Produções paralisadas na China por causa do coronavírus afetam fornecimento de eletrônicos

A China monta eletrônicos em grande âmbito como smartphones, consoles de games, servidores e eletrodomésticos e os envia a mercados em todo o mundo.

Operárias fazem controle de qualidade em smartphones montados em fábrica na cidade de Shenzhen na China (ilustrativa/PM)

Governos chineses locais estão pedindo às empresas que mantenham seus funcionários em casa após o período de feriado do Ano Novo Lunar, visto que o surto do novo coronavírus se espalha, aumentando a possibilidade da produção paralisada interromper o fornecimento global de smartphones, computadores e outros eletrônicos.

Publicidade

O governo chinês já estendeu o feriado até 13 de fevereiro, o qual terminaria na quinta-feira passada, 30 de janeiro.

Entretanto, pelo menos 25 províncias e principais cidades, incluindo Pequim e Xangai, pediram às empresas que mantenham seus funcionários em casa por mais tempo. O novo coronavírus 2019-nCoV deixou mais de 12 mil pessoas doentes e causou a morte de pelo menos 300 na China continental.

A China monta eletrônicos em grande âmbito como smartphones, consoles de games, servidores e eletrodomésticos e os envia a mercados em todo o mundo.

Fechamentos prolongados de fábricas poderiam ameaçar o envio desses materiais. Em particular, a interrupção afeta o lançamento antecipado da Apple de um modelo de iPhone mais barato, cujo envio estava previsto para começar no fim de fevereiro.

A cidade de Pequim emitiu um aviso em 31 de janeiro pedindo às empresas que mantenham funcionários em casa até 9 de fevereiro. Companhias de energia elétrica, operadores de telecomunicações, instituições médicas e companhias farmacêuticas estão isentas do decreto.

Xangai e a província de Guangdong também pediram às empresas que estendessem o feriado até 9 de fevereiro.

A província de Hubei, onde fica o epicentro do surto, a cidade de Wuhan, pediu aos donos de negócios que continuassem fechados até 13 de fevereiro. Desde a noite de 1º de fevereiro, 25 das 31 cidades principais, províncias e regiões autônomas, estenderam o feriado.

Empresas japonesas como a Honda Motor e a Daikin Industries, as quais operam fábricas em Wuhan, decidiram reiniciar o trabalho após o dia 14. O efeito será profundo se as operações paralisadas se espalharem além da província de Hubei.

A fornecedora da Apple, a Foxconn Techonology, a maior fabricante de dispositivos eletrônicos do mundo, tem cerca de 70% de seus patrimônios fixos, como fábricas, na China, com cada local empregando de 700 mil a 1 milhão de trabalhadores.

Além de uma base de produção e desenvolvimento em Shenzhen, a gigante da tecnologia tem uma fábrica em Zhengzhou, na província de Hehan, que é chamada de a maior base de montagem de iPhone do mundo.

O efeito poderia oscilar para o setor automotivo do Japão. O país importou autopeças totalizando cerca de 347 bilhões de ienes em 2018, de acordo com a Organização de Comércio Exterior do Japão.

A quantidade é 10 vezes maior em comparação aos números em 2002 e 2003 durante o surto da SARS (síndrome respiratória aguda grave).

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hamamatsu: orientações para crianças estrangeiras antes do ingresso no primário

Publicado em 3 de fevereiro de 2020, em Sociedade

Para que os pequenos estrangeiros possam ter mais alegria na escola primária uma iniciativa está ajudando pais e crianças antes do ano letivo.

Brasileirinhos e outras crianças estrangeiras recebem orientação antes de ingressar no primário (Shizuoka Shimbun)

O Conselho de Educação de Hamamatsu (Shizuoka) iniciou uma atividade pré-escolar diferente no Centro Geral Kami Park (Kami Koen Sogo Center), situado em Minami-ku, no sábado (1.º).

Publicidade

O público alvo dessa iniciativa foi crianças e pais estrangeiros que planejam matricular seus filhos em uma escola primária da cidade, que necessitam de apoio em japonês.

Foram programadas 8 sessões até 21 de março, com o objetivo de ajudar pais e filhos a adquirir regras e idioma japonês básicos, bem como a capacidade de agir em japonês.

Essa iniciativa escolar é operada pela ONG Grupo de Estudos sobre Cultura e Língua Japonesa de Hamamatsu. 

Experientes em educação infantil e professores qualificados ensinam os pequenos estrangeiros a ler e escrever hiragana e contar números usando materiais de ensino japoneses e artesanais. Os pais também são ensinados sobre os costumes da escola primária.

Na primeira vez, 16 crianças de 9 nacionalidades, como do Brasil e Vietnã, participaram e aprenderam a chamar partes do corpo e a segurar corretamente um lápis. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são 272 crianças estrangeiras que atingem a idade escolar em abril na cidade e quase 90% delas querem ingressar nas escolas primárias da cidade. 

“Quero que as crianças sintam que a escola é um lugar divertido. E se os pais tiverem dúvidas, gostaria de saná-las”, disse Hironori Ishikawa, chefe do Centro de Apoio Educacional da Prefeitura.

Fonte: Shizuoka Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!