Forte terremoto em Hokkaido: 1 morte, 36 desaparecidos e 130 feridos

Até 10h de quinta-feira ocorreram 45 réplicas. Há pelo menos 36 desaparecidos e 130 feridos.

Bairro de Kiyota, em Sapporo (FNN)

O forte terremoto de magnitude 6,7 ocorrido em Hokkaido às 3h08 de quinta-feira (6), com epicentro em Abira-cho provocou deslizamentos e outros desastres. Por conta disso a informação até as 10h é de 1 morte em Iburi-cho. Um homem foi encontrado morto sob o armário, pelo seu amigo que foi conferir se estava bem.

Publicidade

Toda a província de Hokkaido teve tremores, sendo o epicentro em Abira-cho, com marca de X (Asahi)

Os deslizamentos impedem o acesso por carro, por isso o socorro está sendo efetuado por helicópteros.

Segundo a coletiva de imprensa da Agência de Meteorologia do Japão, às 10h30, ocorreram 45 tremores depois do terremoto.

A infraestrutura em ampla área está comprometida. Sem energia elétrica, ocorreu corte de água em pelo menos 16 cidades como Ebetsu e Sapporo. Várias vias públicas estão interrompidas por estarem cobertas com sedimentos ou fendas.

Os hospitais da província também estão dentro das áreas de apagão, mas não pararam de fazer atendimentos. Estão usando geradores de energia. A Usina Hidrelétrica de Hokkaido teve que interromper a operação por causa dos riscos logo depois do terremoto. Porém, depois de verificar a segurança, está realizando distribuição a 4 postos, para o retorno do apagão.

Em Kiyota-ku, Sapporo, ocorreu um deslizamento e os sedimentos com o rompimento da tubulação da água inundaram parte do bairro com o barro (FNN)

A NTT anunciou que liberou o uso de cerca de 5,8 mil telefones públicos. Houve interrupção das linhas telefônicas e internet logo depois do terremoto.

A Toyota de Tamakomai suspendeu o trabalho e a Denso, de Chitose, idem. As duas empresas do grupo estão confirmando se houve danos.

De acordo com a Seven Eleven cerca de 970 lojas estão sem energia elétrica.

As escolas dos locais atingidos, com tremores de intensidade acima de 5, não abriram as portas e avisaram os pais das crianças.

Por volta das 8h o Primeiro-Ministro Shinzo Abe declarou aumentar o atual batalhão de 4 mil no socorro, para 25 mil homens. São das corporações da Força de Autodefesa, Corpo de Bombeiros, Guarda Costeira e policiais. A Agência Nacional de Polícia e o Corpo de Bombeiros de Tóquio enviaram helicópteros e tropas para auxiliar no resgate das vítimas.  

Atualização às 13h30: sobe para 2 vítimas fatais, 30 desaparecidos e 3 em estado muito grave. Até o meio-dia 2,4 mil pessoas se encontram nos abrigos.

Assista ao vídeo da Asahi Digital e ja as imagens impressionantes.

Fontes: FNN, NHK e AMJ 
Fotos: FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avião da Emirates é isolado em Nova York após passageiros ficarem doentes

Publicado em 6 de setembro de 2018, em Notícias do Mundo

Inicialmente cerca de 100 pessoas disseram que estavam passando mal, informou o Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos EUA.

Um oficial do governo disse à rede dos EUA CBS News que “não há evidência de questões de segurança ou terrorismo” (imagem ilustrativa)

Dezenove pessoas ficaram doentes em um voo da Emirates que partiu de Dubai com destino a Nova York, disseram autoridades.

Publicidade

O avião estava passando por quarentena no aeroporto JFK enquanto os passageiros a bordo eram verificados por funcionários da saúde. Onze foram levados para o hospital, mas outros não quiseram receber tratamento.

O Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos EUA (CDC) disse que inicialmente cerca de 100 pessoas, incluindo alguns membros da tripulação, disseram que estavam passando mal.

O voo 203 originário de Dubai pousou às 9h10 (horário local) de quarta-feira, 5 de agosto, com 538 pessoas a bordo.

Veículos de emergência foram vistos nas pistas quando o avião pousou.

Logo depois, a Emirates postou um tuíte dizendo que passageiros doentes estavam recebendo tratamento e os que não foram afetados teriam permissão para sair do avião.

“Aproximadamente 100 passageiros, incluindo alguns membros da tripulação, se queixaram de tosse, febre e sintomas de doença gastrointestinal”, disse o CDC em uma declaração.

Uma porta-voz para o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que alguns dos passageiros tinham vindo originalmente da cidade de Meca, na Arábia Saudita, que atualmente está vivenciando um surto de influenza, e que os sintomas dos passageiros estavam “apontando para a enfermidade”.

Larry Coben, um passageiro no avião, postou imagens no Twitter de passageiros que não foram afetados sendo verificados enquanto desembarcavam.

A ABC News relata que o piloto manifestou preocupação antes de pousar, dizendo que alguns passageiros estavam tossindo e com febre.

Um outro passageiro, Erin Sykes, postou um vídeo de oficiais usando máscaras verificando passageiros enquanto eles desembarcavam.

Um oficial do governo disse à rede dos EUA CBS News que “não há evidência de questões de segurança ou terrorismo”.

Um viajante na classe business, Raghida Dergham, disse à CBS News que os passageiros doentes estavam sentados na classe econômica.

Fonte: BBC
Imagens: BBC, Banco de imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!