Sequência de tremores em Kanto: prenúncio ou não de forte terremoto

Veja as opiniões em relação à possibilidade do terremoto direto para a região de Tóquio, após a sequência de tremores em Kanto.

Imagem em CG do vídeo sobre o Terremoto Direto na Área Metropolitana (governo)

Na terça (3) e quarta-feira (4) ocorreram 5 tremores com intensidade superior a 3 em Kanto. Em uma semana – de 28 de novembro a 5 de dezembro – foram 16 sismos com intensidade igual ou superior a 1.

Publicidade

Às 22h35 de quinta-feira (5) ocorreu mais um de magnitude 4,5 com intensidade 3, no norte de Ibaraki.

Segundo avaliação da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ os epicentros foram em 3 locais diferentes nas províncias de Ibaraki e Tochigi, com profundidades e mecanismos distintos. Não há uma razão clara com evidências de que um esteja relacionado a outro, mas em todo caso a agência recomenda tomar cuidado. 

Por outro lado, a NHK está com uma programação especial desde 1.º deste mês, até segunda-feira (8) sobre o temido 首都直下地震, lê-se Shuto Chokka Jishin, o que significa Terremoto Direto na Área Metropolitana, na tradução livre. 

Explicação do sismólogo

A emissora FNN foi ouvir o professor emérito e sismólogo Junzo Kasahara, da Universidade de Tóquio, para saber se essa sequência de sismos prenuncia o temido terremoto na capital japonesa.

Ele explica que os tremores ocorridos são divididos em 2 tipos. Os que ocorreram a uma profundidade de 10Km são de fendas nas placas, ao norte de Ibaraki. Portanto, são sismos provocados desde a ocorrência do Grande Terremoto ao Leste do Japão. 

Enquanto os com profundidade de 60Km são das placas, ao sul de Ibaraki, os quais chamam à atenção.

“Há possibilidade de que os terremotos ocorridos na região sul de Ibaraki podem ser de atividade sísmica do Terremoto Direto na Área Metropolitana. Ocorreram em um local onde as placas do Oceano Pacífico e do Mar das Filipinas colidem. Esta está ligada à ocorrência desse grande terremoto na capital”, explicou.

Prevenção

Caso esses tremores sejam um prenúncio, há preocupação da ocorrência de um terremoto de intensidade 6 ou superior.

Se ainda não tem seu kit de preservação da vida na ocorrência de um desastre como terremoto ou tsunami leia a matéria.

Assista ao vídeo do governo sobre esse terremoto de Tóquio.

Fontes: AMJ, FNN e Nikkan Sports

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cyber Monday da Amazon: 87 horas da última promoção do ano

Publicado em 6 de dezembro de 2019, em Tome Nota

A última grande promoção da Amazon tem produtos incríveis para as famílias como brinquedos, beleza, games, tecnologia e outros.

Imagem: divulgação

Com 7 horas a mais de oportunidade que no ano passado a Amazon Japan já começou a Cyber Monday, a última promoção do ano. 

Publicidade

Das 9h de sexta-feira (6) até 23h59 de segunda-feira (9) são 87 horas de vendas de produtos famosos que obtiveram classificação 4 estrelas pelos clientes em promoção flash (time sale). Também oferece produtos exclusivos da Amazon, bem como o mais recente tablet Fire HD 10 e o popular Fire TV Stick compatível com Alexa.

Para as famílias oferece tênis, os da marca japonesa Syunsoku; arroz cozido Happy Belly, Lego Star Wars, tablets iPad e Wacom, relógio inteligente FitBit, além de um massageador tentador para os olhos.

Tem carrinho de bebê, notebook, sabão líquido para lavar roupas, panelas, pincéis para maquiagem, bebidas, artigos para ski e muito mais. 

Para fazer suas compras toque nesse link: http://www.amazon.co.jp/cybermonday.

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!