Maior caverna do mundo é maior do que se imaginava

Publicado em 30 de maio de 2019, em Ásia

Como uma das mais preciosas maravilhas naturais do mundo, a Son Doong foi descoberta acidentalmente por um residente no Vietnã em 1990.

Neste Artigo:
&nbspMaior caverna do mundo é maior do que se imaginava
Son Doong no Vietnã, a maior caverna do mundo (Wikimedia/Doug Knuth)

Graças a descobertas feitas durante uma recente expedição ao Vietnã, parece que a maior caverna do mundo, a Son Doong, é maior do que o anteriormente pensado.

Publicidade

Em abril, um trio de mergulhadores britânicos – os mesmos que ajudaram no resgate dos membros da equipe de futebol bloqueada em uma caverna na Tailândia em 2018 – se aventuraram no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província cheia de florestas de Quang Binh na central do Vietnã, para explorar as vias fluviais da caverna.

Durante o mergulho inédito, eles descobriram um novo túnel subterrâneo que conecta Son Doong a outra caverna enorme chamada Hang Thung.

Atualmente a Son Doong mede um total de 38.5 milhões de metros cúbicos. Quando ela for oficialmente conectada à caverna de Thung, ela adicionará mais 1,6 milhão de metros cúbicos em volume.

“Qualquer caverna no mundo se encaixará confortavelmente dentro da Song Doong quando ela for conectada – é simplesmente espantosa em tamanho”, disse Howard Limbert, conselheiro técnico da empresa de excursões de aventura Oxalis com sede em Quang Binh e um dos especialistas em cavernas que ajudou a organizar o mergulho.

Mergulhando em Son Doong

A Oxalis, única empresa licenciada para trazer viajantes à caverna Son Doong, convidou os mergulhadores britânicos para visitar a caverna após a expedição de resgate tailandesa.

Limbert diz que a equipe da Oxalis já sabia que as águas de Son Doong se juntavam às de Thung, através de teste com pigmentos, mas nenhum humano nunca foi a esses rios subterrâneos.

Durante a missão os mergulhadores conseguiram chegar a uma profundidade de 78 metros enquanto mergulhavam com ar (oxigênio e nitrogênio) antes de virarem.

“Quando os mergulhadores chegaram a 78 metros, eles examinaram a profundidade usando uma linha e um peso de chumbo. Então, eles acreditam que a extensão atinge uma profundidade de 120 metros e continua por cerca de 1Km”, explica Limbert.

Os mergulhadores planejam retornar ao local em abril do ano que vem. Essa é a melhor época para mergulhar, já que os níveis de água estão relativamente baixos e a visibilidade melhor que o de costume.

A descoberta da caverna

Como uma das mais preciosas maravilhas naturais do mundo, a Son Doong foi descoberta acidentalmente por um residente vitenamita, Ho Khanh, em 1990.

“Enquanto estava caçando na floresta, Khanh se deparou com a abertura. Ele sentiu uma rajada de vento e ouviu o barulho do rio lá dentro. Contudo, após ele sair do local, nunca mais o encontrou de novo, visto que a área é coberta por folhagens”, disse Limbert que fazia parte da equipe da Associação Britânica de Pesquisas de Cavernas (BCRA) que entrou em Son Doong pela primeira vez.

“Khanh passou muitos, mas muitos anos tentando redescobrir a boca dessa caverna e finalmente, em 2009, ele nos levou até lá. Percebemos logo de cara que era imensa”.

Após a BCRA ter explorado e medido a caverna, ela a proclamou como a maior do mundo em 2010 – tão grande que você poderia acomodar um quarteirão da cidade de Nova York com arranha-céus de 40 andares dentro dela, de acordo com as estimativas da Oxalis.

Fonte: CNN Travel


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!