Número de mortos no terremoto e tsunami na Indonésia passa de 1.000

“O número de mortos poderá continuar aumentando, visto que muitos corpos ainda estão sob os escombros e várias pessoas não puderam ser alcançadas”, disse o porta-voz para a agência de desastres da Indonésia.

O terremoto de magnitude 7,5 ocorreu na tarde de 28 de setembro e causou um tsunami que atingiu a cidade de Palu (NHK)

O número de mortos em decorrência do terremoto seguido de tsunami que atingiram a Indonésia na sexta-feira, 28 de setembro, pode passar de 1.200.

Publicidade

Palu, na ilha de Sulawesi, foi atingida por ondas de até três metros de altura que destruíram a faixa costeira onde milhares de pessoas estavam reunidas para um festival.

Carros, árvores e casas foram destruídos e ficaram espalhados pelas ruas, em todos os ângulos.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz para a agência de mitigação de desastres, disse inicialmente que 832 pessoas morreram, mas revisou o número posteriormente para 1.203.

Ele disse que “centenas” de pessoas estavam participando de um festival na praia quando o tsunami ocorreu na tarde do dia 28 de setembro.

“O número de mortos poderá continuar aumentando, visto que muitos corpos ainda estão sob os escombros enquanto várias pessoas não puderam ser alcançadas”, disse ele.

O terremoto de magnitude 7,5 ocorreu na tarde de 28 de setembro e causou um tsunami que atingiu a cidade de Palu, onde várias réplicas também foram registradas.

Centenas de pessoas estão desaparecidas incluindo dezenas que podem estar presas sob os escombros de vários hotéis e em um complexo comercial de oito andares.

As equipes de resgate conseguiram salvar uma adolescente de 15 anos que estava presa sob o concreto na casa de sua família. Incapaz de mover suas pernas sob os escombros, ela estava presa ao lado dos corpos da mãe e da sobrinha.

Quase todas as mortes no desastre ocorreram em Palu, que tem uma população de 350 mil pessoas, mas 11 fatalidades foram registradas perto de Donggala.

A rede de televisão indonésia mostrou imagens registradas por smartphone de uma onda atingindo Palu, com pessoas gritando e correndo. A água destruiu prédios e uma mesquita.


Ajuda e mantimentos foram enviados por meio de aeronaves militares e comerciais a áreas mais afetadas.

Donggala, a cidade mais próxima do epicentro do terremoto, e Mamuju, também foram destruídas, mas pouca informação estava disponível sobre as vítimas por causa das rodovias destruídas e interrupção das redes de telecomunicação.

Alguns residentes foram vistos retornando as suas casas destruídas, tentando salvar pertences submersos e tudo que podiam encontrar.

Outros escolheram fugir da cidade e logo as estradas ficaram congestionadas.

O tsunami foi o desastre natural mais recente a atingir a Indonésia, que sofre frequentemente com terremotos e erupções vulcânicas por causa de sua localização no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e falhas geológicas no Círculo do Pacífico.

Em dezembro de 2004, um massivo terremoto de magnitude 9,1 ao largo da costa de Sumatra, no oeste da Indonésia, causou um tsunami que matou 230.000 pessoas em dezenas de países. No mês passado, um forte terremoto na ilha de Lombok deixou 505 mortos.

Fonte: The Sun
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chance de ganhar até 500 milhões de ienes no takarakuji de Halloween

Publicado em 1 de outubro de 2018, em Sociedade

Logo depois da passagem do tufão n.º 24 iniciaram-se as vendas do Halloween Jumbo Takarakuji, em todo país, na segunda-feira.

Início das vendas do takarakuji jumbo e mini, de outono (divulgação)

Ao adquirir um ou mais bilhetes da loteria takarakuji o consumidor compra o passe do sonho de se tornar milionário no Japão.

Publicidade

As vendas do Halloween Jumbo Takarakuji começaram na segunda-feira (1.º), apesar do temor de ser bem no dia da passagem do tufão de número 24. Mas ele já tinha deixado Tóquio e o local considerado o mais auspicioso – Nishi Ginza Chance Center – amanheceu ensolarado e com fila.

Os artistas Akira Ishida e Yusuke Inoue apareceram no lançamento vestidos a caráter (Oricon)

As vendas seguem até 23 e os prêmios são tentadores.

O prêmio máximo é de 300 milhões de ienes, para 9 sortudos. O de número anterior e posterior ao do primeiro prêmio sorteará 18 de 100 milhões. Portanto, quem comprar os bilhetes sequenciais tem a chance de obter 500 milhões de ienes no total.

O 2.º prêmio é de 10 milhões de ienes para 27 contemplados e o terceiro é de 1 milhão de ienes para 270 contemplados.

Paralelamente está sendo vendido o Jumbo Mini, cujo prêmio máximo é de 30 milhões de ienes, para 20 contemplados.

Cada bilhete custa ¥300 e o sorteio ocorrerá em 30 deste mês, em Tóquio.

Fonte e imagem: divulgação 
Foto: Oricon 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!