Terremoto de magnitude 7 a 8: alta probabilidade no nordeste do Japão

O Comitê de Investigação do Terremoto do governo do Japão apresentou relatório de alta probabilidade de tremor com magnitude 7 a 8.

Mapa mostra a Fossa do Japão (NHK)

Na terça-feira (26) o Comitê de Investigação do Terremoto do governo japonês apresentou relatório de avaliação sobre a Fossa do Japão. É oceânica, faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, localizada no nordeste do arquipélago.

Publicidade

Embora esteja praticamente descartada a probabilidade de ocorrência de terremoto de magnitude 9 nos próximos 30 anos, um da categoria de 7 a 8 poderá ocorrer.

O comitê classificou as probabilidades em três etapas, da costa de Aomori até a de Ibaraki, com mais de 26%, a mais alta, dentro de 30 anos.

O presidente do comitê, Tadashi Hirata, disse embasado no resultado das pesquisas “a possibilidade da ocorrência de um terremoto forte, de até 8 de magnitude é alta. Gostaria de advertir que podemos ser atingidos por um forte tremor e tsunami”.

As probabilidades de ocorrência, a qualquer momento nos próximos 30 anos, de magnitude 7,5, são de:

  • Mais de 90% na costa oriental da província de Aomori e na costa norte da província de Iwate
  • Cerca de 90% na costa de Miyagi
  • Cerca de 80% na costa de Ibaraki
  • Cerca de 50% na costa de Fukushima
  • Cerca de 30% na costa sul de Iwate

Apesar da região nordeste (Tohoku) já ter sofrido com um terremoto considerado gigantesco, analisava-se que estaria livre, mas o comitê avaliou que se ocorrer um de magnitude 7 a qualquer momento não é de se estranhar.

O terremoto provocado pela Fossa do Japão poderá não ser tão forte, mas deverá gerar tsunami. Abalo na categoria de 8,2 ocorre a cada 411 anos, portanto a probabilidade é de 7%.

Ilustração: Mainichi

Fontes: Asahi, NHK e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como a tecnologia 5G pode mudar nossas vidas?

Publicado em 26 de fevereiro de 2019, em Tecnologia

Mais rápida, mais eficiente e mais precisa, a 5G pode ser utilizada não apenas na telecomunicação, mas também em cirurgias.

Inteligência artificial, drones autônomos e tecnologia 5G foram os destaques da maior feira mobile do mundo (Imagem: Bloomberg)

Está sendo realizada em Barcelona (Espanha) a maior conferência de tecnologias “mobile”, a MWC19 Barcelona. Em meio a tantas inovações, a quinta geração de telecomunicação móvel, mais conhecida como 5G, ganha o maior destaque.

Publicidade

Mais de 2.400 empresas do mundo inteiro se reuniram em Barcelona para observar os avanços tecnológicos. E a tecnologia 5G mostrou o que ela pode fazer para mudar nosso cotidiano para sempre. Muitas empresas mostraram as possibilidades do 5G em diversos campos de atuação, desde concertos musicais a salas de cirurgias.

A operadora móvel inglesa Vodafone mostrou que é possível gravar e transmitir músicas ao vivo sem nenhum atraso. A empresa preparou dois grupos em locais diferentes do evento para tocarem uma mesma música, mas com instrumentos diferentes. A apresentação de cada grupo estava sendo gravada e transmitida ao outro sem nenhum atraso, parecendo que todos os instrumentos estavam sendo tocados em harmonia no mesmo local.

Tecnologia 5G pode ser utilizada para auxiliar cirurgias e consultas através da telemedicina (Imagem: NHK)

A empresa japonesa NTT Docomo, em parceria com a Tokyo Women’s Medical University, desenvolveu um veículo móvel onde é possível que médicos realizem consultas e até cirurgias através da telemedicina. A cirurgia é filmada em alta qualidade e as imagens são enviadas por 5G para médicos experientes auxiliarem nos procedimentos da cirurgia. Até a primavera de 2020, a Docomo pretende começar os testes de demonstração.

Segundo Takehiro Nakamura, diretor do escritório de promoção de inovações 5G da Docomo, a empresa está se preparando para construir um novo serviço 5G com a ajuda de muitos parceiros, com o intuito de melhorar ainda mais nosso cotidiano.

Por que a 5G está em evidência?

A tecnologia 5G é a quinta geração de telecomunicação móvel e a sucessora do 4G. Normalmente, utilizamos o 4G para vermos vídeos e tirarmos fotos em alta qualidade diariamente. Com o 5G, esse processo ficará ainda mais rápido.

A velocidade de transmissão é 10 vezes mais rápida do que o 4G. Por exemplo, um filme de 2 horas de duração pode ser baixado em apenas 3 segundos.

Além disso, há duas grandes características do 5G.

A primeira é o atraso (conhecido como time lag ou apenas lag) infinitamente reduzido na transmissão da informação. Isso seria extremamente útil, por exemplo, para a direção autônoma. Como o veículo precisa receber informações sobre tudo em sua volta executar qualquer função, cada instante é precioso. Com o 5G, os dados seriam enviados em tempo real, o que proporcionaria uma segurança ainda maior.

A segunda característica é poder conectar diversos aparelhos em uma área reduzida em um instante. Com o advento da “IoT” (Internet das Coisas), diversos objetos e mobílias de casa podem ser conectados a Internet, como lâmpadas, geladeiras, televisões, portas e muitos outros. Com o 5G, a comunicação entre esses objetos seria mais precisa e rápida.

A tecnologia 5G não serve apenas para aumentar a velocidade de download ou de carregamento de vídeos. Esta é uma tecnologia que pode mudar toda a sociedade, sendo na área médica, industrial e até musical.

No Japão, a tecnologia será testada neste ano e estará disponível em algumas áreas em 2020.

Em alguns países a tecnologia já está sendo testada, e muitos consideram 2019 como o primeiro ano do 5G.

Entretanto, para utilizar o 5G, será necessário que os usuários adquiram aparelhos recentes e as empresas de comunicação realizem as medidas necessárias para que todos possam usufruir desse avanço.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!