Fortes terremotos abalam Havaí e Filipinas, acima de 6 de intensidade

Neste sábado ocorreram terremotos de grande intensidade no Havaí e nas Filipinas, de 6,9 e 6,4 de magnitude, respectivamente.

Vulcão em erupção, com imagens gravadas por um drone de Jeremiah Osuna, residente havaiano, publicado em seu perfil no Facebook

De acordo com os últimos relatórios do USGS-US Geological Survey, um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a costa das Filipinas, neste sábado (5).

Publicidade

O tremor foi registrado às 15h19 no horário do Japão, neste sábado (5). Não há relatos imediatos de feridos ou danos causados pelo terremoto, a uma profundidade de 17,9Km, cerca de 50Km ao norte-noroeste de Pandan, na ilha de Catanduanes,  nas Filipinas.

Nenhum aviso de tsunami foi emitido. O tremor tinha sido anunciado inicialmente de 6,4 e depois corrigido pelo USGS.

Estrela mostra o epicentro do terremoto nas Filipinas (USGS)

Terremotos no Havaí

No Havaí um terremoto de magnitude 6,9 abalou a ilha, por volta das 7h32 deste sábado, horário Japão. Em seguida, mais um de 5,7 ocorreu cerca de 30 minutos depois.

Réplicas continuam ocorrendo depois desses dois tremores.

Estrela mostra o local onde fica o vulcão e o epicentro dos tremores fortes e réplicas (USGS)

Os tremores ocorreram depois que o vulcão Kilauea entrou em erupção, no dia anterior.

Os residentes de Leilani, cerca de 1,7 mil pessoas, receberam ordem de evacuação.

Segundo a Agência de Defesa Civil havaiana, foi uma rachadura na cratera cheia de lava na Zona Leste de Rift, na segunda-feira, que desencadeou a erupção desta semana.  

Assista ao vídeo publicado no Facebook pelo residente Jeremiah Osuna, que gravou com drone.

Fontes: USGS, NHK e News Digest
Fotos: USGS e Facebook

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tumor gigante é retirado do ovário de mulher nos EUA

Publicado em 5 de maio de 2018, em Notícias do Mundo

A paciente relatou que o tumor começou a crescer a uma média de 4,5 quilos por semana em novembro do ano passado.

O tumor tinha em seu interior uma substância parecida com gelatina produzida por células tumorais (imagem ilustrativa/banco de imagens)

Um tumor de ovário de aproximadamente 60 quilos foi removido de uma mulher de 38 anos de Connecticut, nos EUA, neste ano, de acordo com dois médicos envolvidos no caso.

Publicidade

A paciente, que não quis ser identificada, relatou que o tumor começou a crescer a uma média de 4,5 quilos por semana em novembro.

Uma equipe médica, incluindo 12 cirurgiões, removeram o tumor em um procedimento que durou cinco horas, em 14 de fevereiro, no Hospital Danbury, em Connecticut, de acordo com o Dr. Vaagn Andikyan, ginecologista oncologista para a Western Connecticut Health Network e cirurgião líder no caso.

O tumor teve origem nas células epiteliais que revestem o ovário e era “mucinoso”, o que significa que em seu interior havia uma substância parecida com gelatina produzida por células tumorais, de acordo com Andikyan.

Tumor benigno

Embora o tumor era tecnicamente benigno, ou não canceroso, e não se espalhou para outros órgãos, ele estava pressionando vasos sanguíneos próximos e, portanto, era uma ameaça à vida da paciente, de acordo com o Dr. Linus Chuang, obstetra e ginecologista responsável pelo Western Connecticut Health Network, que também estava envolvido no caso.

Tumores mucinosos no ovário formam cerca de 15% de todos os tumores ovarianos, sendo notórios por estarem entre os maiores tipos de tumores conhecidos. Cerca de 80% são benignos, de acordo com um estudo de 2013.

Um dos maiores tumores já retirados de um humano foi um de ovário, de 137 quilos, removido no Hospital Stanford em 1991, de acordo com um relatório de 1994.

A paciente se recupera bem e já voltou ao seu trabalho

No mais recente caso, médicos removeram o tumor de 60 quilos, assim como 2,7 quilos de tecido da parede abdominal e excesso de pele que havia sido esticada pelo tumor. Os médicos também tiveram que reconstruir o abdômen da paciente, que havia ficado desfigurado por causa da massa, de acordo com Chuang.

Os médicos conseguiram salvar o útero e o ovário direito da paciente, e ela poderá ter filhos se escolher por isso, de acordo com Andikyan.

Agora, quase três meses desde a cirurgia, a paciente está se recuperando bem e retornou ao seu trabalho como professora.

Fonte: CNN
Imagem: Banco de Imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!