Presidente das Filipinas ameaça ‘guerra’ ao Canadá por causa de lixo

Publicado em 25 de abril de 2019, em Ásia

Por anos, países desenvolvidos enviaram lixo reciclável ao exterior para processamento.

Neste Artigo:
&nbspPresidente das Filipinas ameaça ‘guerra’ ao Canadá por causa de lixo
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte (Wikimedia/PCOO EDP)

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou “entrar em guerra” com o Canadá se o país não levar de volta toneladas de lixo que uma empresa de lá enviou a Manila há vários anos.

Publicidade

“Farei um alerta ao Canadá talvez na próxima semana para que eles retirem o lixo”, disse ele na terça-feira (23), de acordo com o CNN Philippines. “Vamos declarar guerra contra eles, podemos lidar com eles de qualquer maneira”.

Cento e três contêineres com 2.450 toneladas de lixo foram enviados às Filipinas em 2013 e 2014.

Os contêineres foram rotulados como plástico para reciclagem, mas inspetores nas Filipinas descobriram que não era reciclável. O lixo foi declarado ilegal, visto que a empresa com sede no Canadá, responsável pelo envio da carga, não tinha despachos de importação.

Alguns dos contêineres ainda estão no porto de Manila, de acordo com o relatório.

A questão de lixo global e o que fazer com ele se transformou em um problema crescente. Por anos, países desenvolvidos enviaram lixo reciclável ao exterior para processamento.

No ano passado, a China agiu para proibir “lixo estrangeiro” como maneira de reduzir os danos ao meio ambiente. As restrições teriam levado ao acúmulo de lixo reciclável em países desenvolvidos sem nenhum lugar para enviá-lo.

“Não consigo entender por que eles estão nos usando como um local de descarte”, disse Duterte, o qual alertou que navegaria até o Canadá e ele mesmo descartaria o lixo lá, enfatizando: “O lixo está indo para casa”.

Há anos as Filipinas vêm pedindo ao Canadá que repatrie seu lixo. O primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, disse no passado que ele estava “muito engajado em encontrar uma solução para o lixo despejado”.

Duterte faz uso de declarações bombásticas com frequência. No início deste mês, por exemplo, ele ameaçou enviar suas tropas em uma “missão suicida” se Pequim não abandonar uma ilha ocupada por Manila no Mar do Leste da China.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
IKAI - Empregos no Japão!
Banco do Brasil