Michi no eki: ‘estações de estrada’ no estilo japonês começam a aparecer no exterior

A Indonésia não é o único país a abraçar a ideia. Vietnã, Tailândia e El Salvador construíram estações de estrada com a ajuda de organizações como a JICA.

A michi no eki Kirara no Taki na província de Shimane (ilustrativa/arquivo PM)

Elas podem não ser chamadas pelo seu termo original em japonês, mas as “michi no eki”, ou “estações de estrada” estão começando a aparecer no exterior, na esperança de promover economias locais e desenvolvimento.

Publicidade

Desde junho, o Japão tinha 1.160 estações de estrada, que são instalações construídas ao longo de principais rodovias onde os viajantes podem parar e descansar após dirigirem bastante.

As instalações são gratuitas ao público e administradas por governos locais ou empresas do setor privado. Elas geralmente estão equipadas com, dentre outras coisas, banheiros, restaurantes, barracas de produtos e instalações de lazer.

Como a reputação das michi no eki se espalha, o Ministério da Terra, infraestrutura, Transporte e Turismo, o qual registra os locais, está disposto a passar o know-how de construção e gerenciamento das instalações.

Em Sulawesi do Sul, na Indonésia, uma área de descanso foi aberta em setembro passado, com o governo local pedindo ao ministério japonês que fornecesse ajuda com habilidades de gerenciamento. Situada perto de uma estrada que tem tráfego de 9.000 carros diariamente, a parada de descanso tem barracas de produtos e até um hospital.

A imagem acima mostra uma área de descanso em Sulawesi do Sul, na Indonésia (Ministério da Terra,Infraestrutura, Transporte e Turismo/Kyodo via Mainichi)

O ministério espera ajudar com a abertura de outros 10 locais na ilha.

“Podemos esperar grandes lucros para agricultores locais através de vendas em barracas de produtos”, disse um oficial do ministério, já que eles podem comercializar suas mercadorias diretamente para o público, ao contrário de vendê-los a preços mais baixos a atacadistas.

A Indonésia não é o único país a abraçar a ideia. Vietnã, Tailândia e El Salvador construíram estações de estrada com a ajuda de organizações como a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e do Banco do Japão para Cooperação Internacional.

“Algumas estão até usando o termo japonês original para nomear suas instalações, com placas escritas michi no eki recebendo os motoristas.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Conselho da Nissan pede renúncia do presidente Saikawa

Publicado em 10 de setembro de 2019, em Economia

Saikawa, o presidente da montadora Nissan, teve que aceitar o pedido do conselho da empresa para renunciar. A data já foi definida para 16 deste mês.

Saikawa, presidente da Nissannissa (JNN)

Na noite de segunda-feira (9) o conselho de administração da Nissan Motor realizou uma coletiva de imprensa para informar a data da renúncia do presidente e CEO, Hiroto Saikawa. O pedido partiu do conselho e o atual CEO aceitou, com data de 16 deste mês.

Publicidade

Yasushi Kimura, um dos diretores externos e presidente do conselho, informou às 21h e explicou os motivos.

Um deles é que o próprio Saikawa já pensava em passar o bastão para a próxima geração. 

Outro está relacionada à investigação interna já concluída, em relação ao recebimento da compensação relacionada ao preço das ações, violando o estatuto interno. 

Kimura salientou “como diretor solicitamos renúncia imediata diante da situação atual”. 

Em relação ao sucessor para o posto em aberto o conselho deverá decidir até o final do próximo mês. Enquanto isso Yasuhiro Yamauchi, um dos diretores, assume o cargo interinamente.

Após o caso Carlos Ghosn a montadora Nissan entra novamente em choque com esse escândalo de Saikawa. 

Fontes: NHK e JNNsaikawa

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!