feriado de Ano Novo Lunar.

A província é lar para fábricas operadas pelas japonesas Honda e Toyota.

Na quarta-feira (12), a mídia estatal indicou que o governo poderia isolar completamente a comunidade de Son Loi.

“Tudo está sob controle” disse o oficial. “Estamos tentando impedir que o vírus se propague para outras áreas e províncias”.

O Vietnã declarou emergência de saúde pública por causa da epidemia em 1º de fevereiro e proibiu todos os voos de/para a China, onde mais de 1,3 mil pessoas morreram vítimas do vírus.

O país no sudeste asiático elaborou planos para colocar em quarentena centenas de cidadãos vietnamitas que retornam da China, incluindo 950 em campos militares fora de Hanói, e outros 900 em instalações temporárias na fronteira do Vietnã com a China.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nissan amarga prejuízo enquanto Carlos Ghosn poderá ter sua vida no cinema

Publicado em 14 de fevereiro de 2020, em Economia

Depois de 11 anos é a primeira vez que a Nissan fecha o período de outubro a dezembro em vermelho. Por outro lado, a vida de Ghosn em filme repercute no Japão.

Volante do carro da Nissan (Pixabay) e Carlos Ghosn (Wikipedia)

Após a fuga cinematográfica do ex-diretor da Nissan Carlos Ghosn e réu na Justiça japonesa, na virada do ano passado, sua vida poderá se transformar em drama de Hollywood, noticiou a Bloomberg na semana anterior. 

Publicidade

O porta-voz de Ghosn informou que está em negociação com o famoso Michael Ovitz, fundador da Creative Artists Agency (CAA) e também já foi presidente da Walt Disney. 

Se a negociação avançar Ghosn terá parte de sua trajetória retratada em filme e série para tevê. Essa notícia logo repercutiu no Japão, em comentários nas redes sociais, negativamente.

“O filme deverá ser produzido a partir do ponto de vista dele, por isso, não tenho a menor vontade de assistir”, escreveu um. 

Um artista famoso escreveu “O Japão não deve deixar isso acontecer. Eu acho que definitivamente será um filme vergonhoso para o país.”.

Nissan no vermelho e processo contra Ghosn

Em meio a essa repercussão negativa a Nissan Motor entrou com uma ação judicial contra Ghosn no Tribunal de Yokohama, pedindo indenização de 10 bilhões de ienes, no dia 12. É um valor para recuperar a perda de fundos da empresa para fins particulares. Mas, se o Japão e Líbano – para onde fugiu – não têm tratado de extradição o julgamento não ocorrerá. 

Na quinta-feira (13) essa montadora que Ghosn tirou da falência e a tornou uma das 5 maiores do mundo informou que fechou o balanço de outubro a dezembro em vermelho, depois de 11 anos. 

E ainda tem outro agravante, o da pneumonia na China, o maior mercado da Nissan. Por isso, o presidente Makoto Uchida declarou “levará mais um pouco de tempo para a melhoria”.

Uchida se concentra em restaurar seu relacionamento com a Renault na França,  a qual piorou após a prisão de Ghosn. Também se empenha na reestruturação considerando reduzir o volume de vendas.

Fontes: Bloomberg, NHK, Sankei e Jisin

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!