Coronavírus: 3 homens roubam 600 rolos de papel higiênico em meio a temores com escassez

Apesar das garantias do governo de que os fornecimentos continuariam sem ser afetados pelo surto do vírus, residentes vêm estocando papel higiênico.

Rolos de papel higiênico (imagem ilustrativa/PM)

A polícia em Hong Kong prendeu 2 homens e estão em busca de um terceiro após o grupo ter roubado cerca de 600 rolos de papel higiênico, em uma ação provavelmente provocada por temores do coronavírus que têm acometido a cidade.

Publicidade

Na manhã de segunda-feira (17), um entregador estava transportando produtos a um supermercado no distrito de Mong Kok na cidade. Ele havia colocado cerca de 50 pacotes de papel higiênico, contendo um total de aproximadamente 600 rolos, no lado de fora do estabelecimento quando os três homens portando facas os roubaram, disse um porta-voz da polícia ao CNN.

Várias horas depois, a polícia encontrou os rolos de papel higiênicos roubados em uma hospedaria nas proximidades, e prendeu dois dos homens, mas ainda está à procura do terceiro suspeito. Nenhuma informação adicional de identificação para os três homens estava disponível nesse estágio.

O roubo ocorre em meio a temores elevados de escassez no fornecimento em Hong Kong, visto que o surto do novo coronavírus continua a se espalhar. O coronavírus, formalmente conhecido como Covid-19, infectou mais de 71 mil pessoas globalmente, com 57 casos confirmados em Hong Kong. Uma pessoa morreu em decorrência do vírus na cidade – marcando uma das cinco mortes que ocorreram fora da China continental.

No início deste mês, em uma tentativa de limitar a propagação do vírus, o governo de Hong Kong anunciou que fecharia algumas fronteiras com a China continental – espalhando rumores infundados de que redes de fornecimento da China seriam cortadas. Residentes correram para os supermercados a fim de comprar os produtos supostamente em risco como papel higiênico, arroz, antisséptico para as mãos e outros produtos de limpeza.

O governo da cidade fez um apelo aos residentes pedindo que não entrassem em pânico para comprar, tentando tranquilizar o público que a rede de fornecimento não seria cortada – mas foi em vão. Vídeos online mostraram multidões em supermercados por toda a cidade disputando rolos de papel higiênico.

De forma muita rápida os supermercados ficaram totalmente sem papel higiênico, alimentos básicos e outros produtos importantes. Fotos tiradas dentro dos supermercados mostravam prateleiras vazias.

A crise de papel higiênico espalhou controvérsia em Hong Kong. Após fotos terem circulado na mídia social de residentes levando vários pacotes, alguns acusaram os compradores em pânico de criar caos e confusão desnecessariamente.

Gilly Wong, chefe do Conselho do Consumidor, disse à emissora pública RTHK que o pânico para comprar fez com que os preços do papel higiênico subissem.

O governo também condenou “espalhadores de rumores com terríveis intenções” os quais disseminaram o pânico. Medidas do governo contra o surto de coronavírus, como restrições de viagem e fechamentos de fronteiras, “não afetarão os serviços de carga entre a China continental e Hong Kong”, disse o governo em uma declaração.

“Não há necessidade da população se preocupar”, acrescentou.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Enfermeira em Kanagawa é infectada pelo coronavírus

Publicado em 17 de fevereiro de 2020, em Sociedade

Oficiais da província e da cidade disseram que a enfermeira na faixa dos 40 anos cuidou da paciente idosa que morreu na semana passada em decorrência do vírus.

 

Publicidade

A enfermeira trabalhava no Sagamihara Chuo Hospital (NHK)

Autoridades na província de Kanagawa confirmaram que uma enfermeira em um hospital na cidade de Sagamihara foi infectada pelo coronavírus.

Elas dizem que o Hospital Sagamihara Chuo é onde uma mulher na faixa dos 80 anos, que foi confirmada com o vírus após a sua morte na semana passada, estava sendo tratada desde o início deste mês.

Em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17), oficiais da província e da cidade disseram que a enfermeira na faixa dos 40 anos cuidou da paciente que morreu.

A paciente idosa, que era residente na província, ficou hospitalizada de 1º a 6 de fevereiro no Sagamihara Chuo. Ela morreu depois em um outro hospital. No total, ela foi atendida em 3 instituições médicas diferentes.

Segundo os oficiais, um total de 61 pessoas tiveram contato próximo com a paciente.

As autoridades disseram que os resultados dos testes para detectar o vírus em 43 delas foram disponibilizados na manhã desta segunda-feira e que o da enfermeira foi o único que deu positivo.

Ela teria apresentado febre e buscado tratamento na sexta-feira (14). Ela visitou uma outra instituição médica no sábado (15) e teve diarreia naquela noite.

Os oficiais disseram que a enfermeira não trabalha desde sábado e que ela não tem mais febre, mas será hospitalizada no fim desta segunda-feira.

O Hospital Sagamihara Chuo disse que suspendeu o atendimento de pacientes ambulatoriais e que visitas aos internados não poderão ser feitas.

Outro agente do Ministério da Saúde infectado

O Ministério da Saúde do Japão disse que mais um de seus agentes que trabalhou no navio de cruzeiro em quarentena atracado em Yokohama (Kanagawa) está infectado pela Covid-19.

O homem na faixa dos 50 anos trabalhava na coleta de informações no navio Diamond Princess para retransmitir ao ministério entre terça-feira e sábado.

O ministério disse que ele estava controlando o tráfego de veículos na terça-feira por cerca de 10 minutos enquanto passageiros infectados deixavam o navio, mas manteve uma distância de pelo menos 2 metros e que o agente não teve contato com tripulação e passageiros enquanto estava a bordo.

O agente foi diagnosticado com o vírus no domingo (16), dois dias após ter febre. O ministério diz que ele foi hospitalizado na manhã desta segunda-feira.

Um outro agente da quarentena do ministério foi infectado pelo vírus na semana passada.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!