Tufão gigante se aproxima do arquipélago principal

O tufão de número 21, gigante, mantém sua força e se aproxima do arquipélago principal. Gera chuvas intensas e ventos fortes, requerendo vigilância para os desastres naturais.

Tufão no. 21 avança e deverá cobrir o arquipélago principal na segunda-feira pela manhã (Sunny Spot)

Ventos fortes, chuvas intensas e  consequentes desastres naturais como enchentes, inundações e deslizamentos são gerados pelo tufão de número 21, gigante e muito forte.

Publicidade

Ao meio-dia deste domingo (22), o tufão se encontrava nas proximidades das ilhas de Okinawa. Ele mantém sua força e avança sentido arquipélago principal, com velocidade de cerca de 40 Km/h, segundo informações da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão.

Se continuar na rota prevista, olho do tufão deverá se aproximar das províncias na costa do Pacífico, na noite deste domingo.

Especialmente nas regiões Kansai, Tokai e Kanto Koshin existe o risco de registro de chuvas intensas.

A previsão é de que o olho do tufão chegue por volta das 3h de segunda-feira (23) e atinja parte das províncias das regiões Tokai e Kanto, subindo para Tohoku.

A AMJ prevê que na terça-feira (24) ele se torne área de baixa pressão.

Olho do gigante tufão de número 21, fotografado do avião, pela equipe da Universidade de Nagoia no sábado (NHK)

Vigilância e alerta em várias províncias

Na província de Oita, várias cidades estão sob alerta de deslizamentos. Em Mie, Hiroshima e Yamaguchi há rios que já excederam o limite do perigo de enchente. Em Mie, o risco está num rio na cidade de Iga.

A AMJ pede atenção para as previsões de chuvas históricas, de domingo até a manhã de segunda-feira:

  • Tokai: 600 mm
  • Kinki: 500 mm
  • Hokuriku: 400 mm
  • Shikoku e Kanto Koshin: 300 mm
  • Chugoku: 250 mm
  • Tohoku: 180 mm

Além das chuvas, a AMJ alerta para os ventos fortes, de 35 a 50 m/s e o mar bravo, especialmente nas províncias da costa do Oceano Pacífico.

Comparado ao tufão no. 18 de 2014

A força do tufão no. 21 é comparado ao de número 18, na mesma época, em 2014. Por conta das chuvas intensas geradas por ele, o tráfego de trens e shinkansen, mais de 100 linhas, foram interrompidas. Isso ocorreu no período da manhã, na hora em que as pessoas saíam para o trabalho. As chuvas intensas provocaram desastres naturais, como deslizamentos em vários locais.

A cidade de Nagoia cancelou o grande festival, programado para sábado e domingo, em consequência do tufão.

O Centrair-Aeroporto Internacional de Chubu suspendeu 32 voos e a JR está com operações suspensas em trechos da província de Mie.

Imagem de satélite do tufão gigante, de número 21, para se ter ideia da dimensão (Okinawa Times)

Fontes: AMJ, NHK e CBC
Imagens: SS, Okinawa Times e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota e Honda confirmam segurança de alguns produtos da Kobe Steel

Publicado em 21 de outubro de 2017, em Sociedade

As investigações realizadas pelas montadoras seguem a revelação da Kobe Steel de que dados de inspeção sobre um grande número de produtos foram falsificados.

A Kobe Steel revelou que dados de inspeção sobre um grande número de produtos foram falsificados ou manipulados (Asia Nikkei)

Montadoras japonesa confirmaram o uso de produtos da Kobe Steel afetados pelos dados falsos de inspeção, mas disseram que não encontraram problemas de segurança até agora.

Publicidade

A Toyota Motor Corp. e a Honda Motor Corp. emitiram declarações no final da quinta-feira (19) descrevendo descobertas preliminares de verificações de materiais e peças da Kobe Steel. A mídia japonesa citou que oficiais de outras montadoras fizeram anúncios similares.

As investigações realizadas pelas montadoras, fabricantes de aeronaves e outros clientes da Kobe Steel seguem a revelação da empresa de que dados de inspeção sobre um grande número de produtos foram falsificados ou manipulados. A extensão do problema não está clara porque a Kobe Steel não identificou os clientes afetados pelo nome e ainda está investigando o problema.

Problema pode ter persistido por mais de uma década

No entanto, ela disse que dados sobre placas de alumínio, tubos e moldes de cobre e fios-máquina de aço usados em pneus e motores de veículos estão entre os produtos cujos dados não corresponderam às especificações ou eram falsos ou insuficientes. O problema pode ter persistido por mais de uma década, divulgou a mídia japonesa, citando ex-funcionários da Kobe Steel, sem identificá-los.

A Toyota disse em uma declaração que havia confirmado que placas de alumínio da Kobe Steel usadas em capôs, portas traseiras e outros componentes de seus veículos atenderam as exigências para resistência e durabilidade com base em dados da empresa que estava “bem além das especificações da Toyota.”

A Toyota disse que ainda estava investigando os produtos de alumínio da Kobe Steel.

Já a Honda disse que os painéis de alumínio eram os únicos produtos comprados diretamente da Kobe Steel. A empresa descobriu que todos eles atenderam aos seus padrões de segurança e que ainda estava investigando outras peças obtidas através de fornecedoras.

Muitos clientes da Kobe Steel disseram que estão verificando o problema. Até agora, nenhum deles confirmou qualquer risco específico de segurança. Contudo, no início desta semana, a Agência de Segurança de Aviação Europeia recomendou às empresas que suspendessem o uso de produtos da Kobe Steel quando possível enquanto elas revisam suas redes de fornecimento para identificar “peças suspeitas não aprovadas” da empresa que podem ter sido usadas.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!