Polícia indonésia usou cobra durante interrogatório de suspeito de roubo

Grupos de direitos humanos condenaram o ato dos policiais após imagens na internet terem mostrando o suspeito de roubo gritando enquanto uma cobra era enrolada em seu pescoço.

Polícia indonésia usou cobra para forçar uma confissão do suspeito de roubo (NHK)

A polícia indonésia iniciou na segunda-feira (11) uma investigação sobre oficiais que usaram uma cobra viva para torturar um suspeito de roubo, enrolando o réptil em volta dele em uma tentativa de forçar uma confissão.

Publicidade

Grupos de direitos humanos condenaram o interrogatório após imagens gravadas em 15 de janeiro terem circulado na internet mostrando o suspeito de roubo gritando enquanto policiais enrolavam a cobra de dois metros de comprimento em volta de seu pescoço e em sua cintura.

Em um ponto, um oficial parece tentar empurrar a cobra para dentro da boca do suspeito que está com as mãos amarradas para trás e contorcido no chão.

Uma voz pode ser ouvida dizendo ao homem para abrir os olhos e ameaçando colocar o réptil em sua boca e dentro de suas calças. “Quantas vezes você roubou telefones celulares?”, pergunta um oficial. “Só duas vezes”, responde o suspeito.

A tortura ocorreu na região leste indonésia de Papua, que faz fronteira com Papua Nova Guiné e é lar para um latente movimento separatista.

Advogados e ativistas de direitos humanos disseram que o tratamento dado ao homem, que não foi identificado, mas que acredita-se ser um nativo de Papua, pode ter tido motivação racista. Isso refletiu uma cultura de repressão mais ampla pelas autoridades indonésias contra o povo indígena nas províncias de Papua e Papua Ocidental, sugeriram.

Confrontada com as imagens, a polícia primeiro emitiu um pedido de desculpas superficial, mas tentou justificar as ações dos oficiais, dizendo que a cobra não era venenosa e que eles não tinham batido no homem.

Contudo, sob crescente pressão, a polícia anunciou que o caso estava sendo investigado pela unidade de assuntos internos. Se violações da lei ou do código de conduta forem provadas ações seriam tomadas, disse Ahmad Musthofa, porta-voz da polícia de Papua.

Os policiais envolvidos foram transferidos de seus postos.

O vídeo viralizou após Veronica Koman, advogada de direitos humanos que tem foco em questões de Papua, ter compartilhado as imagens no Twitter.

Papua e Papua Ocidental estão sob a soberania indonésia desde 1969 e são categorizadas como regiões autônomas. Grupos rebeldes separatistas nas províncias brigam há muito tempo pela independência de Papua da Indonésia.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bêbado e sem carta de motorista é preso depois do acidente

Publicado em 12 de fevereiro de 2019, em Acidentes, Crime

Ele provocou um acidente em Tóquio, depois da perseguição policial. Ao ser preso verificou-se que estava embriagado.

Telespectador da ANN enviou a imagem do motorista cercado pelas patrulhas

Por volta das 23h de segunda-feira (11) um veículo bateu contra um kei, em um cruzamento de Adachi-ku, em Tóquio.

Publicidade

Segundo informações do Departamento de Polícia Metropolitana o motorista de 58 anos foi preso em flagrante sob suspeita de violar a lei de trânsito, ignorando os sinais vermelhos.

Por conta do acidente 2 homens tiveram ferimentos e foram socorridos.

Cerca de 10 minutos antes do acidente os policiais viram esse veículo serpenteando pelas vias públicas, em Katsushika-ku.

Os policiais da patrulha pediram para o motorista parar mas ignorou e fugiu. Diversos carros da patrulha estavam perseguindo o carro, até que ele se envolveu em acidente.

No teste do bafômetro foi constatado que tinha ingerido bebida alcoólica além do limite.

Na delegacia o motorista admitiu “fugi porque não tenho carta de habilitação e estava bêbado”.

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!