Coronavírus se espalha rapidamente: cerca de 550 infectados e 17 mortos na China

Há preocupações de que o número de infecções aumente não somente na Ásia, mas em todo o mundo.

Vírus se espalha rapidamente na China (NHK)

Um novo coronavírus está se espalhando rapidamente na China, com a mídia estatal divulgando na quarta-feira (22) que 17 pessoas morreram e cerca de 550 pessoas foram infectadas no país, alta de 200 em relação ao dia anterior, enquanto casos também foram confirmados em outros lugares na Ásia e Estados Unidos.

Publicidade

No início do dia, o governo chinês anunciou em uma coletiva de imprensa nove novas mortes em decorrência de pneumonia causada pelo vírus, o qual acredita-se ter originado na cidade de Wuhan, central da China, e apareceu em Macau e Hong Kong um dia após emergir em Taiwan.

Na terça-feira (21), um homem residente perto de Seattle foi diagnosticado com o novo coronavírus após viajar para a China, disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças -CDC, o primeiro caso confirmado nos EUA e o primeiro fora da Ásia.

Há preocupações de que o número de infecções aumente não somente na Ásia, mas em todo o mundo, visto que muitos chineses devem viajar durante o feriado de Ano Novo Lunar que começa na sexta-feira (24).

A coletiva de imprensa foi a primeira realizada pelo governo chinês sobre o novo vírus desde relatos dos casos de pneumonia misteriosa em Wuhan terem aparecido no fim de dezembro.

A Comissão Nacional de Saúde apontou a análise de um especialista de que o novo vírus – cuja grande maioria dos casos ocorreu em Wuhan – pode se espalhar ainda mais através de mutação, visto que transmissão de humano para humano foi confirmada.

A comissão salientou que o país intensificará cooperação internacional em conter o surto, em  meio a relatos de que o vírus pode se espalhar para outras nações, incluindo Japão e Tailândia.

Alguns analistas na China suspeitam que o novo coronavírus pode ter se originado em animais selvagens como ratos de bambu que estavam sendo vendidos em mercados para consumo humano.

Tailândia, Coreia do Sul e Japão confirmaram casos de infecções, enquanto Taiwan e os EUA relataram na terça-feira seus pimeiros casos de pneumonia causadas pelo novo vírus.

Na quarta-feira (22), Macau anunciou seu primeiro caso, enquanto Hong Kong disse no mesmo dia que há grande suspeita de que um homem vindo de Wuhan possa estar infectado.

Autoridades norte-coreanas, enquanto isso, bloquearam a entrada de turistas estrangeiros a partir da fronteira com a China na quarta-feira como medida preventiva.

Normalmente os coronavírus causam sintomas de gripe comum que afetam o nariz e parte superior da garganta, e se espalham através do espirro, tosse ou contato direto.

Alguns tipos, entretanto, levam a casos mais graves, por vezes doenças respiratórias fatais como a SARS (síndrome respiratória aguda grave) ou MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio).

Especialistas médicos têm pedido às pessoas que lavem bem as mãos, façam gargarejos e usem máscaras como medida preventiva, visto que influenza e gripes são comuns nesse período. Em Pequim, máscaras se esgotaram em muitos supermercados e lojas de conveniência.

A SARS surgiu e atingiu a China em 2003 e então se espalhou no mundo, causando a morte de 774 pessoas.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Especialistas em furtar ‘hosts’ presas

Publicado em 23 de janeiro de 2020, em Crime

Para as duas presas furtar dinheiro e joias do ‘host’ foi fácil porque no conceito delas é ‘idiota’.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!