Pelo menos 12 mortos em ilhas da Indonésia após fortes terremotos de domingo

A contar desta segunda-feira (20), pelo menos 101 tremores de magnitude 5,8 ocorreram, de acordo com a Agência de Climatologia com sede em Jacarta.

Epicentro do terremoto de magnitude 6,9 que atingiu a Indonésia durante a madrugada de domingo (19) na imagem do Serviço Geológico dos EUA

Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas nas ilhas de Lombok e Sumbawa após dois fortes terremotos terem atingido Lombok, disseram oficiais indonésios nesta segunda-feira (20).

Publicidade

Dez das 12 pessoas morreram em consequência do terremoto de magnitude 6,9 que ocorreu às 22h56 de domingo a uma profundidade de 20Km, com centro na parte nordeste da ilha. As duas outras vítimas perderam a vida quando um tremor de 6,3 atingiu Lombok às 12h10 a uma profundidade rasa de 7,9Km.

Quase duas mil casas foram danificadas ou destruídas.

Esforços para avaliar a situação em East Lombok se depararam com dificuldades porque comunicações com a área foram cortadas e algumas estradas ficaram danificadas pelos terremotos, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.

Pelo menos 101 tremores de magnitude 5,8 ocorreram, a contar da 1h25 desta segunda-feira, de acordo com a Agência de Geofísica, Climatologia e Meteorologia com sede em Jacarta.

Pessoas correm em pânico por causa do terremoto (Indonesian Red Cross/Palang Merah Indonesia)

Ambos os tremores foram sentidos fortemente em Lombok, assim como Bali, ilha turística a oeste de Lombok, deixando as pessoas em pânico, de acordo com Sutopo.

Algumas das vítimas do terremoto de domingo foram encontradas em East Lombok Regency, que acredita-se ser a área mais afetada pelo terremoto, enquanto outras estavam na ilha próxima de Sumbawa, disse Sutopo.

“Esforços de emergência foram intensificados”, disse o porta-voz.

O terremoto das 12h10 causou deslizamentos nas encostas do Monte Rinjani, um vulcão ativo de 3.726 metros de altura em Lombok, que é popular entre turistas locais e internacionais.

Os tremores ocorreram duas semanas após um terremoto de magnitude 6,9 ter atingido o nordeste de Lombok, deixando pelo menos 471 mortos, de acordo com a última contagem. Uma semana antes, a ilha havia sido atingida por um terremoto de magnitude 6,4 que deixou 17 mortos.

A Indonésia fica em uma das regiões sísmicas mais ativas no mundo, o Círculo de Fogo do Pacífico – uma área onde um grande número de terremotos e erupções vulcânicas ocorre.

Fonte: Kyodo
Imagem: Weathernews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

4 da seleção japonesa de basquete levaram mulheres para a Vila Olímpica

Publicado em 20 de agosto de 2018, em Sociedade

Quatro da seleção de basquete foram mandados de volta para o Japão, da Indonésia, por terem voltado para o alojamento uniformizados e com mulheres da noite.

Seleção japonesa de basquete com menos 4 jogadores que voltaram para o alojamento com damas da noite e pedido de desculpas por Yamashita (Pixabay e Asahi)

O Japão está participando dos Jogos Asiáticos 2018, com sede em Jacarta e Palembang, na Indonésia. No evento quadrienal de múltiplos esportes, a seleção de basquete do Japão teve 4 jogadores revogados e mandados de volta para o Japão.

Publicidade

Segundo o Comitê Olímpico do Japão-JOC o problema começou com a ida deles para uma área de entretenimento. Vestidos com roupa oficial saíram para a área depois do jantar na noite de 16. Calcula-se que era por volta das 22h, no horário local.

Ao retornarem à Vila Olímpica, na madrugada de 17, cada um deles voltou acompanhado de uma mulher. Eles foram apresentados para uma casa noturna por uma nikkei e saíram com elas a tiracolo na madrugada.

Os jogadores são de Niigata, Osaka, Quioto e Shiga, com idade entre 22 a 27 anos.

O JOC julgou que os 4 violaram o código de conduta da seleção do Japão. Revogados da seleção o time vai competir com 8 jogadores.

O delegado da JOC em coletiva de imprensa, na segunda-feira (20), disse que não proibirá a participação da seleção de basquete. “Não há motivos razoáveis para responsabilizar toda a equipe”, declarou Yasuhiro Yamashita.

Fonte: Asahi 
Fotos: Asahi e Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!