Indonésia luta para encontrar sobreviventes; número de mortos chega a 1.350

O terremoto de 7,5 ocorreu o ao largo da costa da ilha de Sulawesi, causando um tsunami que engoliu a cidade costeira de Palu.

O terremoto de magnitude 7,5 ocorreu em 28 de setembro ao largo da costa da ilha de Sulawesi, causando um tsunami que engoliu a cidade costeira de Palu (ANN)

O número divulgado de pessoas que morreram na Indonésia no terremoto seguido de tsunami aumentou para 1.347, disseram oficiais de resposta a desastres.

Publicidade

O terremoto de magnitude 7,5 foi registrado às 18h03 de 28 de setembro ao largo da costa da ilha de Sulawesi, causando um tsunami que engoliu a cidade costeira de Palu.

A polícia está fazendo guarda em frente a estabelecimentos comerciais, visto que pessoas estão em busca desesperada por comida, água e combustível.

Inicialmente, oficiais da polícia agiram de forma tolerante aos sobreviventes se apoderando de itens básicos, disse o vice-chefe da polícia nacional, Ari Dono Sukmanto, mas desde então algumas pessoas foram presas por roubar computadores e dinheiro.

Comboios de ajuda humanitária que entram na cidade estão sendo escoltados por soldados e pela polícia.

Sobreviventes presos sob os escombros

Há temores que alguns sobreviventes estejam presos sob os escombros de prédios.

Oficiais da Cruz Vermelha da Indonésia disseram à rede BBC que corpos de 34 estudantes foram encontrados sob os escombros de uma igreja atingida por um deslizamento.

Eles estavam dentre um grupo de 86 estudantes que foram dados como desaparecidos de um acampamento Bíblico no Centro de Treinamento da Igreja Jonooge. O paradeiro dos outros 52 estudantes é desconhecido.

Equipes de resgate também estão em busca por sobreviventes nas ruínas de um hotel de quatro andares na cidade.

Cerca de 50 pessoas estavam no Hotel Roa Roa quando ele desabou. Até agora as equipes de resgate conseguiram salvar três pessoas e recuperar nove corpos.

Detectores acústicos estão sendo usados para tentar localizar mais sobreviventes, disse o líder de resgate Agus Haryono.

O presidente indonésio, Joko Widodo, instou mais reforços, pedindo à agência nacional de busca e resgate que envie mais oficiais da polícia e soldados aos distritos afetados.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, disse que o número final de mortos poderia ser nos milhares, enquanto a Cruz Vermelha estima que mais de 1,6 milhão de pessoas foram afetadas.

Fonte: BBC
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Três dias de feriado podem ser de chuva e vento: tufão n.º 25

Publicado em 3 de outubro de 2018, em Sociedade

Classificado como grande e muito forte com aumento da amplitude da área de vendaval requer atenção para as províncias banhadas pelo Mar do Japão.

O tufão n.º 25 deixou de ser ‘feroz’ e foi classificado como grande e muito forte. Imagem de satélite tirada às 10h30 de quarta-feira (WN)

O tufão Kong-Rey foi classificado de ‘feroz’ para grande e muito forte, com 935hPa de pressão no centro, segundo informação da Agência de Meteorologia do Japão, às 9h50 de quarta-feira (3).

Publicidade

Nos raios de 650km do lado sudeste e 750km do lado noroeste a velocidade do vento é de 15m/s. E no raio de 150km a velocidade do vento é de 25m/s.

O Kong-Rey está sobre o mar se movendo para o sul de Okinawa e o olho deverá se aproximar das ilhas na noite de quarta-feira. O mar está muito agitado, com ondas muito altas. A previsão é de que até sexta-feira (5) todas as ilhas de Okinawa fiquem de alerta. Segundo a imprensa local, os eventos programados para esta semana já foram cancelados.

Feriado com chuva e vendaval?

De sábado (6) a segunda-feira (8) as províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Kyushu a Hokkaido poderão ficar na área de tempestade do tufão Kong-Rey. Em Hokkaido a previsão é de que o olho do tufão passe sobre parte da província tarde da noite de domingo (7) até segunda-feira.

As províncias do norte de Kyushu, Shikoku, Chugoku, Hokuriku e Tohoku ficarão sob a área de vendaval do tufão bem no fim de semana, com chuva.

Como se trata de previsão, a recomendação é ficar atento ao movimento, pois poderá mudar.

Há previsão de que no dia 6 ele perca um pouco a potência e seja classificado como forte.

Fontes e imagens: JMA, Weather News e Hazard Lab

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!