Novos níveis de alerta para salvar vidas em caso de chuva intensa e terremoto

O governo anunciou uma nova diretriz de emissão de alertas, aumentando os níveis de 3 para 5, para prevenção de desastres provocados pela chuva e terremoto.

Tragédia causada pela chuva intensa, em julho de 2018, em Okayama (arquivo ANN)

Em reunião realizada pela manhã o governo apresentou uma nova diretriz em relação aos níveis de alerta à população local, para preservar vidas, nos casos de chuva intensa e terremoto. Como medida preventiva adicionou 2 novos alertas aos atuais 3, passando para 5.

Publicidade

O objetivo é mostrar aos residentes locais de forma clara o nível do perigo a fim de salvar vidas com a evacuação precoce. Quer começar a operar por volta de junho, quando chega a estação chuvosa e os tufões.

No ano passado as províncias de Okayama, Hyogo e Hiroshima, por exemplo, tiveram desastres por causa da chuva intensa. Nessa ocasião muitos ignoraram os alertas emitidos pelas autoridades locais ainda no estágio inicial. Tornou-se portanto o pior desastre da era Heisei provocado pela chuva.

Veja a tabela em português

O governo informou que quando o alerta do nível 5 é emitido já é tarde para buscar abrigo. Por isso, pede à população que atenda aos avisos e alertas já no nível 3, dando prioridade aos idosos e às pessoas com dificuldade de locomoção.

Veja a tabela e, se for o caso, dê um print na tela e salve a imagem abaixo.

Para compreender a linguagem em japonês, nesse caso de emergência, toque aqui para abrir e ler a matéria informativa.

Para ler outras matérias relacionadas toque sobre as palavras em vermelho:

Dois novos níveis de alerta, 4 e 5, para preservação da vida, definidos pelo governo

Divulgue essas informações para os seus amigos.

Fontes: Nikkei, ANN e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novidades nos veículos kei: direção automática e SOS

Publicado em 29 de março de 2019, em Lançamentos

A montadora Mitsubishi anunciou uma inovação com a introdução do sistema de direção automática no kei. A Nissan também tem novidade.

A Mitsubishi apresentou os modelos kei com direção automática na via expressa (divulgação)

A montadora Mitsubishi apresentou na quinta-feira (28) o kei eK Wagon renovado e o novo eK X, o qual se lê eK cross, desenvolvidos com a inovação tecnológica da direção automática nas vias expressas chamada de Mi-Pilot.

Publicidade

São os primeiros kei com esse sistema avançado, usando a tecnologia dos veículos de passeio da Nissan.

Novo eK X e o eK Wagon renovado (divulgação)

O novo eK Wagon possui o Safety Support Car S, com frenagem automática, sistema para prevenir confusão de pedais, alerta para evitar que saia da faixa e mudança da luz alta para baixa automaticamente.

Os dois já estão à venda pelos preços a partir de 1,296 para o eK Wagon e 1,414 milhão de ienes para o eK X. Os preços sobem de acordo com os acessórios.

SOS no kei Dayz

Pressionando um botão instalado no veículo kei Dayz, da Nissan, é feita conexão com uma central de ajuda que acionará a polícia. Essa é a novidade chamada de SOS no caso de ser perseguido por motorista de má fé, com direção provocativa.

Novo Dayz e botão de SOS (divulgação)

O botão é instalado no teto e ao pressioná-lo uma pessoa do Help Net Center pergunta o que está acontecendo. O diálogo é feito através de microfone e alto-falante, parte do sistema. Assim o serviço de socorro localiza o carro através do GPS e informa a polícia.

Segundo levantamentos de uma empresa de seguros o maior número de motoristas vítimas desse tipo de direção provocativa usa kei.

Também tem um sistema de aviso automático à central assim que o airbag funcionar no caso de acidente.

O novo Dayz está à venda a partir de 1.273.320 ienes.

Fontes: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!