Difícil prever antecipadamente a ocorrência do temido Nankai Trough

Publicado em 12 de julho de 2019, em Informações

A Universidade de Kansai realizou uma pesquisa entre os sismólogos sobre a presciência da ocorrência do megaterremoto Nankai Trough.

Neste Artigo:
&nbspDifícil prever antecipadamente a ocorrência do temido Nankai Trough
Caso ocorra o megaterremoto será nessa área, de Shizuoka a Shikoku (FNN)

Antes da ocorrência do megaterremoto Nankai Trough ou de outro forte, a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ deverá anunciar uma informação extraordinária quando o temor da ocorrência aumentar. Desde 27 do mês passado estão em operação novos sismógrafos, aumentando para 690 locais na costa do Oceano Pacífico. 

Publicidade

Assim, ao perceber movimentos estranhos em uma das placas, indicando a ocorrência de terremoto, a AMJ pretende alertar a população. Com isso, de Hokkaido a Kanto aumentou a possibilidade de antever 25 segundos antes e na região da Península Kii (Wakayama), 10 segundos antes. 

Yoshinari Hayashi, sismólogo e professor da Universidade Kansai, realizou uma pesquisa entre seus 90 colegas da Sociedade de Sismologia do Japão para avaliar a possibilidade da previsão da ocorrência do megaterremoto. 

Na quinta-feira (11) o jornal Asahi informou o resultado. Segundo os resultados a possibilidade média da presciência é de 5,8%. 

Na hipótese de que essa presciência esteja correta a possibilidade da ocorrência é de 19,7%. Portanto, mesmo tendo feito a previsão a probabilidade de que ocorra é de 1,14%.

Os pesquisadores pensam que é difícil fazer a previsão. Independente dessa ser assertiva ou não o mais importante é ter em mente as medidas de prevenção no cotidiano”, declarou Hayashi.

Mesmo no caso do temido Nankai Trough, o qual é bem mais analisado e estudado do que o de outras regiões, a ocorrência será súbita, como foram o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji e o Grande Terremoto do Leste do Japão. Não se pode achar que o sistema de prevenção de desastres pode ser construído sob a premissa da presciência.

Caso ainda não tenha lido a matéria sobre o que fazer para se proteger toque aqui.

Fontes: Asahi, Webronza e FNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!