Malásia devolve 150 contêineres com lixo plástico a 13 países

Desde o terceiro trimestre do ano passado, a Malásia enviou 150 contêineres de lixo plástico de volta principalmente a países ricos incluindo EUA, Canadá e Japão.

Lixo de garrafas de plástico amassadas em instalação de reciclagem (ilustrativa/PM)

A Malásia enviou de volta 150 contêineres com lixo plástico para 13 países, principalmente os ricos, desde o terceiro trimestre do ano passado, com a ministra do meio ambiente alertando na segunda-feira (20) que aqueles que querem tornar o país uma lixeira do mundo podem “continuar sonhando”.

Publicidade

A Malásia se tornou um principal destino para lixo plástico desde 2018 quando a China proibiu tais importações. O país aceita agora somente plásticos recicláveis, mas autoridades dizem que descarte ilegal e contrabando continuam.

A Ministra do Meio Ambiente Yeo Bee Yin disse que outros 110 contêineres devem ser enviados de volta até meados deste ano.

Yeo disse que a repatriação bem-sucedida de um total de 3.737 toneladas métricas de detritos seguiu fiscalização rigorosa em principais portos malaios para bloquear o contrabando de lixo e fechando mais de 200 fábricas de reciclagem de plástico ilegais.

Dos 150 contêineres, 43 retornaram à França, 42 ao Reino Unido, 17 para os Estados Unidos, 11 para o Canadá, 10 para a Espanha e o resto para Hong Kong, Japão, Singapura, Portugal, China, Bangladesh, Sri Lanka e Lituânia, disse o ministério.

Ela disse que o governo malaio não pagou um único centavo, com os custos de enviar de volta o lixo bancados completamente por companhias marítimas e empresas responsáveis por importação e exportação do material.

Yeo disse que conversas estavam em curso com autoridades dos EUA para levar de volta outros 60 contêineres neste ano. O Canadá também tem mais 15 contêineres, o Japão 14, o Reino Unido 9 e a Bélgica 8 dos 110 a mais que ainda estão sendo mantidos nos portos malaios, disse ela.

“Se as pessoas nos querem ver como a lixeira do mundo, podem continuar sonhando”, disse Yeo aos repórteres durante uma inspeção em um porto no estado de Penang, no norte da Malásia.

Yeo disse que o governo lançará um plano de ação sobre importação ilegal de lixo plástico no próximo mês que ajudará diferentes agências a coordenarem a fiscalização e acelerarem o processo de retorno do lixo.

“Nossa posição é muito firme. Queremos apenas enviar de volta o lixo e passar uma mensagem de que a Malásia não é o local de descarte do mundo”, enfatizou.

Fonte: abc News, NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

10 destinos tendência para viajar em 2020 segundo Google

Publicado em 20 de janeiro de 2020, em Artigos de Turismo

A gigantesca Google anunciou os 10 destinos tendência em 2020, com base nos resultados das reservas de hotel feitas em 2019 para o ano seguinte.

Da esq. p/ dir. São Paulo, Da Nang e Seul (Wikipedia, NeedPix e Piqsels)

Planejar o roteiro com Google Viagens (toque aqui para abrir) fica muito mais fácil. Você pode verificar os voos, hotéis e também explorar o que fazer nos locais que deseja visitar. 

Publicidade

Esse poderoso motor de busca do Google levantou quais são os destinos mais procurados para 2020, com base nas reservas de hotéis feitas no ano anterior. 

Caso esteja querendo uma inspiração para marcar suas próximas férias, confira os top 10 destinos tendência. 

Pelo jeito o gigantesco público do Google gosta de praia. Da Nang no Vietnã parece ser irresistível e o mundo está de olho nela. Mas também aparece a maior capital da América do Sul, famosa por suas baladas noturnas.

Outras duas capitais da Ásia entraram na lista. Em uma delas se pode desfrutar do famoso yakiniku coreano ou comprar os melhores cosméticos do mundo. Na outra se curte o contemporâneo em contraste com o antigo, além de ser um paraíso gastronômico. 

Veja as 10 cidades top da tendência 2020.

  1. Da Nang, Vietnã
  2. São Paulo, Brasil 
  3. Seul, Coreia do Sul 
  4. Tóquio, Japão 
  5. Tel Aviv, Israel
  6. Marseille, França
  7. Viena, Áustria
  8. Bangkok, Tailândia
  9. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  10. Perth, Austrália 

Para planejar sua próxima viagem use o buscador de hotéis do Google pois mostra uma lista comparativa dos preços, assim pode escolher o que cabe no seu orçamento e também conferir se a localização é adequada. É prático, exibe no seu idioma e fácil de usar. 

Caso queira fazer somente reserva aérea a sugestão é usar o Google Voos (toque aqui para abrir). Se seu smartphone está configurado para idioma português, todas as informações aparecem nessa língua. 

Da esq. p/ dir. busca de passagem aérea no Google Voos, verificando destinos como Nagasaki e Bangkok e Google Viagens

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!