Michi no eki: ‘estações de estrada’ no estilo japonês começam a aparecer no exterior

Publicado em 10 de setembro de 2019, em Ásia

A Indonésia não é o único país a abraçar a ideia. Vietnã, Tailândia e El Salvador construíram estações de estrada com a ajuda de organizações como a JICA.

Neste Artigo:
&nbspMichi no eki: ‘estações de estrada’ no estilo japonês começam a aparecer no exterior
A michi no eki Kirara no Taki na província de Shimane (ilustrativa/arquivo PM)

Elas podem não ser chamadas pelo seu termo original em japonês, mas as “michi no eki”, ou “estações de estrada” estão começando a aparecer no exterior, na esperança de promover economias locais e desenvolvimento.

Publicidade

Desde junho, o Japão tinha 1.160 estações de estrada, que são instalações construídas ao longo de principais rodovias onde os viajantes podem parar e descansar após dirigirem bastante.

As instalações são gratuitas ao público e administradas por governos locais ou empresas do setor privado. Elas geralmente estão equipadas com, dentre outras coisas, banheiros, restaurantes, barracas de produtos e instalações de lazer.

Como a reputação das michi no eki se espalha, o Ministério da Terra, infraestrutura, Transporte e Turismo, o qual registra os locais, está disposto a passar o know-how de construção e gerenciamento das instalações.

Em Sulawesi do Sul, na Indonésia, uma área de descanso foi aberta em setembro passado, com o governo local pedindo ao ministério japonês que fornecesse ajuda com habilidades de gerenciamento. Situada perto de uma estrada que tem tráfego de 9.000 carros diariamente, a parada de descanso tem barracas de produtos e até um hospital.

&nbspMichi no eki: ‘estações de estrada’ no estilo japonês começam a aparecer no exterior
A imagem acima mostra uma área de descanso em Sulawesi do Sul, na Indonésia (Ministério da Terra,Infraestrutura, Transporte e Turismo/Kyodo via Mainichi)

O ministério espera ajudar com a abertura de outros 10 locais na ilha.

“Podemos esperar grandes lucros para agricultores locais através de vendas em barracas de produtos”, disse um oficial do ministério, já que eles podem comercializar suas mercadorias diretamente para o público, ao contrário de vendê-los a preços mais baixos a atacadistas.

A Indonésia não é o único país a abraçar a ideia. Vietnã, Tailândia e El Salvador construíram estações de estrada com a ajuda de organizações como a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e do Banco do Japão para Cooperação Internacional.

“Algumas estão até usando o termo japonês original para nomear suas instalações, com placas escritas michi no eki recebendo os motoristas.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!