Japonês é preso na China suspeito de espionagem

A prisão foi feita na cidade portuária de Dalian, província de Liaoning, que faz fronteira com a Coreia do Norte. Veja mais.

A prisão foi feita na cidade portuária de Dalian, província de Liaoning, que faz fronteira com a Coreia do Norte (TBS News)

Autoridades chinesas prenderam na segunda-feira (18) um cidadão japonês suspeito de espionagem, divulgou a mídia estatal.

Publicidade

A prisão foi feita na cidade portuária de Dalian, província de Liaoning, que faz fronteira com a Coreia do Norte, divulgou o jornal Dalian Daily.

De acordo com o jornal, Ken Higuchi estava sendo investigado pelo Departamento de Segurança Nacional da cidade de Dalian sob suspeita de espionagem na China, e a promotoria tinha aprovado sua prisão. O caractere dado para o primeiro nome de Higuchi também pode ser para os nomes Takeshi ou Takeru, menciona o Japan Today.

Não ficou claro no relato do jornal, no entanto, se Higuchi era um novo caso ou se ele já havia sido detido antes, e se o recente desenvolvimento era sua prisão formal.

A China deteve 6 cidadãos japoneses em março sob suspeita de atividades ilegais. Quatro dos 6 retornaram ao Japão em julho, 3 dos quais estavam fazendo pesquisa geológica em áreas de águas termais, de acordo com a empresa que os empregava.

Também em julho, o ministério de relações exteriores chinês disse que um único cidadão japonês estava sendo investigado sob suspeita de prejudicar a segurança nacional da China.

A relação da China com o Japão tem estado tensa há décadas em razão do legado da agressão do tempo de guerra da nação japonesa, enquanto uma disputa territorial marítima por pequenas ilhas no Mar do Leste da China nos últimos anos acrescentou a desconfiança entre os dois lados.

Em 2010, 4 cidadãos japoneses foram detidos na China sob suspeita de entrar em uma zona militar e tirar fotos sem permissão.

Pelo menos 2 japoneses foram presos sob suspeita de espionagem em 2015. No ano passado, a China disse que estava investigando um cidadão japonês sob suspeita de colocar em perigo a segurança nacional.

Fonte: Japan Today, Reuters
Imagem: TBS News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem morre atropelado por trem em Aichi

Publicado em 19 de setembro de 2017, em Comunidade

Supõe-se que tenha sido suicídio de brasileiro. O caso ocorreu em um cruzamento na cidade de Anjo.

Cruzamento onde ocorreu o atropelamento do homem em Anjo: pode ser suicídio de brasileiro (Chukyo TV)

O Portal Mie recebeu 3 mensagens de leitores dizendo que acham que foi um brasileiro residente no conjunto habitacional Chiryu (Aichi) que se suicidou. Mais tarde, recebeu um telefonema confirmando que era um jovem brasileiro, de 19 anos.

Publicidade

Na segunda-feira (18), um homem morreu atropelado por um trem da Meitetsu. A ocorrência foi registrada pela manhã, por volta das 6h30, em um cruzamento da linha férrea com uma rua da cidade de Anjo (Aichi). Ele fica no bairro de Imahonmachi, no trecho entre as estações Ushida e Shin Anjo.

Assim que ocorreu o acidente o homem foi socorrido já com parada cardiorrespiratória.  Em seguida foi constatada a morte dele.

No trem havia 22 passageiros, mas ninguém se feriu com o freio brusco.

Logo depois do acidente a polícia anunciou o caso. Informou que até aquele momento ainda não sabia da identidade do homem. Tampouco sabia o motivo que levou o homem a cruzar a linha férrea.

Fonte e foto: Chukyo TV

Salvar

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!