Tufão: compreenda a classificação e velocidade dos ventos do tufão

Publicado em 4 de setembro de 2020, em Prevenção

Compreenda o significado da classificação do tufão e de como a tempestade afeta as pessoas, casas e as cidades, para se prevenir.

Neste Artigo:
&nbspTufão: compreenda a classificação e velocidade dos ventos do tufão
Exemplo, com imagem do tufão n.º 10 de 2020, considerado violento embora não seja grande no tamanho (Tenki)

Quando um tufão se aproxima os boletins da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informam o tamanho, a classificação e a velocidade máxima da área de tempestade, assim como da estimativa nos locais onde estão sob seu efeito. 

Publicidade

Além de causar chuva – muitas vezes torrencial – a área de tempestade provoca ventania ou vendaval. Dependendo da velocidade das rajadas de vento podem causar danos humanos e materiais. Além disso causa elevação das ondas. Dependendo da altura delas podem inundar a área costeira.

&nbspTufão: compreenda a classificação e velocidade dos ventos do tufão

Por isso, sabendo da magnitude desses fenômenos fica mais fácil visualizar os danos e se prevenir antes que seja tarde. 

Uma frase muito usada no Japão, país suscetível a desastres naturais é 自分の身は自分で守る, lê-se jibun no mi wa jibun de mamoru. Na tradução livre, algo como só você pode se proteger

Portanto, quando a AMJ informa que o tufão é classificado como violento ou muito forte, sabe que os danos podem ser incalculáveis. Nesses 2 casos recomenda-se buscar abrigo em local seguro, seja em casa de parentes ou hotel, antes de começar a ventania. 

Em relação ao tamanho, se for grande saiba que a área é imensa, como mostra a imagem abaixo. Dependendo da região por onde o tufão irá se aproximar ou cobrir, pode ser parte, metade ou grande parte do arquipélago. 

&nbspTufão: compreenda a classificação e velocidade dos ventos do tufão
Imagem: Weather News

Fique atento à velocidade estimada das rajadas de vento, pois acima de 10 a 15 metros por segundo é arriscado sair de casa ou do edifício. É comum ver nos noticiários algo como “caiu ao sair para…”. 

&nbspTufão: compreenda a classificação e velocidade dos ventos do tufão

O tufão de 2018 que devastou Kansai chegou a deslocar a ponte de acesso ao KIX-Aeroporto Internacional de Osaka, por causa do choque da embarcação arrastada pela tempestade violenta.

As construções, postes e infraestrutura de Okinawa são preparadas contra os tufões, mas ainda assim, a cada aterrissagem são muitos os danos na agricultura e materiais, como de veículos tombados, inundações por causa da elevação de ondas e apagões.

Proteja a sua vida!

Fontes: Weather News, Tenki e Bosai 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão