Tufão n.º 24 e os danos em Okinawa: há possibilidade de se repetir em outras regiões

Poderá ocorrer tempestade histórica em outras regiões. Veja os danos em Okinawa e registro em fotos.

Em Naha a árvore foi arrancada pela raiz pela tempestade provocada pelo tufão Trami (Jiji Press)

O tufão Trami se aproximou de Okinawa no sábado (29) causando 17 feridos, até 17h, além de inúmeros danos materiais.

Publicidade

Em Yonohara-cho uma tela que cerca a quadra esportiva caiu à tarde e um depósito pré-fabricado de Nanjo foi parar no asfalto.

Foto: Okinawa Times

Foto: Okinawa Times

Inúmeras árvores de Nanjo, Naha e outras cidades foram arrancadas ou quebradas fechando as vias públicas.  

Foto: Okinawa Times

Foto: Okinawa Times

Na cidade de Tomigusuku, por volta das 15h, a água jorrou vigorosamente pelo bueiro, como se fosse um chafariz.

Foto: Okinawa Times

Em Nanjo, a tempestade com a maré alta provocaram uma ressaca no mar, a qual avançou 250 metros inundando as casas da região. Carros foram tombados pela força das rajadas de vento.

Foto: Okinawa Times

Até as 18h de sábado mais de 190 mil residências e estabelecimentos comerciais amargaram interrupção de energia elétrica em 34 cidades, vilas e vilarejos de Okinawa. Na ilha Amami (Kagoshima) foram 22 mil locais que tiveram apagão.  

Riscos em outras regiões

A Agência de Meteorologia do Japão realizou uma coletiva de imprensa, na tarde de sábado.

O representante reiterou a passagem do tufão, mantendo a potência, de sul a norte do país. Alertou para a tempestade entre a Península de Kii (Wakayama) até a costa leste banhada pelo Oceano Pacífico. Há possibilidade de tempestade histórica nesse trecho. Há possibilidade de ter rajadas de vento consideradas violentas.

Portanto, informou que requer vigilância na Península de Kii, Baía de Ise (Mie), Baía de Mikawa (Aichi) e Baía de Tóquio. Caso resida próximo ao litoral não se aproxime jamais da costa.  

Quase todas as províncias deverão estar sob influência do classificado grande e muito forte tufão Trami. Considera a possibilidade de causar danos piores do que o de número 21.

Pede vigilância rigorosa prestando atenção aos comunicados das autoridades locais. Caso receba instruções para evacuação que o faça rapidamente e em segurança, alertou.

No domingo pela manhã deverá se aproximar de Kyushu. O curso deverá ser em direção a Shikoku e Kinki à tarde e no começo da noite em Tokai. Por volta das 3h de segunda-feira deverá estar sobre Tohoku e depois das 15h espera-se que se afaste de Hokkaido.

Assista ao vídeo do jornal Okinawa Times, com imagens de Naha.

Fontes: Nikkei, JNN, NHK e Okinawa Times 
Fotos: Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Trami: parques temáticos e lojas de departamento fecham domingo

Publicado em 29 de setembro de 2018, em Sociedade

Temendo danos aos clientes parques temáticos e lojas de departamento de Kansai e Tokai não terão expediente no domingo (30).

Lojas de departamento e parques não darão expediente no domingo por causa do tufão n.º 24 (Flickr/Wikipedia)

Os anúncios foram feitos no sábado (29) pelo Legoland, em Minato-ku, Nagoia (Aichi) e USJ-Universal Studios Japan, em Osaka. A USJ informa que quem já adquiriu as entradas antecipadamente atenderá ao reembolso.

Publicidade

Da mesma forma o Higashiyama Zoo, em Nagoia, onde está o famoso gorila, também anunciou que não terá expediente no domingo.

No caso do Sea Life e hotel, anexos ao Legoland, terão expediente mas dependendo da situação poderão ter alteração no horário de funcionamento.

O complexo Nagashima, em Mie, informou na página que dependendo do movimento do tufão de número 24 poderá alterar seu horário de expediente.  

Lojas de departamento de Kansai

Por conta das operações de trem suspensas na região Kansai, 12 lojas de departamento das redes Hankyu e Hanshin não darão expediente no domingo. Elas anunciaram que é para preservar a segurança dos clientes e dos funcionários.

Também, 8 da rede Daimaru e Matsuzakaya de Osaka, Hyogo e Quioto estarão de portas fechadas. Da mesma forma, anunciaram Takashimaya de Osaka e Quioto, bem como as 10 da rede Kintetsu de Osaka.

Lojas de departamento em Nagoia

A Takashimaya de Nagoia anunciou em sua página que poderá alterar o horário de funcionamento da loja, assim como a Matsuzakaya, dependendo do curso e horário do tufão.

Fontes: Mainichi e HP 
Fotos: Flickr e Wikipedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!