Susto e danos causados pela chuva em Tokai e Nagano

Publicado em 9 de julho de 2020, em Informações

Com a chuva torrencial desde sexta-feira em ampla área do oeste do arquipélago as regiões Tokai e Koshin também foram afetadas.

Neste Artigo:
&nbspSusto e danos causados pela chuva em Tokai e Nagano
Grade de proteção da via pública desmoronou com o deslizamento e os sedimentos caíram sobre estrada de ferro em Toyota (CBC TV)

Logo nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (8) a AMJ considerou alerta máximo, de nível 5, para as províncias de Gifu e Nagano, por causa da chuva torrencial e intermitente. Havia sérios riscos de desastres e, de fato, ocorreram em diversos locais.

Publicidade

Em Nagano a população de várias cidades e vilarejos recebeu ordem de evacuação, de manhã. Embora a AMJ tenha rebaixado o alerta para nível 4 os riscos de desastres eram iminentes, tanto em Gifu quanto em Nagano, por isso, a situação requeria cuidados.

No Monte Ontake o índice pluviométrico acumulado desde sexta-feira (3) chegou a 871mm e nas outras localidades entre 400 a 500mm.

Em diversas cidades e vilarejos ocorreu apagão pela manhã e até o meio-dia ainda não tinha sido restabelecido o fornecimento.

&nbspSusto e danos causados pela chuva em Tokai e Nagano
Em Nagano ocorreram diversos deslizamentos, esse foi na entrada do túnel (JNN)

Na rodovia 158, entre Matsumoto e Kamikochi (Nagano) ocorreram pelo menos 3 deslizamentos. Hóspedes, total de 34, mais funcionários dos hotéis da região de Kamikochi, no total de 308 pessoas, ficaram ilhadas. A informação é de que têm alimentos para passar alguns dias. Até a tarde de quarta-feira não havia nenhum relato de mal-estar. 

Sustos mas sem vítimas nos desastres em Gifu e Aichi

Na região Hida, em Gero e Takayama, na província de Gifu, parte dos telefones celulares não puderam ser usados no período da manhã de quarta-feira (8) porque as antenas da operadora DoCoMo foram danificadas. Houve prejuízo para os usuários de Toba (Mie) também por volta das 9h.

&nbspSusto e danos causados pela chuva em Tokai e Nagano
Deslizamento da encosta da montanha ultrapassou o rio e os sedimentos invadiram uma casa em Takayama (CBC TV)

Em Gero a população nunca tinha visto tanta chuva em curto período. Foram 414mm em 24 horas. Pelo menos 15 casas ficaram inundadas. Em Takayama um movimento de massa foi parar dentro de 3 casas mas ninguém se feriu. Em uma das casas havia 5 pessoas. Apesar do susto todas estavam abrigadas no segundo andar, por isso se salvaram.

Até a tarde de quarta-feira as 4 mil pessoas ilhadas em Gero e Takayama ainda continuavam esperando pela recuperação das estradas danificadas.

Em Toyota (Aichi) também aconteceu um deslizamento em Oshikamo-cho e os sedimentos caíram sobre a linha férrea da Aichi Kanjo Tetsudo, afetando a operação do trecho Kitanomasuzuka e Mikawa-Toyota. 

Outro local onde ocorreu deslizamento foi em Shinshiro (Aichi), além de queda de rochas, no total de 33 ocorrências de desastres. Em Nagoia a ventania por volta das 6h era como de tufão e em Anjo um carro ficou submerso. 

Fontes: SBC, Tokyo Shimbun, JNN, Tokai TV, CTV, NHK, Chunichi e CBC TV


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão