Mulher de 67 anos dá à luz após ‘engravidar naturalmente’

A mulher deu à luz uma menina em um hospital onde ela havia trabalhado como médica antes de se aposentar, na província de Shandong, no norte da China.

(ilustrativa/banco de imagens PM)

Uma médica aposentada de 67 anos deu à luz na China, tornando-a potencialmente a nova mãe mais velha do país.

Publicidade

A mulher, cujo sobrenome é Tian, deu à luz uma menina em 25 de outubro na Maternidade Zaozhuang e Hospital de Saúde Infantil, onde ela havia trabalhado como médica antes de se aposentar, na província de Shandong, no norte da China.

Uma porta-voz do hospital disse ao CNN que Tian engravidou naturalmente após usar seu conhecimento médico para autoadministrar tratamentos tradicionais chineses de fertilidade.

A bebê nasceu por cesariana. “Tivemos muita sorte, visto que Tian já estava em uma idade maternal avançada e tinha várias complicações”, disse Liu Wencheng, médica responsável pelo parto, à rede de TV estatal CCTV. O bebê nasceu com 2,56Kg.

Liu disse que “durante a cesariana descobrimos que os ovários de Tian eram como os de uma mulher de 40 anos. Eles não encolheram como os de uma mulher de 60, o que pode explicar como ela ficou grávida naturalmente”.

Tian e a bebê foram transferidas para uma unidade de cuidados intensivos imediatamente após o parto, mas seus sinais vitais estavam a níveis normais desde a segunda-feira (28), disse a porta-voz do hospital ao CNN.

“Presente do céu”

Falando para o Qilu Evening News, o marido de Tian, de 68 anos de sobrenome Huang, disse que o casal havia decidido dar o nome de Tianci à bebê, que significa “presente enviado do céu”.

O casal idoso já tem dois filhos adultos e vários netos, disse ele ao jornal. O neto mais velho vai fazer 18 este ano.

Os dois filhos do casal eram contra os pais terem outro bebê. “Minha filha até disse que seu eu desse à luz a essa pequena criança ela cortaria todas as relações conosco”, disse Tian à CCTV.

Muitas mulheres mais velhas estão na batalha para ter mais filhos na China desde 2016, quando a política de filho único foi retirada, levando a um aumento na demanda por tratamentos de fertilidade.

Tian pode ser agora a mulher mais velha a dar à luz no país. De acordo com a rede de TV estatal China Daily, o recorde anterior era de uma mulher de Changchun, na província de Jilin no leste do país, que deu à luz um menino em 2016 aos 64 anos.

Em setembro, uma mulher de 73 anos na Índia deu à luz gêmeas, concebidas através de fertilização in vitro. Acredita-se que Erramatti Mangayamma, agricultora de Andhra Pradesh no sul do país, é a mulher mais velha a dar à luz.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hida no Sato: faça uma viagem no tempo nesse belo local em Gifu

Publicado em 30 de outubro de 2019, em Turismo em Gifu

A Hida no Sato é um museu a céu aberto que exibe mais de 30 casas tradicionais da região de Hida, em Gifu. Veja fotos!

Na Hida no Sato você faz uma viagem no tempo!

Nota importante (atualização em 4 de agosto de 2020): a Hida no Sato foi fechada devido ao coronavírus, mas reabriu em 19 de junho.

Publicidade

A Hida no Sato –  Hida Minzoku Mura – é um museu a céu aberto que exibe mais de 30 casas tradicionais da região de Hida, o distrito montanhoso da província de Gifu em torno de Takayama.

O cenário encantador da vila em Gifu

As casas foram construídas durante o período Edo (1603-1867) e transferidas de suas localizações originais para criar o museu em 1971.

Casas com telhados de palha

Em uma atmosfera de vila, o museu destaca construções como a antiga casa do líder da vila, armazéns e várias moradias no estilo gassho-zukkuri.

Os visitantes podem entrar na maioria das casas e ver alguns itens utilizados épocas atrás

Essas casas em estilo gassho-zukkuri têm telhados de palha que lembram duas mãos unidas em oração. Elas foram trazidas para Hida de Shirakawa-go, onde esse tipo de moradia é a razão para o status de Patrimônio Mundial da região.

Lareira em uma das casas

Todas as construções na Hida no Sato são cuidadosamente preservadas e abertas para visitação. Elas têm arquitetura de madeira única e exibem ferramentas e utensílios usados no dia a dia no passado.

E alguns utensílios e altar

Curiosamente, as lareiras dentro das construções são acesas todas as manhãs.

A uma curta caminhada da Hida no Sato fica o Hida Takayama Crafts Experience Center onde são realizadas oficinas de artesanatos locais.

Por um valor de 600 a 1.600 ienes, os visitantes podem aprender a fazer artesanatos como chaveiros com miçangas, bonecas sarubo (uma boneca local popular), copos de cerâmica ou sinos de vento de vidro, e os levar para casa como souvenirs. As oficinas duram de 15 a 60 minutos e não é necessário fazer reserva.

As cores laranja e vermelha dão um toque especial ao local

A Vila Folclórica de Hida fica a uma caminhada de 30 minutos ou uma viagem de 10 minutos de ônibus a partir da estação de Takayama na direção oposta do centro da cidade.

Veja mais imagens na galeria e informações abaixo. Esse passeio realmente vai te encantar!

Clique na imagem para expandir

Hida no Sato

  • Horário de funcionamento: das 8h30 às 17h
  • Entrada: 700 ienes
  • Se você usar o estacionamento o custo é de 300 ienes e é pago quando você compra o ingresso na bilheteria
  • Site para informações: hidanosato.tpo (toque para abrir, em japonês)
  • Toque aqui para ver a localização

Hida Takayama Crafts Experience Center (Centro de Experiência de Artesanatos de Hida Takayama)

  • Horário de funcionamento: das 10h às 16h
  • Fecha às quintas-feiras
Com base no site Japan Guide / Imagens: PM

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!