Erupção de vulcão em Papua-Nova Guiné força 5 mil pessoas a abandonar suas casas

O Monte Ulawun, um dos vulcões mais perigosos do mundo, começou a expelir lava e fumaça na quarta-feira (26).

O Monte Ulawun expelindo fumaça (Foto não datada/Wikimedia)

Um vulcão em erupção no Papua-Nova Guiné que deixou uma cidade coberta de cinzas forçou 5.000 pessoas a abandonarem suas casas, disseram autoridades na quinta-feira (27).

Publicidade

O Monte Ulawun, um dos vulcões mais perigosos do mundo, começou a expelir lava e fumaça na quarta-feira (26).

Chris Lagisa, uma residente idosa da comunidade, disse que pessoas se reuniram no saguão de uma igreja para fugir em caminhões e veículos 4X4 com sacolas contendo seus pertences.

Em Kimbe, capital da Nova Bretanha Ocidental, cinzas que haviam sido expelidas a mais de 13Km no ar, transformando o dia em noite, começaram a cair sobre carros e casas.

Pessoas que moram em locais a favor do vento foram alertadas a tomarem precauções para não ficarem expostas às cinzas que caem, as quais podem causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e problemas de pele.

Imagens do vulcão na manhã desta quinta-feira pareciam mostrar o fluxo de cinzas mais ameno.

“Partes da coluna que entrou em erupção colapsaram, lançando rochas e fluxos de cinzas laterais abaixo”, disse Steve Saunders,  pesquisador geodésico do Observatório Vulcânico Rabaul.

Relatos iniciais do comitê provincial de desastres indicam que fluxos de lava haviam atravessado a principal rota costeira.

O Ulawun, no remoto arquipélago de Bismarck, está listado como um dos 16 “Vulcões da Década” alvos de pesquisa porque representam um risco significante de erupções  grandes e violentas.

Saunders disse que equipes serão enviadas nesta quinta-feira à Ulamona para avaliar a situação enquanto a erupção continua.

“Estamos monitorando instrumentalmente a partir do Observatório Vulcânico de Rabul e temos acesso a dados de satélite”, disse ele.

“Entretanto, devido à contínua erupção e o potencial para ressurgimento inesperado, é recomendável que o alerta seja elevado para estágio 2”, disse Saunders.

A companhia aérea nacional Air Niugini cancelou todos os voos no Aeroporto Hoskins em Kimbe por um período indefinido. O Centro de Alertas de Cinzas Vulcânicas de Darwin emitiu um alerta “vermelho” para empresas aéreas internacionais.

Milhares de pessoas vivem na sombra do Ulawun, apesar do vulcão ser um dos mais ativos no país.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cientistas descobrem reservatório gigantesco de água doce debaixo do oceano

Publicado em 27 de junho de 2019, em Notícias do Mundo

“Sabíamos que havia água doce lá embaixo em lugares isolados, mas não tínhamos conhecimento da extensão ou geometria”, disse a autora líder da pesquisa.

Gigantesco reservatório de água doce debaixo do oceano (ilustrativa/banco de imagens)

A incrível descoberta, a partir de uma pesquisa sobre o subleito marinho na costa nordeste dos Estados Unidos por pesquisadores da Universidade Columbia, parece ser a maior formação de seu tipo em qualquer lugar do mundo – se alargando de Massachusetts a Nova Jersey e se estendendo continuamente por cerca de 80Km até a extremidade da plataforma ocidental.

Publicidade

Segundo pesquisadores, se o reservatório fosse encontrado na superfície ele criaria um lago cobrindo cerca de 40.000 quilômetros quadrados.

“Sabíamos que havia água doce lá embaixo em lugares isolados, mas não tínhamos conhecimento da extensão ou geometria”, disse a autora líder, a candidata a PhD do Observatório da Terra Lamont-Doherty da Universidade Columbia, Chloe Gustafson, em uma declaração de imprensa. “Poderia ser um recurso importante em outras partes do mundo”.

Cientistas usaram medidas de ondas eletromagnéticas a fim de mapear a água, que estava acumulada em sedimentos porosos sob o oceano.

Os pesquisadores têm uma teoria sobre como a água surgiu sob o leito marinho e a compartilharam em um comunicado de imprensa.

“Há cerca de 15.000 a 20.000 anos, com a aproximação do fim da última era glacial, grande parte da água do mundo estava acumulada em gelo de 1,5Km de profundidade; na América do Norte, ela se estendeu através do que é agora a costa de Nova Jersey, Long Island e Nova Inglaterra. Os níveis dos mares eram bem menores, expondo a maioria do que é agora a plataforma continental de água subterrânea dos EUA. Quando o gelo derreteu, sedimentos formaram deltas no topo da plataforma e água doce ficou acumulada lá em bolsões espalhados. Posteriormente, os níveis do mar subiram”.

Cientistas também disseram que se a água fosse processada para consumo ela teria que ser dessalinizada. Isso é porque, com o passar do tempo, a água doce se mistura com a do oceano à medida que nos movemos  para mais longe da costa dos EUA.

“Provavelmente não precisamos fazer isso nessa região, mas podemos mostrar que há grandes aquíferos em outras regiões, que podem potencialmente representar um recurso”, em lugares como sul da Califórnia, Austrália, Oriente Médio e África subsariana, de acordo com uma declaração do coautor do estudo e geofísico Kerry Key.

O estudo foi publicado no jornal Scientific Reports.

Fonte: Fox News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!