Ultraman em pose de Buda gera protestos mas a obra foi leiloada a preço milionário

Publicado em 12 de setembro de 2019, em Ásia

No país onde a fé budista impera a obra gerou polêmica, protestos mas também caiu no agrado de quem incentiva a liberdade de expressão.

Neste Artigo:
&nbspUltraman em pose de Buda gera protestos mas a obra foi leiloada a preço milionário
A pintura que gerou protestos e pedidos de punição acabou servindo para caridade (Asahi)

A analogia é como se no Brasil algum artista pintasse Nossa Senhora com rosto de Ultraman. Foi o que fez uma estudante na Tailândia, país essencialmente budista. 

Publicidade

Sua obra, junto com outras 3, foi exposta em um centro comercial na terceira maior cidade, no nordeste, em Nakhon Ratchasima, no começo deste mês. A pintura do Ultraman – personagem japonês da década de 60 – com pose de Buda logo foi parar nas redes sociais, viralizou e gerou polêmica. Os políticos conservadores pediram punição e o post teve que ser removido. 

O governador da província e executivos da universidade tiveram que apagar o incêndio. Fizeram a aluna pedir desculpas e todos visitaram um monge para o perdão. 

Pedido de perdão e, por outro lado, caridade

De acordo com o jornal local, Bangkok Post, a aluna e jovem artista se desculpou com lágrimas dizendo “é uma imagem de Ultraman no Buda, para proteger a humanidade dos bandidos”. Reiterou que não teve a intenção de ferir ninguém. O governador instruiu as instituições educacionais da província para que façam uma seleção rigorosa dos trabalhos antes da exposição.

Assim, a exposição foi suspensa. Mas, os defensores da liberdade de expressão dos jovens se revoltaram. 

Um deles, Pakorn Porncheewangkul, de 38 anos, comprou a obra da estudante e a colocou em um leilão online na quarta-feira (11).

As ofertas foram subindo e na manhã de quinta-feira (12) foi vendida a 600 mil bahts, o equivalente a cerca de 2,1 milhões de ienes. Ele declarou que essa quantia será destinada à doação para um hospital local. “Quero provar que as ideias dos jovens servem para beneficiar obras públicas (caridade)”, disse. 

&nbspUltraman em pose de Buda gera protestos mas a obra foi leiloada a preço milionário
Série de 4 pinturas que geraram protestos e suspensão da exposição (Asahi)
Fonte: Asahi 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!