Se ocorrer o temido megaterremoto Nankai Trough: 320 mil vítimas fatais

Publicado em 1 de setembro de 2018, em Prevenção

No Dia da Prevenção de Desastres o temido megaterremoto na fossa de Nankai foi lembrado. Veja as possibilidades de ocorrência e assista ao vídeo.

Neste Artigo:
&nbspSe ocorrer o temido megaterremoto Nankai Trough: 320 mil vítimas fatais
Ilustração do tsunami, de Shizuoka a Kyushu, na ocorrência do megaterremoto na fossa de Nankai ou Nankai Trough (governo)

No Dia da Prevenção de Desastres (1.º) o governo do Japão lembrou da possibilidade de ocorrência do temido megaterremoto Nankai Trough ou na fossa de Nankai. Nos próximos 30 anos, com probabilidade de 70 a 80%, poderá ocorrer um gigante com 8 a 9 de magnitude. E com ele ocorrerá também o tsunami.

Publicidade

No passado a mesma falha submarina – da Baía de Suruga, em Shizuoka, a Hyuga, em Kyushu – já provocou terremotos de grande magnitude. Foram na categoria de 8, relacionados à fossa de Nankai, em 1361, 1498, 1605, 1707, 1854, 1944 e 1946. O intervalo, exceto nos dois último, tem sido de 100 anos.

A estimativa do Comitê de Investigação do Terremoto do governo é que na pior das hipóteses a ocorrência geraria 323 mil mortes. Os danos materiais seriam de 2,38 milhões de edifícios e casas totalmente destruídos ou incendiados.

O número estimado de pessoas em abrigos provisórios depois de uma semana seria superior a 9,5 milhões. E tenderia a se prolongar.

Prevenção e medidas contra o megaterremoto

O governo calcula que os danos humanos e materiais poderiam ser reduzidos se os imóveis tivessem alta resistência aos sismos. Também dentro das casas e escritórios, se os residentes se prevenissem para evitar que os móveis caiam, o número de vítimas seria bem menor. Se tudo isso fosse feito 15 mil vidas seriam salvas. E 82 mil prédios ou edificações ficariam livres do colapso.

&nbspSe ocorrer o temido megaterremoto Nankai Trough: 320 mil vítimas fatais
Ilustração da ampla área a ser atingida pelo temido Nankai Through (governo)

Em relação às mortes estimadas pelos incêndios, também poderiam ser reduzidas, pois a estimativa é de 10 mil pessoas. Se instalassem um disjuntor sensível aos tremores (感震ブレーカー, lê-se kandou bureekaa), do tipo que desliga automaticamente, ajudaria a reduzir o número de vítimas fatais.

Menos da metade da população faz prevenção

O governo realizou uma pesquisa em novembro do ano passado, sobre as medidas da população em relação ao terremoto. Constatou que 41% dos entrevistados fixaram os móveis e eletroeletrônicos da casa. Em relação ao disjuntor automático somente 13% o instalou.

Para minimizar os danos humanos e materiais o governo ainda tem o desafio da conscientização da população.

Se ainda não leu a matéria sobre a importância da prevenção e o que fazer quando algo acontecer, toque aqui para ler.

Simulação do tsunami e megaterremoto em várias cidades

Assista às imagens chocantes de simulação do tsunami e megaterremoto, através do vídeo produzido pelo governo do Japão. E, se possível, compartilhe esta informação com seus amigos e familiares para a conscientização da prevenção.

Fontes: NHK e governo 
Imagens: governo


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
UNIP Faculdade à distância
Kumon - Estude japonês!