1 semana no abrigo ao alerta da ocorrência do grande terremoto como Nankai Trough

O governo preparou novas diretrizes para promover a evacuação por 1 semana dos moradores das regiões costeiras caso preveja o terremoto gigante.

O temido terremoto de grande escala Nankai Trough (imagem ilustrativa FNN)

Na manhã de sexta-feira (29) o governo informou sobre as novas diretrizes quando aumentar a possibilidade da ocorrência de um terremoto gigante, como o Nankai Trough, de magnitude 9.

Publicidade

O governo compilou diretrizes que incluem a evacuação dos moradores da área costeira por uma semana, na possibilidade de um terremoto de magnitude 8 ou 9, emitindo uma informação especial. Nesse caso dará instruções aos governos locais e empresas para as ações preventivas.

A estimativa do governo é que se ocorrer um terremoto dessa magnitude, como o temido Nankai Trough, no pior dos casos, 320 mil pessoas poderiam morrer.

No passado, depois que um terremoto de magnitude 8 ocorreu no lado leste ao longo do Nankai Trough, chamado de rachadura ao meio (半割れ, lê-se hanware), observou-se a ocorrência de um outro no outro lado, o oeste.   

Por causa disso, caso ocorra esse tipo de tremor a diretriz do Gabinete do Governo afirma que o país emitirá a chamada Medida de Advertência de Grande Terremoto (巨大地震警戒対応, lê-se kyodai jishin keikai taio).

Tem por finalidade a preparação para a possibilidade de um grande terremoto ocorrer do outro lado também. Nas áreas costeiras, onde é difícil evacuar rapidamente se gerar tsunami, os moradores serão informados a buscar um local seguro para refúgio, com uma semana de antecedência.

Caso o previsto grande terremoto não ocorra depois de cerca de uma semana o alerta será mudado para Medidas de Cuidado ao Grande Terremoto (巨大地震注意対応, lê-se kyodai jishin chuui taio). Nesse caso a população deverá ficar atenta e preparada, em casa, com sua mochila de emergência, por mais uma semana.

Mochila de emergência para o abrigo

Diante dessas novas diretrizes o governo pede à população que a mochila de emergência deva conter alimentos, água e artigos pessoais para assegurar a permanência de pelo menos 1 semana no abrigo.  “Os abrigos são geridos pelos próprios evacuados e eles preparam os seus próprios alimentos com seus utensílios domésticos”, disse.

Por outro lado, nos dois casos de deslizamento lento da placa ou de rachadura parcial, gerando terremoto de magnitude 7, o alerta a ser emitido é de Cuidado com o Grande Terremoto (巨大地震注意, lê-se kyodai jishin ni chuui), informando detalhadamente sobre o perigo. Nesse caso a população deve verificar se as mobílias estão bem fixadas e confirmar se a mochila de emergência está em dia.

O governo revisou as medidas preventivas em relação à possibilidade do grande terremoto, depois de 40 anos, em 2017. Partindo da premissa de que é difícil fazer uma previsão antecipada, decidiu criar um sistema para emissão de informações especiais.

Prevenção

Matéria sobre o kit de emergência

Para ler outras matérias relacionadas à prevenção toque sobre as palavras em vermelho:

Fontes: Nikkei e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prisão mais antiga do Japão será transformada em hotel de luxo

Publicado em 29 de março de 2019, em Artigos de Turismo

O Hoshino Resorts deve abrir a propriedade renovada em Nara no ano de 2021.

A histórica Prisão de Nara é designada como uma importante propriedade cultural do Japão (Wikimedia/663highland)

A penitenciária mais antiga do Japão será reaberta como um hotel luxuoso pelo Hoshino Resorts em 2021.

Publicidade

A histórica Prisão de Nara passará por uma renovação de 15 bilhões de ienes, incluindo trabalho para reforçar a resistência a terremotos. Mais recentemente funcionando como uma prisão juvenil até o fechamento em 2017, o local inclui uma construção em tijolos vermelhos e arcadas de estilo romano.

A propriedade “não é somente uma prisão antiga, mas tem alto valor por incorporar a arquitetura da era Meiji” disse o CEO do Hoshino Resorts, Yoshiharu Hoshino. “Esperamos torná-la uma instalação de luxo ao aproveitar seu atual design”.

Os prédios, na cidade de Nara, foram concluídos em 1908 e é a única prisão intacta dentre as cinco erguidas no governo da era Meiji em uma medida para modernizar instalações de detenção. Ela é reconhecida como um importante local cultural, e será a primeira prisão no Japão a ser reprojetada como um hotel.

O hotel terá algumas dezenas de quartos em quatro dos cinco prédios do local. As celas da prisão com tetos altos serão usadas como sala de convidados, com áreas de armazenamento e quartos de guardas renovados em espaços comuns.

Os preços ainda não foram divulgados, mas é provável que a pernoite varie de 50.000 a 80.000 ienes – comparável a outros hotéis luxuosos administrados pelo Hoshino Resorts. A empresa tem experiência em operar propriedades históricas nas províncias de Ishikawa e Shizuoka também.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!