Mulher de 67 anos dá à luz após ‘engravidar naturalmente’

Publicado em 30 de outubro de 2019, em Ásia

A mulher deu à luz uma menina em um hospital onde ela havia trabalhado como médica antes de se aposentar, na província de Shandong, no norte da China.

Neste Artigo:
&nbspMulher de 67 anos dá à luz após ‘engravidar naturalmente’
(ilustrativa/banco de imagens PM)

Uma médica aposentada de 67 anos deu à luz na China, tornando-a potencialmente a nova mãe mais velha do país.

Publicidade

A mulher, cujo sobrenome é Tian, deu à luz uma menina em 25 de outubro na Maternidade Zaozhuang e Hospital de Saúde Infantil, onde ela havia trabalhado como médica antes de se aposentar, na província de Shandong, no norte da China.

Uma porta-voz do hospital disse ao CNN que Tian engravidou naturalmente após usar seu conhecimento médico para autoadministrar tratamentos tradicionais chineses de fertilidade.

A bebê nasceu por cesariana. “Tivemos muita sorte, visto que Tian já estava em uma idade maternal avançada e tinha várias complicações”, disse Liu Wencheng, médica responsável pelo parto, à rede de TV estatal CCTV. O bebê nasceu com 2,56Kg.

Liu disse que “durante a cesariana descobrimos que os ovários de Tian eram como os de uma mulher de 40 anos. Eles não encolheram como os de uma mulher de 60, o que pode explicar como ela ficou grávida naturalmente”.

Tian e a bebê foram transferidas para uma unidade de cuidados intensivos imediatamente após o parto, mas seus sinais vitais estavam a níveis normais desde a segunda-feira (28), disse a porta-voz do hospital ao CNN.

&nbspMulher de 67 anos dá à luz após ‘engravidar naturalmente’

“Presente do céu”

Falando para o Qilu Evening News, o marido de Tian, de 68 anos de sobrenome Huang, disse que o casal havia decidido dar o nome de Tianci à bebê, que significa “presente enviado do céu”.

O casal idoso já tem dois filhos adultos e vários netos, disse ele ao jornal. O neto mais velho vai fazer 18 este ano.

Os dois filhos do casal eram contra os pais terem outro bebê. “Minha filha até disse que seu eu desse à luz a essa pequena criança ela cortaria todas as relações conosco”, disse Tian à CCTV.

Muitas mulheres mais velhas estão na batalha para ter mais filhos na China desde 2016, quando a política de filho único foi retirada, levando a um aumento na demanda por tratamentos de fertilidade.

Tian pode ser agora a mulher mais velha a dar à luz no país. De acordo com a rede de TV estatal China Daily, o recorde anterior era de uma mulher de Changchun, na província de Jilin no leste do país, que deu à luz um menino em 2016 aos 64 anos.

Em setembro, uma mulher de 73 anos na Índia deu à luz gêmeas, concebidas através de fertilização in vitro. Acredita-se que Erramatti Mangayamma, agricultora de Andhra Pradesh no sul do país, é a mulher mais velha a dar à luz.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão