Alerta máximo em Gifu e Nagano na quarta-feira

A AMJ atualiza frequentemente as informações sobre a chuva torrencial que aflige ampla área do país. Na quarta-feira Gifu e Nagano estão sob alerta de nível 5.

Províncias em preto e roxo sob cuidado máximo (AMJ)

Com as chuvas torrenciais desde sexta-feira (3) as províncias de Gifu e Nagano estão sob alerta máximo desde a manhã quarta-feira (8). O Rio Hida transbordou causando inundação na cidade de Gero (Gifu).

Publicidade

Na área de Maze em Gero ocorreu um deslizamento, o qual bloqueou a estrada de acesso e 400 famílias ficaram ilhadas. Na cidade 694 famílias estão no abrigo. 

Desde as 6h os residentes de Takayama, Nakatsugawa, Ena, Hida, Gujo e Gero estão sob alerta de nível 5. As demais cidades da província estão sob alerta de nível 4 por causa da chuva muito intensa. 

Em Nagano as cidades de Matsumoto, Azumino, área de Norikukamikochi, Ina e os vilarejos da região sul da província estão sob alerta de nível 5.

Segundo coletiva de imprensa dos representantes da AMJ, às 11h, a informação é de que o alerta máximo em Gifu e Nagano poderá ser rebaixado para 4, mas continua exigindo cautela da população por causa dos riscos de desastre. 

Na região de Tokai a chuva cai intermitentemente desde sexta-feira, de forma incomum, especialmente em Gifu. Nas 24h até 7h de quarta-feira a precipitação foi de 403mm em em Gero e 272mm em Funayama.

As províncias em preto são as com alerta nível 5 e as em roxo são as com alerta nível 4 (AMJ)

Para conferir informações atualizadas com frequência, em japonês, acesse a página web da AMJ: http://www.jma.go.jp/jp/warn/. Selecione a província e verifique a situação em cada cidade. 

Às 10h58 Gifu e Nagano estão sinalizadas em preto, o que indica nível 5 de alerta, e há diversas províncias em roxo, alerta nível 4.

Atualização Às 11h40 a AMJ mudou o alerta em Gifu e Nagano para nível 4. Embora a chuva torrencial tenha cessado ainda há risco de deslizamentos e inundações.

Para compreender os níveis de alerta com mais informações no Portal Mie, toque aqui.

Fontes: AMJ, CBC TV, ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Níveis de alerta no caso de chuva e consequentes desastres

Publicado em 8 de julho de 2020, em Prevenção

Compreenda os 5 níveis de alerta emitidos pelas autoridades locais ou AMJ quando da chuva torrencial, pois podem acontecer desastres, e saiba do momento para evacuação.

Toda cidade de Hitoyoshi em Kumamoto, inundada, pelas chuvas torrencias desde 3 de julho (ANN)

O governo e a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão criaram em 2019 uma tabela com 5 níveis de alerta em caso de chuva. Especialmente as chuvas torrenciais merecem muita atenção e estado de alerta pois em questão de poucas horas podem causar desastres irreparáveis. 

Publicidade

Em julho de 2018 a chuva torrencial assolou a região oeste, colocando as províncias de Okayama, Hiroshima e Ehime em situação de calamidade. Foram registradas 237 mortes e ainda há desaparecidos. 

Embora tenham sido emitidos alertas sequenciais as pessoas subestimaram ou não compreenderam. A consequência da evacuação tardia foi de grande aflição.

Para que a população compreenda as instruções e alertas o governo revisou os níveis de alerta, passando a 5. 

Veja a tabela abaixo.

Tabela traduzida do original em japonês, elaborada pelo governo (PM)

Quando as autoridades locais anunciarem nível 4 busque abrigo imediatamente, pois no nível 5 pode ser tarde, já que desastres podem ter ocorrido na área. Se tiver alguém idoso ou com cuidados especiais na família busque abrigo já no nível 3 de alerta. 

Preserve sua vida! 

Compartilhe esta matéria com seus amigos. 

Informações sobre desastres naturais no Japão em português – clique aqui.

Assista ao vídeo traduzido em espanhol.

Fontes: AMJ e governo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!