Terremoto de 6,8 deixa mortos nas Filipinas

Ao menos 3 pessoas morreram quando um terremoto de 6,8 atingiu a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, no domingo (15).

Terremoto de magnitude 6,8 atingiu as Filipinas no domingo, 15 de dezembro (Google)

Uma menina de 6 anos estava entre as três pessoas que morreram quando um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, neste domingo (15).

Publicidade

A menina estava dentro da casa onde morava com sua família quando a construção desmoronou e  a matou, disse o governador da província, Douglas Cagas, ao CNN.

O superintendente chefe do departamento de bombeiros, Samuel Toledo, confirmou as três mortes e também disse que um mercado em Padada havia desabado.

A segunda maior ilha do país é um destino turístico popular e vídeos postados na mídia social mostraram piscinas de hotéis transbordando e evacuações em massa de pessoas de shoppings.


Residentes relataram que escolas foram severamente danificadas – felizmente não havia estudantes no momento do terremoto, visto que ocorreu no domingo. O governador Douglas Cagas da província Davao Del Sur da ilha disse que um prédio de 3 andares também havia desmoronado.

Aulas serão suspensas na segunda-feira (16) e pontes foram bloqueadas por causa de rachaduras, disseram oficiais da cidade de Davao.

Houve várias réplicas em províncias vizinhas, incluindo umabb de magnitude 5, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA – USGS. A agência enfatizou que não houve ameaça de tsunami, já que o terremoto ocorreu em terra e não na água.

Esse é o mais recente de uma série de terremotos que atingiram a ilha nos últimos meses. Em outubro, uma outra série de terremotos de magnitude 6,6 e 6,5 ocorreram em Mindanao, deixando 14 mortos e mais de 400 feridos.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Castelo de Nijo, local de patrimônio mundial da UNESCO no Japão

Publicado em 14 de dezembro de 2019, em Turismo em Quioto

As construções na área são indiscutivelmente os melhores exemplos sobreviventes de arquitetura de palácio de castelo da era feudal do Japão.

Castelo de Nijo, patrimônio mundial da UNESCO (PM)

Nota importante (atualização em 4 de agosto de 2020): o castelo de Nijo foi fechado por causa do coronavírus, mas reaberto em 18 de maio.

Publicidade

O Castelo de Nijo (Nijo-jo) foi construído em 1603 como residência de Quioto de Tokugawa Ieyasu, o primeiro xogum do período Edo (1603-1867). Seu neto Iemitsu concluiu as construções do palácio do castelo 23 anos depois e expandiu ainda mais o local ao adicionar uma torre de menagem de cindo andares.

Após a queda do xogunato Tokugawa em 1867, o Castelo de Nijo foi usado como palácio imperial por um tempo antes de ser doado à cidade e aberto ao público como local histórico.

As construções do palácio são indiscutivelmente os melhores exemplos sobreviventes de arquitetura de palácio de castelo da era feudal do Japão, e o castelo foi designado local de patrimônio mundial da UNESCO em 1994.

O castelo pode ser dividido em três áreas: a Honmaru (principal círculo de defesa), a Ninomaru (círculo secundário de defesa) e alguns jardins que circundam o Honmaru e o Ninomaru. O terreno inteiro do castelo e o Honmaru são rodeados por muralhas de pedra e fossos.

A área do castelo é rodeada por muralhas de pedra e fossos (PM)

Os visitantes que vão ao castelo de Nijo passam através de um grande portal no lado leste. Guias de áudio em inglês estão disponíveis para alugar em um quiosque logo na entrada do portal. Se aventurando mais dentro do castelo te levará ao estilo chinês de um portal o Karamon, a entrada para o Ninomaru, onde a principal atração do castelo, o Palácio Ninomaru, fica.

O Karamon (PM)

O Palácio Ninomaru serviu como residência e escritório do xogum durante suas visitas a Quioto. Sobrevivendo em sua forma original, o palácio consiste em várias construções separadas que são conectadas uma com a outra por corredores com os chamados pisos rouxinol, já que eles rangem quando são pisados como medida de segurança contra intrusos. As salas do palácio são de tatame e destacam tetos elegantemente decorados e portas de correr (fusuma) belamente pintadas.

