Danos causados pela chuva e tempestade em Kansai

Tanto as rajadas de vento quanto a chuva intermitente causaram desastres em Kansai, sem vítimas.

Andaime da obra da prefeitura em queda pela força das rajadas de vento (Mainichi)

Não só em Kyushu e Shikoku ou Tokai ocorreram danos por causa da chuva torrencial. Em Kansai, além da água que caiu sem parar teve também tempestade desde antes do amanhecer de quarta-feira (8).

Publicidade

Por volta das 5h30 o andaime da obra do prédio do novo palácio da Prefeitura de Kashiwara (Osaka) desmoronou. Caiu sobre os trilhos da linha JR Yamatoji, impedindo o tráfego por 100 metros entre as estações Takaida e Kashiwara. Além disso, houve queda de energia elétrica pelo rompimento dos cabos. Isso fez com que a JR suspendesse a operação, por longas horas, do trecho Oji a Namba.

Nesse momento a rajada de vento era de 24,7 metros por segundo, muito forte. 

Em Quioto (província homônima) ocorreu um deslizamento de terra perto da estação Kibuneguchi da companhia Eizan, bloqueando um trecho da ferrovia. Outro deslizamento foi em Sakyo-ku, de um declive da montanha, cobrindo parte da rodovia 162. Embora não tenha gerado nenhuma vítima 830 casas no trecho entre Sakyo-ku e Kita-ku tiveram corte de energia elétrica.

Por conta da chuva intermitente desde sexta-feira (3) em Tanabe (Wakayama), a encosta de uma montanha colapsou, destruindo o escritório de um santuário xintoísta.

Deslizamento em Sakyo-ku, cidade de Quioto, bloqueia estrada (MBS)

Em Hidakagawa-cho (Wakayama), também por causa da chuva de sexta-feira um movimento de massa da montanha invadiu uma residência, afetando a estrutura. 

Segundo o observatório local o índice pluviométrico chegou a 600mm em Tanabe, colocando a cidade em risco nos próximos dias também, principalmente com perigo de deslizamentos. 

Nas cidades de Maibara e Nagahama (Shiga) o índice pluviométrico foi de 374 e 243mm, respectivamente, em 72 horas, até a manhã de quarta-feira. Embora não tenha registro de ocorrência de desastres, com a instabilidade do solo, não se pode descuidar com o risco de deslizamentos.

Assista ao vídeo do jornal Mainichi para ver as imagens do andaime caído.

Fontes: Quioto Shimbun, Mainichi, MBS e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Susto e danos causados pela chuva em Tokai e Nagano

Publicado em 9 de julho de 2020, em Informações

Com a chuva torrencial desde sexta-feira em ampla área do oeste do arquipélago as regiões Tokai e Koshin também foram afetadas.

Grade de proteção da via pública desmoronou com o deslizamento e os sedimentos caíram sobre estrada de ferro em Toyota (CBC TV)

Logo nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (8) a AMJ considerou alerta máximo, de nível 5, para as províncias de Gifu e Nagano, por causa da chuva torrencial e intermitente. Havia sérios riscos de desastres e, de fato, ocorreram em diversos locais.

Publicidade

Em Nagano a população de várias cidades e vilarejos recebeu ordem de evacuação, de manhã. Embora a AMJ tenha rebaixado o alerta para nível 4 os riscos de desastres eram iminentes, tanto em Gifu quanto em Nagano, por isso, a situação requeria cuidados.

No Monte Ontake o índice pluviométrico acumulado desde sexta-feira (3) chegou a 871mm e nas outras localidades entre 400 a 500mm.

Em diversas cidades e vilarejos ocorreu apagão pela manhã e até o meio-dia ainda não tinha sido restabelecido o fornecimento.

Em Nagano ocorreram diversos deslizamentos, esse foi na entrada do túnel (JNN)

Na rodovia 158, entre Matsumoto e Kamikochi (Nagano) ocorreram pelo menos 3 deslizamentos. Hóspedes, total de 34, mais funcionários dos hotéis da região de Kamikochi, no total de 308 pessoas, ficaram ilhadas. A informação é de que têm alimentos para passar alguns dias. Até a tarde de quarta-feira não havia nenhum relato de mal-estar. 

Sustos mas sem vítimas nos desastres em Gifu e Aichi

Na região Hida, em Gero e Takayama, na província de Gifu, parte dos telefones celulares não puderam ser usados no período da manhã de quarta-feira (8) porque as antenas da operadora DoCoMo foram danificadas. Houve prejuízo para os usuários de Toba (Mie) também por volta das 9h.

Deslizamento da encosta da montanha ultrapassou o rio e os sedimentos invadiram uma casa em Takayama (CBC TV)

Em Gero a população nunca tinha visto tanta chuva em curto período. Foram 414mm em 24 horas. Pelo menos 15 casas ficaram inundadas. Em Takayama um movimento de massa foi parar dentro de 3 casas mas ninguém se feriu. Em uma das casas havia 5 pessoas. Apesar do susto todas estavam abrigadas no segundo andar, por isso se salvaram.

Até a tarde de quarta-feira as 4 mil pessoas ilhadas em Gero e Takayama ainda continuavam esperando pela recuperação das estradas danificadas.

Em Toyota (Aichi) também aconteceu um deslizamento em Oshikamo-cho e os sedimentos caíram sobre a linha férrea da Aichi Kanjo Tetsudo, afetando a operação do trecho Kitanomasuzuka e Mikawa-Toyota. 

Outro local onde ocorreu deslizamento foi em Shinshiro (Aichi), além de queda de rochas, no total de 33 ocorrências de desastres. Em Nagoia a ventania por volta das 6h era como de tufão e em Anjo um carro ficou submerso. 

Fontes: SBC, Tokyo Shimbun, JNN, Tokai TV, CTV, NHK, Chunichi e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!