Sete províncias com alerta especial de chuva para proteção da vida

Pela primeira vez a Agência de Meteorologia do Japão se antecipa para alertar a população das 7 províncias para assegurar a vida.

Tufão grande e potente, Hagibis (NHK)

Por causa do alto risco das nuvens pesadas de chuva a serem trazidas pelo tufão Hagibis, a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ realizou uma coletiva de imprensa, às 16h30 de sábado (12). 

Publicidade

Foi a primeira vez que a AMJ faz alerta especial, antecipadamente, sobre os riscos elevados da chuva que se aproxima por causa do tufão Hagibis que deverá atingir Shizuoka, Kanto e depois Tohoku.

As 7 províncias são Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Saitama, Gunma, Yamanashi e Nagano.

Imagem: JNN

O diretor da AMJ, Keiji Sugawara, recomenda à população dessas 7 províncias que busquem antecipadamente locais seguros, ou abrigos, se afastando de locais onde há encostas e rios, para preservação da vida. 

A previsão da AMJ é de chuvas torrenciais em diversos locais dessas províncias, muito mais pesadas do que choveu até as 15h de sábado. “É uma chuva nunca antes vista”, alertou. 

Pediu à população dessas províncias que sigam as instruções das autoridades dos bairros e cidades dessas províncias, pois é muito possível que o alerta suba para nível 5, ou de alto risco, já tarde para evacuação. Por isso, ao ouvir o alerta de nível 4, de diretiva de evacuação, que busque abrigo imediatamente. 

Não descuide das províncias onde a chuva cessar

Kanagawa (ANN)

Com a chuva nas províncias de Ibaraki, Gunma, Tochigi, Saitama, Kanagawa, Yamanashi, Nagano, Shizuoka, Nara, Miyagi e Fukushima, até a tarde deste sábado, ocorreu severo aumento de risco de deslizamentos, em alguns locais. 

Além disso, em Mie, Gunma, Kanagawa, Shizuoka e Saitama há muitos rios que já ultrapassaram o nível de risco, prestes a transbordar. 

Área de tempestade do tufão n.º 19

Previsão para 17h20  (Tenki)

Às 16h o tufão estava a 100Km de Shimoda (Shizuoka) e colocou as províncias de Tokai, Kansai e Kanto Koshin na sua área de forte tempestade. E mantendo sua potência irá atingir Shizuoka e outras províncias de Kanto no final da tarde ou começo da noite. 

Por conta disso uma chuva pesada, ou violenta, deverá cair sobre as províncias de Tokai e Kanto.

De Kinki a Kanto, a costa está com uma grande elevação das ondas, chegando a 13 metros de altura, o que coloca a área litorânea em risco. Com a elevação da maré na manhã de domingo a costa de Shizuoka deverá ter ondas de altura nunca vistas. 

Proteja a vida

Por favor, tenha extremo cuidado e vigilância com a chuva, tempestade e elevação das ondas. Poderá ocorrer tornado também. Por causa da chuva há riscos de deslizamentos, mais inundações e mais transbordamento dos rios.

Se estiver perigoso para sair e se deslocar até um abrigo, procure por um local mais alto na casa para se proteger. Jamais saia sem necessidade. Tome ações para proteger a vida, acima de tudo.

Fontes: NHK, JNN, ANN e AMJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão n.º 19: apagões, vítimas e avisos de evacuação em 7 províncias

Publicado em 12 de outubro de 2019, em Informações

Mesmo a uma certa distância do arquipélago principal o tufão Hagibis provoca chuvas torrenciais, pontuais, além de tempestade. Veja as consequências.

Tufão gigantesco e muito forte deverá atingir Shizuoka primeiro, no começo da noite (Yahoo!)

Com a aproximação do gigantesco e forte tufão Hagibis no sábado (12) várias províncias de Tokai e Kanto já estão sob chuva forte, em alguns locais, torrenciais e pontuais. Por causa disso há vários rios que já transbordaram causando inundações. Além disso, rajadas de vento muito fortes têm causado danos. 

Publicidade

Até as 11h foram emitidos alertas de evacuação em 7 províncias, como Chiba, Shizuoka ou Mie, para pelo menos 460 mil famílias, no total de 1,48 milhão de pessoas.

Vítimas, inclusive fatal 

Em Chiba há registro de 4 pessoas feridas pelo desabamento de uma casa e 1 morte por ter ficado sob a camionete kei tombada pela rajada de vento.

Em Shizuoka, Chiba e Tokushima há outras 3 pessoas feridas. 

Segundo o Corpo de Bombeiros uma mulher de 44 anos, de Funabashi (Chiba), estava reforçando a proteção dos vidros da janela, do lado externo de sua casa. Foi atingida por uma rajada de vento e jogada para um rio que corre próximo à sua casa. Foi resgatada com ferimentos, mas consciente e está internada.

Em Gotenba (Shizuoka) os bombeiros receberam chamada para socorrer 2 pessoas levadas pela correnteza do rio, antes das 13h de sábado. Uma delas foi salva e outra está sendo procurada.

Apagões em Kanto

Segundo levantamento da Tepco-Tokyo Electric Power há pelo menos 8,1 mil pontos com interrupção de energia elétrica, até as 13h de sábado. São nas províncias de Chiba, Ibaraki, Tochigi, Saitama, Kanagawa e em Tóquio.

O tufão Hagibis deverá atingir Shizuoka no começo da noite. Depois se move para Kanto e segue para Tohoku. 

Fique atento às instruções das autoridades locais sobre os riscos de inundação e deslizamentos. 

Fontes: NHK, Yomiuri e Yahoo!

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!