China confirma que novo coronavírus pode ser transmitido entre pessoas

No início de segunda-feira (20), autoridades chinesas divulgaram que o número de casos havia triplicado ao longo do fim de semana para 218.

Imagens de hospital em Wuhan, na província de Hubei, China (NHK World)

Um vírus respiratório misterioso que matou pelo menos três pessoas e deixou mais de 200 doentes na China pode ser transmitido entre humanos, disse um especialista apontado pelo governo chinês, alimentando temores sobre a possibilidade de uma epidemia mortal enquanto milhões se preparam para viajar durante o período de feriado de Ano Novo Lunar.

Publicidade

Zhong Nashan, chefe da equipe estabelecida pela Comissão Nacional de Saúde da China para investigar o vírus similar ao da pneumonia, confirmou que pelo menos dois casos haviam sido propagados de pessoa para pessoa e que equipe médica também havia sido infectada.

Anteriormente autoridades haviam dito que a nova estirpe de coronavírus, que foi rastreada por oficiais da saúde em um mercado de frutos do mar na cidade de Wuhan, central da China, era primariamente transmitida de animais para humanos.

Entretanto, pelo menos duas pessoas ficaram infectadas nos últimos dias, apesar de morarem a centenas de quilômetros de Wuhan.

“Os casos atuais mostram que definitivamente há transmissão entre humanos”, disse Zhong à rede estatal chinesa CCTV, explicando que duas pessoas na província de Guangdong foram infectadas por um membro da família que havia retornado recentemente de Wuhan.

Zhong, que ajudou a descobrir em 2003 a síndrome respiratória severa aguda (SARS) relacionada ao coronavírus, disse que a infecciosidade do vírus não era tão forte quanto à SARS, mas que a doença estava “subindo” e sugeriu que a “taxa de morte no momento não é tão representativa”.

A SARS infectou mais de 8 mil pessoas e matou 774 em uma pandemia que atingiu a Ásia em 2002 e 2003.

No início de segunda-feira (20), autoridades chinesas divulgaram que o número de casos havia triplicado ao longo do fim de semana para 218. O surto se espalhou para Pequim, Shangai e Shenzen, a centenas de quilômetros de Wuhan, onde o vírus foi detectado pela primeira vez no mês passado.

A Tailândia também relatou dois casos, enquanto o Japão e a Coreia do Sul um caso cada, levando o total global para 222.

Temores de grande surto em meio ao movimentado período de viagens

A propagação do surto ocorre enquanto a China se prepara para o feriado de Ano Novo Lunar no fim desta semana.

No domingo (19), a Organização Mundial da Saúde – OMS disse que havia evidência de “limitada transmissão entre humanos” do vírus, aumentando os temores de um surto regional mais amplo. Tipicamente no período de feriado centenas de milhões de chineses fazem viagens nacionais e para o exterior.

Estima-se que no ano passado quase 7 milhões de chineses viajaram para o exterior durante o feriado.

“Acredito que os turistas chineses levarão o vírus para muitos outros países na Ásia nos próximos dias, por causa de sua viagens ao exterior durante o feriado de Ano Novo Lunar”, disse na segunda-feira ao CNN o professor David Hui Shu-cheong, especialista respiratório na Universidade Chinesa de Hong Kong.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ventos como de tufão e volta do frio

Publicado em 21 de janeiro de 2020, em Sociedade

Além da queda de temperatura em relação à segunda-feira rajadas de vento muito fortes como as de um tufão em quase todo arquipélago.

Ondas batendo na costa por causa do vento forte (PxHere)

O encontro das áreas de baixa e alta pressão traz ventos fortes e frios do norte em quase todo arquipélago desde a manhã de terça-feira (21). 

Publicidade

Em ampla área rajadas de vento fortes lembram os de tufão. Em Tóquio foi registrada velocidade máxima do vento de 12m/s ou 43Km/h. 

Em Sapporo (Hokkaido) foi de 13,5m/s, em Akita e Sendai (Miyagi) de 15m/s e Kanazawa (Ishikawa), de 20m/s.

Na região Tokai, a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ emitiu aviso de cuidado com as rajadas de vento.

De Hokkaido à região Tokai esses ventos muito fortes deverão continuar até o final da tarde de terça-feira. 

Com essa área de baixa pressão a temperatura caiu em todo país, em relação ao dia anterior. A previsão é de na quinta e sexta-feira o frio fique mais brando mas no próximo fim de semana volte a esfriar. 

Por isso, a recomendação é cuidar do corpo por causa dessas oscilações de temperatura.

Fontes: AMJ, Tenki e NNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!