China registra terceiro caso de peste bubônica

Caso confirmado na região autônoma da Mongólia Interior ocorre após dois casos em Pequim.

Imagem do interior de hospital (ilustrativa/banco de imagens PM)

A Mongólia Interior, região autônoma no norte da China, reportou um novo e confirmado caso de peste bubônica, apesar de uma declaração anterior feita por autoridades da saúde do país dizer que o risco de um surto era mínimo.

Publicidade

A comissão de saúde da região autônoma disse que um homem de 55 anos foi diagnosticado com a doença após consumir carne de coelho selvagem em 5 de novembro.

A peste bubônica é a forma mais comum da peste globalmente e pode avançar e se espalhar para os pulmões, tornando-se um tipo mais severo chamado de peste pulmonar (peste pneumônica), de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS.

O caso na Mongólia Interior segue dois que foram confirmados no início deste mês em Pequim. Em ambos os casos, os dois pacientes da Mongólia Interior foram colocados em quarentena em uma instalação na capital após serem diagnosticados com peste pulmonar, disseram autoridades da saúde na época.

A comissão de saúde da Mongólia Interior disse que não encontrou evidência até agora para relacionar o caso mais recente aos dois casos anteriores em Pequim.

O paciente na Mongólia Interior está isolado e sendo tratado em um hospital em Ulanqab, disse a comissão de saúde.

Um total de 28 pessoas que tiveram contato próximo com o paciente estão agora isoladas e sob observação, e a comissão disse que nenhum sintoma anormal foi encontrado nelas.

Surtos na China têm sido raros, mas grandes faixas da cidade de Yumen, no noroeste do país, foram fechadas em 2014 após um residente de 38 anos ter morrido em decorrência de peste bubônica, conhecida como peste negra na Idade Média e causada pela mesma bactéria que a variante pneumônica.

Populações de roedores têm aumentado na Mongólia Interior após secas persistentes, agravadas pela mudança climática. Uma área do tamanho da Holanda foi atingida por uma “peste de ratos” no verão passado, causando danos de 600 milhões de yuans (86 milhões de dólares), disse a agência de notícias Xinhua.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Restrições no tráfego em Nagoia por causa do G20

Publicado em 19 de novembro de 2019, em Sociedade

Por conta da reunião de cúpula do G20 a ser sediada em Nagoia o tráfego no centro e nas vias expressa vai ser limitado. Veja onde e quando.

Hotel com segurança reforçada desde segunda-feira (CBC TV)

O Nagoya Kanko Hotel, no centro de Nagoia (Aichi), será a sede da próxima reunião de cúpula do G20, entre sexta-feira (22) a sábado (23). 

Publicidade

Por conta dessa reunião desde segunda-feira (18) já começaram as atividades de fiscalização e reforço na segurança, incluindo a província de Gifu que fica a 30Km de capital de Aichi. 

Quando foi realizada em Osaka em junho deste ano foram destacados mais de 30 mil policiais, reunidos de outras províncias. Mas, em Nagoia, como o local fica no centro a previsão é de 9 mil. 

No período de 21 a 24 haverá restrições no tráfego e fiscalização dos motoristas, tanto nas vias públicas quanto na expressa, para garantir a segurança dos ministros e chefes dos bancos centrais dos países do G20. Uma parte das ruas e avenidas da área central terá acesso proibido para veículos comuns. 

Área central entre Fushimi e Sakae com restrição de tráfego, há placas na cidade indicando a proibição de acesso (Google Maps)

O anel circular da via expressa de Nagoia e a que liga Centrair ao centro da cidade são os alvos de restrição nesse período. Na rota do aeroporto a restrição de tráfego é a linha Centrair ao centro de Nagoia nos dias 21 e 22. Já nos dias 23 e 24 é para o contrário.

No mesmo período também não será possível usar os armários de moedas do Centrair e da estação central da cidade. 

Fontes: Chunichi e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!