China interrompe serviços de transporte público em cidade de origem do novo vírus

O novo vírus, chamado por enquanto de 2019-nCoV, se espalha rapidamente pela China. Outros países como EUA e Japão também relataram casos.

O novo coronavírus, conhecido por enquanto como 2019-nCoV, se espalha rapidamente pela China (NHK World)

Wuhan, uma cidade chinesa de cerca de 9 milhões de pessoas, deve interromper o funcionamento de sua rede de transporte público temporariamente enquanto tenta deter o surto de uma nova estirpe de vírus.

Publicidade

Às pessoas que moram na cidade foi aconselhado que não saiam de casa, em uma semana quando milhões de chineses estão viajando por causa do feriado de Ano Novo Lunar.

A doença respiratória se espalhou para outras partes da China, com alguns casos em outros países.

Há mais de 500 casos confirmados e 17 mortes.

Conhecido por enquanto como 2019-nCoV, sabe-se que o vírus é uma nova estirpe de coronavírus não identificada anteriormente em humanos. O vírus da SARS (síndrome respiratória severa aguda) que matou cerca de 800 pessoas globalmente no início dos anos 2000 também era um coronavírus, assim como é a gripe comum.

Todas as fatalidades até agora foram em Hubei, a província onde fica Wuhan.

Enquanto isso, após um dia de discussões em Genebra, na Suíça, o comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde – OMS anunciou que não vai declarar uma “emergência global” sobre o novo vírus.

O diretor-geral Tedros Ghebreyesus disse que mais informação era necessária sobre a propagação da infecção. O comitê de especialistas da saúde fará mais uma reunião na quinta-feira.

Uma emergência global é o nível mais alto de alarme que a OMS pode declarar e já foi usado antes em resposta à gripe suína, vírus Zika e ebola.

Quais medidas foram anunciadas?

Autoridades chinesas disseram que a partir desta quinta-feira (23), todos os serviços de voos e de trem de passageiros que saem de Wuhan seriam interrompidos.

Ônibus, metro e serviços de ferry também seriam suspensos a partir das 10h (horário local).

Um centro de comando especial em Wuhan instalado para conter o vírus disse que a medida era destinada a “conter determinadamente o momento da propagação da epidemia”.

Aqueles que vivem em Wuhan já haviam sido aconselhados a evitarem multidões e minimizar as aglomerações públicas.

A agência estatal Xinhua disse que atrações turísticas e hotéis na cidade haviam sido solicitadas a suspender atividades em grande escala enquanto bibliotecas, museus e teatros estavam cancelando exibições e performances.

Uma cerimônia de oração para o Ano Novo Lunar no Templo Guiyuan da cidade, que atraiu 700 mil pessoas no ano passado, também foi cancelada.

Ghebreyesus da OMS descreveu as medidas mais recentes como “muito fortes” e disse que elas “não controlariam apenas o surto, elas minimizarão a propagação internacionalmente”.

Autoridades chinesas disseram que o país estava agora no “estado mais crítico” de prevenção e controle.

“Basicamente, não vá a Wuhan. E aqueles em Wuhan, por favor, não saiam da cidade”, disse a vice-ministra da Comissão Nacional de Saúde Li Bin em uma das primeiras coletivas de imprensa desde o início do surto.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Secretaria de Saúde suspeita de coronavírus em Belo Horizonte

Publicado em 23 de janeiro de 2020, em Brasil

O caso segue sendo investigado e os exames para confirmar ou descartar a possibilidade de se tratar do coronavírus estão em andamento.

(Imagem ilustrativa/PM)

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais investiga suspeita do primeiro caso de coronavírus no Brasil.

Publicidade

Trata-se de uma mulher brasileira de 35 anos que esteve recentemente na cidade chinesa de Shangai e chegou a Belo Horizonte no dia 18 de janeiro com sintomas respiratórios compatíveis com aqueles associados ao coronavírus.

O caso é tratado como suspeito e não como uma confirmação. A paciente foi levada ao Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e as medidas assistenciais para redução de risco foram tomadas. Segundo a secretaria, a paciente está clinicamente estável.

A paciente relatou à equipe de Vigilância em Saúde da secretaria que não esteve na região de Wuhan, na China, onde foram registrados casos de transmissão ativa da doença. O caso segue sendo investigado e os exames para confirmar ou descartar a possibilidade de se tratar do coronavírus estão em andamento.

Apesar da investigação feita pela secretaria em Minas Gerais, o ministério da Saúde disse, em nota, que o caso “não se enquadra na definição de caso suspeito”. Ao fazer essa afirmação, a pasta considera o fato da paciente não ter estado em Wuhan.

“De acordo com a definição atual da Organização Mundial de Saúde (OMS), só há transmissão ativa do vírus na província de Wuhan”. O ministério também esclareceu que está monitorando a situação e outras medidas cabíveis serão tomadas assim que a OMS definir a situação de emergência.

Os sinais e sintomas clínicos do coronavírus, também chamado de pneumonia indeterminada, são, principalmente, febre, dor, dificuldade em respirar em alguns pacientes e infiltrado pulmonar bilateral.

Via Agência Brasil

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!