Terremoto de 6,8 em Yamagata: tsunami e consequências

O terremoto que ocorreu às 22h22 gerou alerta de tsunami de 1 metro. Ocorreu apagão em várias cidades. O governo se reuniu imediatamente para medidas.

Área costeira onde ocorreu tsunami (Asahi)

Embora tenha sido gerado alerta de tsunami de 1 metro logo após a ocorrência do terremoto de magnitude 6,8 na noite de terça-feira (18),  às 22h22, não há notícia de danos. Foi pedido para que a população não se aproxime da costa e que procure um local alto para abrigo. A imprensa ficou noticiando o tempo todo os horários de chegada do tsunami, bem como os da maré cheia.

Publicidade

No Porto de Wajima e Nanao (Ishikawa) o tsunami chegou mais tarde, às 23h30.

Em Sakata-cho (Yamagata) há cerca de 20 pessoas que procuraram abrigo na polícia. Houve corte da comunicação, os telefones da polícia ou prefeitura não estão funcionando. Também há registro de apagões em várias cidades de Yamagata e linhas de trem da JR estão paradas na província. Há notícias de que o tráfego foi interrompido em trechos das vias expressas de Yamagata.

Em Hakusan (Niigata) a operação do trem foi interrompida.

Às 23h10 Yoshihide Suga, Secretário-Chefe de Gabinete fez pronunciamento público informando que as duas usinas da região não foram afetadas com o terremoto.

“Estamos reunidos para garantir a segurança da população”, afirmou, dizendo que as medidas já foram tomadas. Estão se empenhando na coleta de informações com sede de resposta ao terremoto já instalada.

Pediu para que os residentes fiquem atentos com rádio para se informarem já que ocorreram réplicas.

As 3 operadoras – au, Softbank e Docomo –  iniciaram o serviço de recados, por volta das 23h, o qual pode ser acessado pelas respectivas páginas web.

Por volta das 23h20 entraram 2 notícias de feridos, com lesões leves, em Yamagata.

Fontes: NHK e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte terremoto de magnitude 6,8 na costa de Yamagata

Publicado em 18 de junho de 2019, em Avisos de Emergência

Um forte terremoto de magnitude 6,8 ocorreu no Japão, com alerta de tsunami, na costa de Yamagata.

Publicidade

Às 22h22 de terça-feira (18) ocorreu um forte terremoto de magnitude 6,8 na costa da província de Yamagata. Foi a 10Km de profundidade, gerando alerta de tsunami na costa de Hokuriku.

Como gerou alerta de tsunami a Agência de Meteorologia do Japão alerta a população para se afastar da costa procurando um local mais alto. O tsunami é de 1 metro de altura.

Em Murakami (Yamagata) a intensidade sísmica na escala japonesa foi de 6 (forte), enquanto em Shonai (Yamagata) foi de 6 (fraca).

Tremor de intensidade 5 (fraca) ocorreu nas cidades de Yurihonjo (Akita), Mikawa-cho, Sakata e Okura, todas em Yamagata; e Aga, Kashiwazaki e Nagaoka, em Niigata.

Tremores de intensidade 4 foram sentidos em diversas cidades de Iwate, Miyagi, Akita, Yamagata, Fukushima e Niigata.

A AMJ pede para os residentes da Ilha de Sado buscarem abrigo por causa do tsunami, mesmo que seja de 1 metro. Deve ser por volta das 11h.

Em seguida ocorreram réplicas de tremores de magnitude 3.

Ainda não há notícias de vítimas e danos materiais.

Fontes: AMJ e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!