Se ocorrer o temido megaterremoto Nankai Trough: 320 mil vítimas fatais

No Dia da Prevenção de Desastres o temido megaterremoto na fossa de Nankai foi lembrado. Veja as possibilidades de ocorrência e assista ao vídeo.

Ilustração do tsunami, de Shizuoka a Kyushu, na ocorrência do megaterremoto na fossa de Nankai ou Nankai Trough (governo)

No Dia da Prevenção de Desastres (1.º) o governo do Japão lembrou da possibilidade de ocorrência do temido megaterremoto Nankai Trough ou na fossa de Nankai. Nos próximos 30 anos, com probabilidade de 70 a 80%, poderá ocorrer um gigante com 8 a 9 de magnitude. E com ele ocorrerá também o tsunami.

Publicidade

No passado a mesma falha submarina – da Baía de Suruga, em Shizuoka, a Hyuga, em Kyushu – já provocou terremotos de grande magnitude. Foram na categoria de 8, relacionados à fossa de Nankai, em 1361, 1498, 1605, 1707, 1854, 1944 e 1946. O intervalo, exceto nos dois último, tem sido de 100 anos.

A estimativa do Comitê de Investigação do Terremoto do governo é que na pior das hipóteses a ocorrência geraria 323 mil mortes. Os danos materiais seriam de 2,38 milhões de edifícios e casas totalmente destruídos ou incendiados.

O número estimado de pessoas em abrigos provisórios depois de uma semana seria superior a 9,5 milhões. E tenderia a se prolongar.

Prevenção e medidas contra o megaterremoto

O governo calcula que os danos humanos e materiais poderiam ser reduzidos se os imóveis tivessem alta resistência aos sismos. Também dentro das casas e escritórios, se os residentes se prevenissem para evitar que os móveis caiam, o número de vítimas seria bem menor. Se tudo isso fosse feito 15 mil vidas seriam salvas. E 82 mil prédios ou edificações ficariam livres do colapso.

Ilustração da ampla área a ser atingida pelo temido Nankai Through (governo)

Em relação às mortes estimadas pelos incêndios, também poderiam ser reduzidas, pois a estimativa é de 10 mil pessoas. Se instalassem um disjuntor sensível aos tremores (感震ブレーカー, lê-se kandou bureekaa), do tipo que desliga automaticamente, ajudaria a reduzir o número de vítimas fatais.

Menos da metade da população faz prevenção

O governo realizou uma pesquisa em novembro do ano passado, sobre as medidas da população em relação ao terremoto. Constatou que 41% dos entrevistados fixaram os móveis e eletroeletrônicos da casa. Em relação ao disjuntor automático somente 13% o instalou.

Para minimizar os danos humanos e materiais o governo ainda tem o desafio da conscientização da população.

Se ainda não leu a matéria sobre a importância da prevenção e o que fazer quando algo acontecer, toque aqui para ler.

Simulação do tsunami e megaterremoto em várias cidades

Assista às imagens chocantes de simulação do tsunami e megaterremoto, através do vídeo produzido pelo governo do Japão. E, se possível, compartilhe esta informação com seus amigos e familiares para a conscientização da prevenção.

Fontes: NHK e governo 
Imagens: governo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Violento tufão n.º 21 pode atingir o Japão no meio da semana

Publicado em 1 de setembro de 2018, em Sociedade

Classificado como violento, há risco de atingir o país na próxima semana. Se isto ocorrer, será a primeira vez em 25 anos, tamanha potência do Jebi.

A previsão é de que na segunda-feira se aproxime de Okinawa e na terça em Shikoku, provocando danos em ampla área (WN)

De acordo com a última informação da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, o tufão Jebi, de número 21, foi classificado como violento.

Publicidade

Na manhã de sábado (1.º) ele se desloca a 15Km/h sobre o Oceano Pacífico, na altura das Ilhas Mariana, com curso a oeste.

A pressão central é de 915hPa, com velocidade máxima do vento de 55m/s e máxima instantânea de 75m/s.

Tufão Jebi com olho claro e definido visto pelo satélite, às 6h de sábado (WN)

Previsão de curso do violento tufão

Segundo a AMJ na segunda-feira (3) deverá mudar o curso e se aproximar de Okinawa. No dia seguinte pela manhã (4), de Shikoku e de outras províncias, em ampla área.

O raio do tufão n.º 21 é grande, de cerca de 410Km, por isso outras províncias não devem se descuidar mesmo que a aproximação seja em Shikoku.

25 anos depois

Em 1993 o tufão de n.º 13 atingiu Kagoshima, com rajadas de vento de até de 50m/s.

Se o Jebi se aproximar do país será outro caso histórico depois de 25 anos.

Segundo a empresa Weather News o que esses dois tufões têm em comum são as rajadas de vento, que provocam mais danos do que a chuva. Calcula-se que o Jebi tenha velocidade relativamente rápida, por isso, há preocupação maior com a tempestade.

O olho do tufão n.º 21 observado pelo satélite é pequeno. Em geral, quando o olho é pequeno e claramente visível, indica que sua potência é forte.

Satélite capta imagem do olho pequeno e bem definido do tufão 21, às 9h de sábado (WN)

Fontes: NHK e Weather News 
Imagens: WN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!