Mais de 500 alpinistas estão presos em montanha após forte terremoto na Indonésia

Dezesseis pessoas morreram e centenas de prédios foram destruídos pelo terremoto de magnitude 6,4 que atingiu a Indonésia no domingo (29).

Área de Segara Anak no Monte Rinjani (Wikimedia/Massew64)

Mais de 500 alpinistas e seus guias continuam presos por causa de deslizamentos em um vulcão ativo em Lombok, um dia após um forte terremoto ter atingido a ilha turística indonésia, disse uma autoridade do parque nacional nesta segunda-feira (30).

Publicidade

Helicópteros e equipes de resgate a pé foram enviados para vasculhar as encostas do Monte Rinjani, que é cruzado por várias rotas de escalada populares entre os turistas.

“Ainda há 560 pessoas presas. Quinhentas estão na área de Segara Anakan e 60 em Batu Ceper”, disse Sudiyono, responsável pelo parque nacional Rinjani.

Dezesseis pessoas morreram e centenas de prédios foram destruídos pelo terremoto de magnitude 6,4 o qual fez com que as pessoas abandonassem suas casas nas primeiras horas da manhã de domingo (29).

O terremoto também deslocou toneladas de rochas e lama no Monte Rinjani, deixando as pessoas sem caminho fácil para fazer a descida.

Com uma altura de 3.726 metros acima do mar, o Rinjani é o segundo vulcão mais alto na Indonésia e favorito entre turistas que buscam amplas paisagens.

Trilhas de hiking na montanha foram fechadas após o terremoto devido a temores de outros deslizamentos.

O epicentro do terremoto foi a 50Km ao nordeste de Mataram, a principal cidade de Lombok, disse o USGS- Serviço Geológico dos EUA, longe dos principais pontos turísticos no sul e oeste da ilha.

O terremoto inicial foi seguido por dois fortes tremores secundários e mais de 100 réplicas.

Fonte: Japan Today, AFP
Imagem: Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Entenda sobre o “Hoken Branco” Kougaku Ryouyohi Seido

Publicado em 30 de julho de 2018, em Auxílios e subsídios, Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Kougaku Ryouyohi Seido: Entenda sobre o sistema oferecido pelo seguro social do Japão para auxiliar custos médicos elevados.

Precisa fazer uma cirurgia ou tratamento caro no Japão e está preocupado com os custos? Entenda sobre o formulário “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou  “限度額適用認定証” .

Publicidade

29-07 hoken japaoNo Japão, para aqueles que estão inscritos no seguro de saúde, há um sistema que ajuda a pagar custos elevados.

Muitas pessoas que moram no Japão e de repente se deparam com um problema de saúde que tem a necessidade de uma intervenção cirúrgica, a primeira preocupação é com o custo que terá que arcar.

Em alguns casos, o paciente abandona o acompanhamento médico pois imagina que não terá condições de pagar o custo de uma cirurgia médica.

Para aqueles que estão inscritos no seguro de saúde, seja o Kokumin Hoken ou Shakai Hoken, há o “Kougaku Ryouyohi Seido”, que deve ser solicitado após o pagamento do valor.

Mas, atenção! Este sistema só é válido para as despesas médicas. O custo referente às refeições e ao quarto (ou enfermaria) não está incluso neste sistema.

E desde abril de 2012, os tratamentos médicos no Japão de longo prazo também passaram a fazer parte desse sistema.

Outro cuidado é que o valor acima do teto máximo, deve ser dentro de uma única instituição médica! Tentar utilizar este sistema com consultas ou tratamentos realizados em vários hospitais e clínicas é inválido.

Resumindo, este sistema de altos custos médicos no Japão é contabilizado nos gastos realizados em um mês, numa mesma instituição médica e para um determinado problema médico.

29-07 hoken hospital  japao kokuminPara as pessoas inscritas no seguro social (shakai hoken)

gendogakutekiyouninteisyo

Imagem ilustrativa do “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou “限度額適用認定証”

A princípio, deverão solicitar o “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou  “限度額適用認定証” em um escritório do Seguro Social (Shakai Jimusho). Preencha corretamente os dados e entregue no seção correspondente. Após ser expedido, deverá apresentar no balcão da instituição médica.

O valor a ser pago pelo solicitante, será até o valor teto máximo determinado, o valor excedente será coberto pelo sistema.

Para aqueles que têm uma renda menor que a determinada pelo sistema, terá que preencher um outro formulário que reduzirá o valor do teto máximo.

Há diversos fatores que influenciam no cálculo desta devolução como idade, renda familiar, entre outras. Mas haverá um bom desconto nos valores a serem pagos. O sistema de devolução/desconto pode variar conforme o tipo de tratamento, província e instituição médica.

Para as pessoas inscritas no seguro nacional (kokumin hoken)

Após o término do tratamento médico ou da cirurgia, a prefeitura da cidade em que reside, enviará um comunicado sobre o alto custo médico pago. Preencha o formulário de solicitação “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou  “限度額適用認定証” e leve ao balcão do seguro de saúde na prefeitura, levando também todos os recibos do pagamento, o cartão do seguro de saúde, seu carimbo pessoal (inkan) e a caderneta da conta bancária para dar entrada.

A conta bancária deve ser da mesma pessoa que recebeu o tratamento médico. E o valor excedente será reembolsado entre 1 a 3 meses após os trâmites.

Desconto automático do valor a ser pago

Alguns hospitais já possuem o formulário e auxiliam no preenchimento e envio do formulário. Assim no valor do pagamento total do tratamento já constará o desconto do sistema Kougaku Ryouyohi Seido. Você sempre poderá se informar na instituição médica que está utiliando.

Links de Referência:

Site do seguro social no Japão:

https://www.kyoukaikenpo.or.jp/g5/cat550/1137-91156

Site do Ministério da Saúde no Japão:

http://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/kenkou_iryou/iryouhoken/juuyou/kougakuiryou/index.html?utm_source=echofon

Fonte: Ministério da Saúde   Imagens: ilustrativas - Wikimédia Commons

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!