China estende feriado em 3 dias para conter coronavírus

Publicado em 27 de janeiro de 2020, em Ásia

A medida reflete preocupação de que o vírus pode se espalhar ainda mais quando as pessoas retornam para o trabalho e escola após o período de feriado.

Neste Artigo:
&nbspChina estende feriado em 3 dias para conter coronavírus
Rua em Wuhan praticamente vazia em 23 de janeiro de 2020, durante o primeiro dia de isolamento para prevenir a propagação do coronavírus (arquivo/PM)

A China informou nesta segunda-feira (27) que estendeu o feriado de Ano Novo Lunar em 3 dias até o próximo domingo, 2 de fevereiro, em uma tentativa de conter o novo coronavírus que acomete milhares no país e se espalha para o exterior.

Publicidade

O governo chinês também aumentou para 80 o número de mortos na China em decorrência do coronavírus e confirmou mais de 2.700 casos de pneumonia causada pelo vírus, com mais de 460 desses pacientes em estado grave.

Com início na segunda-feira, a China proibiu todos os grupos de viagens ao exterior em uma maneira de deter o vírus – o qual se originou em Wuhan, na província de Hubei – de se propagar globalmente.

A medida, tomada em meados do período de feriado durante o qual milhões viajam ao exterior, poderia causar repercussões econômicas para países que atraem muitos turistas chineses, incluindo o Japão.

Empresas e escolas foram notificadas sobre a extensão do feriado, o qual começou na sexta-feira passada (24). A medida reflete preocupação de que o vírus pode se espalhar ainda mais quando as pessoas retornam para o trabalho e escolas após o período de feriado.

O governo chinês alertou que a habilidade da nova estirpe de vírus se espalhar está ficando mais forte e que é possível que o número de infecções aumente.

Uma fonte do governo japonês disse na segunda-feira que o país despachará um voo fretado a Wuhan, possivelmente na terça-feira (28), para trazer de volta cidadãos japoneses que queiram deixar a cidade chinesa.

O governo de Hong Kong disse no domingo que proibiria residentes de Wuhan de entrarem no território chinês semiautônomo a partir de segunda-feira. A medida também se aplica a todas as pessoas que visitaram a cidade na central da China nos últimos 14 dias.

O número de casos confirmados de coronavírus em Hong Kong subiu para 8 na segunda-feira. Cinco casos foram confirmados em Macau, território chinês próximo, de acordo com a mídia de Hong Kong.

A província de Guangdong, que faz fronteira com Hong Kong e Macau, emitiu um aviso no domingo exigindo que as pessoas usem máscaras em locais públicos, como hotéis. Aqueles que ignorarem a medida estarão sujeitos a ações penais, de acordo com reportagens.

Descobriu-se que o vírus, o qual começou a se espalhar em Wuhan no mês passado, pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Casos foram relatados em toda a China, incluindo Pequim e Xangai.

Infecções foram confirmadas em outros países asiáticos, Europa e Estados Unidos, assim como Austrália. O Japão anunciou o quarto caso no domingo (26).

A nova estirpe é um tipo de coronavírus diferente daqueles que causaram doenças respiratórias graves, por vezes mortais, como a SARS (síndrome respiratória aguda grave) ou a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio).

Sabe-se que ela causa febre, tosse e dificuldades de respiração. Seu período de incubação é de cerca de 10 dias, mas pode ser entre 1 e 14 dias, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China, a qual acrescentou que o vírus pode ser transmitido para outras pessoas antes dos sintomas surgirem.

Grandes quantidades do vírus foram encontradas em um mercado de frutos do mar em Wuhan que também comercializava animais selvagens, de acordo com a mídia chinesa.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão