Impacto continua grave: um mês depois do tufão Hagibis

A inundação histórica causada pela chuva pesada do tufão Hagibis deixa marcas graves. Foram 90 mortes e ainda há 2,7 mil pessoas em abrigos.

Parque Industrial de Koriyama, em Fukushima, inundado (foto de 14/out, Nikkei)

Um mês após a passagem do tufão de número 19, o Hagibis, no arquipélago japonês, em 12 do mês de outubro, o impacto continua grave.

Publicidade

Esse tufão foi devastador, causando chuva pesada e, em consequência, danos em cerca de 300 rios, motivo das inundações jamais vistas. 

Em 13 províncias foram 90 vidas ceifadas, sendo que 5 pessoas continuam desaparecidas.

Drama dos desabrigados

Nos abrigos, até segunda-feira (11), são 2,7 mil pessoas que perderam suas casas e não têm para onde ir. Não se sabe o número das famílias que estão abrigadas em casa de parentes.

No total foram 11.706 edifícios com perda total, 11.982 com perda parcial e 67.142 inundadas no nível do solo ou acima dele. 

Abrigo da cidade de Nagano (Nikkei)

Foram 884 deslizamentos em 20 províncias. No pico do apagão foram 521.540 pontos atingidos e 166.149 edificações com corte de água. 

Prejuízos na economia causados pelo tufão

A JR West amargou 14,8 bilhões de ienes de prejuízo pelos shinkansens inundados em Nagano.

Também afetou o transporte público, pois 11 linhas convencionais de 7 companhias de trens ainda operam com restrição, até segunda-feira. 

A rede Kourakuen teve suas fábricas de Kita Kanto e Tohoku danificadas, portanto, teve que suspender o expediente de 240 de suas casa de lámen.

Grandes indústrias como Subaru, Taiyo Yuden, Hitachi e Panasonic tiveram que suspender as atividades por causa das inundações. As duas últimas ainda não retornaram.

Comércio, onsen e agricultura altamente afetados

Maçãs de propriedade da cidade de Nagano jogadas no chão pelas rajadas de vento e chuva (15/out, Nikkei)

Também existem casos em que pequenas empresas, como as de gestão familiar, são forçadas a fechar seus negócios. A extensão total dos danos à atividade econômica ainda não foi esclarecida.

Os hotéis do tipo ryokan que oferecem águas termais ou onsen em japonês, também foram afetados. Só em Hakone (Kanagawa) 57 estabelecimentos continuam com as portas fechadas, sejam por danos diretos ou porque as vias de acesso estão interrompidas.

A agricultura de 38 províncias foi afetada pela chuva e inundações, principalmente do cultivo de maçãs e arroz. Estima-se que os prejuízos devam chegar a 300 bilhões de ienes. 

Fontes: Asahi e Nikkei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ponte em desmantelamento colapsa e fere 4 funcionários

Publicado em 12 de novembro de 2019, em Acidentes

Funcionários da obra estavam trabalhando em uma ponte em demolição, quando essa rompe e todos os 7 caíram no rio, ferindo 4.

Obra de demolição da ponte, onde ocorreu o acidente (NHK)

Após as 10h de segunda-feira (11) uma ponte em demolição estava com equipamentos para remover a placa de concreto, quando uma parte rompeu e 7 trabalhadores caíram no rio, de uma altura de 4,5 metros. 

Publicidade

O acidente de trabalho foi em Ajigasawa-machi (Aomori). Quatro deles, na faixa dos 50 aos 70 anos, foram resgatados e levados para o hospital, com fraturas, sem risco de vida. 

Segundo informações do responsável da província que solicitou a obra de demolição, a Ponte Ojikari tem estrutura de aço, com 40 de comprimento e 3 metros de largura, já muito envelhecida. Em agosto deste ano foi inaugurada uma nova ponte, por isso, desde setembro vinha sendo demolida. 

Tanto a polícia quanto a delegacia do trabalho investigam detalhadamente a causa do acidente que envolveu os trabalhadores. 

Fontes: NHK e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!