O Palácio Ninomaru (PM)

A rota passa por várias salas de espera e de audiências. Somente os visitantes de classificação mais elevada tinham permissão para percorrer todo o caminho até a principal sala de audiência onde o xogum se sentava em um piso elevado, ladeado por guarda-costas escondidos em closets. Visitantes de classificação mais baixa eram permitidos apenas até as salas adjacentes sem vista direta do xogum. As salas mais íntimas consistiam em escritórios e câmaras de convivência, sendo que essa última era acessada somente pelo xogum e suas assistentes.

O Jardim Ninomaru (PM)

Observe que para ver o interior do Palácio Ninomaru os visitantes precisam pagar uma taxa adicional. No lado de fora do palácio fica o Jardim Ninomaru, um tradicional jardim paisagístico com um lago grande, pedras ornamentais e pinheiros.

O Honmaru foi o local de um segundo complexo de palácio e uma torre de menagem de cinco andares. Entretanto, ambas as estruturas foram destruídas por incêndios no século 18 e nunca reconstruídas. Após a queda do xogunato, uma residência imperial foi movida do Palácio Imperial Katsura para o Honmaru do Castelo de Nijo onde ela se mantém até hoje como Palácio Honmaru.

Honmaru (PM)

Ao contrário do Palácio Ninomaru, o Palácio Honmaru não é regularmente aberto ao público, embora haja aberturas especiais ocasionais. Os visitantes podem, no entanto, caminhar pelos jardins Honmaru e subir na fundação de pedra da antiga torre de menagem, a qual oferece vistas do terreno do castelo.

O Honmaru e o Ninomaru são rodeados por espaço verde e áreas de caminhadas alinhadas por árvores. Cerejeiras de muitas variedades estão plantadas por toda a área do castelo, incluindo cerca de 400 com floração tardia. Por causa das muitas variedades de cerejeiras presentes, a temporada de sakura no castelo dura do fim de março até o mês inteiro de abril.

O castelo também destaca uma área de ameixeiras, a qual tipicamente floresce do fim de fevereiro ao início de março, e o Seiryu-en, um estilo de jardim metade japonês metade ocidental, construído em 1965 para eventos culturais como cerimônias do chá.

Em muitas áreas do castelo também podem ser encontradas bordos, ginkgo e outras árvores que oferecem brilhantes cores do outono que geralmente estão no auge em meados de novembro. A entrada do Castelo de Nijo fica a uma curta caminhada da estação Nijo-mae ao longo da linha de metrô Tozai.

Acesso de transporte público

A partir da estação de Quioto, pegue a linha do metrô Karasuma até a estação Karasuma-Oike e transfira para a linha Tozai com destino à estação Nijojo-mae. A viagem toda dura cerca de 15 minutos e custa 260 ienes. Alternativamente, você pode chegar ao castelo a partir da estação de Quioto tomando o Kyoto city Bus números 9, 50 ou 101 (15 a 20 minutos, 230 ienes só ida) ou a partir da estação Shijo-Kawaramachi pelo Kyoto City Bus número 12 (15 minutos, 230 ienes, só ida).

Castelo de Nijo (二条城, Nijo-jo)

  • Horários de funcionamento:
    das 8h45 às 17h (outubro a junho)
    das 8h às 18h (julho e agosto)
    das 8h às 17h (setembro)
  • Entrada permitida até 1 hora antes do fechamento
  • A entrada no Palácio Ninomaru é das 8h45 às 16h10 (até as 17h em julho e agosto)
  • Fecha de 29 a 31 de dezembro; somente o Palácio Ninomaru também é fechado às terças em janeiro, julho, agosto e dezembro (ou no dia seguinte se a terça for feriado nacional) e 26 a 28 de dezembro
  • Entrada: ¥620, uma taxa adicional de ¥410 se quiser entrara no Palácio Ninomaru
  • Site para informações: nijo-castle
  • Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!