Governador de Osaka apela para população não sair de casa

O mesmo serve para todas as províncias sob a aproximação do tufão Trami para evitar vítimas fatais, como ocorreu com o anterior de n.º 21.

O Aeroporto Internacional de Kansai já está fechado, das 11h de domingo a 6h de segunda-feira (MBS)

O governador de Osaka, Ichiro Matsui, realizou uma coletiva de imprensa de emergência na manhã de domingo (30). Pediu para a população não sair de casa na hora da aproximação do grande e forte tufão Trami.

Publicidade

Ele lembrou que o anterior, de número 21 provocou extensos danos materiais, os quais tiraram a vida de 8 pessoas da província. Para evitar vítimas fatais clamou à população e visitantes que não saiam pois a previsão é de chuva torrencial e rajadas de vento muito fortes em toda região Kinki.

Os estabelecimentos comerciais e parques não abriram suas as portas em Osaka, bem como os eventos foram suspensos.

O Aeroporto Internacional de Kansai também suspendeu os voos a partir das 11 e fechou as pistas até as 6h de segunda-feira (1.º).

Os trens estão com operações suspensas ou operando com cuidado. Cada uma das companhias pediu para ver as respectivas web pages antes de ir para a estação.

Até que o tufão passe não saiam de casa. Com seus familiares, afastem-se das janelas e procurem ficar no centro da casa”, clamou.

Se ainda não leu a matéria com previsões de horários da aproximação por região e outras informações importantes, toque aqui para abrir e ler.

Fontes: Dainichi e MBS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Domingo com tufão Trami: horários perigosos por região

Publicado em 30 de setembro de 2018, em Prevenção

O tufão n.º 24 cruzará todo o arquipélago principal no domingo, dia 30. Requer vigilância e cuidado. Veja a previsão do seu curso, por região, horários e que cuidados tomar!

Forte tufão n.º 24 (WN)

Às 10h de domingo (30) o olho do tufão Trami, classificado como muito forte, estava sobre o mar próximo à cidade de Nishino-omote (Kagoshima), informou a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ. Depois de passar por Okinawa e Amami ganhou velocidade e se move a 45km/h a nordeste.

Publicidade

Kagoshima, Miyazaki e Kumamoto estão sob a forte influência do Trami, com rajadas de vento fortíssimas e chuva intensa.

Previsão do curso do temido tufão n.º 24 (ANN)

Por conta da aproximação do tufão n.º 24, boa parte do arquipélago principal poderá amargar rajadas de vento consideradas históricas. Em Kagoshima foi registrado vento com velocidade de 55m/s ou igual a 198km/h. O índice pluviométrico pode chegar a 120mm por hora.

Horários de risco por região

O olho do tufão Trami estará sobre o Oceano Pacífico até as 15h, mas sua área de tempestade cobre Kyushu.

Depois segue em direção à região Tokai. Por volta das 18h o olho deverá estar sobre Shikoku.

Por volta das 21h as regiões Kinki e Tokai estarão sob o tufão. À meia-noite deverá cobrir parte de Koshin e Hokuriku. Por volta das 3h de segunda-feira (1.º) Tohoku deverá ser atingida, seguindo o curso para Hokkaido.

A previsão é de que por volta das 3h de terça-feira (2) mude para ciclone tropical. Confira a tabela acima, atualizada no domingo pela manhã. Procure não sair de casa sem necessidade extrema. Lojas de departamento e parques fecharam suas portas para garantir a segurança dos funcionários e clientes.

Muito cuidado no litoral

Para quem reside próximo ao litoral, muito cuidado. A recomendação é jamais se aproximar do mar.

Por causa da forte tempestade combinada com a maré alta, ondas de 13 metros de altura estão previstas para a Baía de Ise e na costa de Mie. Portanto, da província de Mie até Tóquio, o litoral ficará muito perigoso quando da passagem do tufão n.º 24. Veja gráfico acima e fique atento.

Cuidados e prevenção

Se mora em regiões que o tufão ainda não se aproximou aproveite para comprar alimentos, preferencialmente aqueles que não precisam ir ao fogo ou esquentados no microondas caso ocorra apagão e corte de fornecimento de gás.

Compre também água para beber. Procure tomar todos os cuidados para se prevenir, principalmente se mora em área de risco. Toque aqui para ler a matéria.

Siga as instruções das autoridades locais no caso de evacuação. Veja abaixo os horários considerados de risco para sair de casa. Se tiver algum compromisso ou precise ir ao supermercado ou loja de conveniência, procure ir antes dos horários de pico de risco.

Jamais saia de casa sem necessidade nos horários indicados por região (WN)

Fontes: ANN, NHK e Weather News 
Imagens: ANN e WN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!