Chuva histórica provoca danos e vítimas

Em várias províncias do Japão há locais que tiveram deslizamentos, cheia nos rios, pessoas desabrigadas e vítimas. Mais de 160 mil pessoas com ordem de evacuação.

Rio Katsura, em Higashisyama, Quioto, transbordou e inundou os estabelecimentos comerciais próximos (JNN)

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ a chuva histórica deve continuar no fim de semana. Durante as 24h, até 7h de sábado (7) a previsão é de 400mm de índice pluviométrico em Shikoku, 300mm em Nagano, região Tokai e norte de Kyushu, 250mm nas regiões de Kinki, Chugoku e sul de Kyushu, também de 200mm em Hokuriku, Kagoshima e ilha Amami.

Publicidade

A AMJ pede que a população fique atenta aos alertas de cada prefeitura ou bairro sobre os riscos de deslizamento, enchente e inundação.

Recomenda ainda analisar cuidadosamente as circunstâncias e avaliar as ações para aumentar a própria segurança.

Vítimas e danos

Por volta das 21h de quinta-feira (5) ocorreu um deslizamento sobre uma estrada em Takayama (Gifu). Três veículos foram envolvidos mas as pessoas não se feriram. Por conta do desastre natural a via expressa Chubu-Junkan está com o trecho Hida Kiyomi a Takayama Nishi interrompido até o término da obra de remoção dos sedimentos.

Na cidade de Konan (Kochi) os bombeiros informaram que um carro foi levado pela correnteza, por volta das 5h desta sexta-feira (6). Está sendo realizada a busca para salvar o motorista.

Por volta das 21h de quinta-feira familiares pediram socorro para encontrar uma mulher que estava dirigindo e não voltou. Na manhã de sexta-feira seu carro foi encontrado, porém, a motorista ainda não foi localizada.

Um homem foi levado pela correnteza do rio em Akitakata (Hiroshima). Os bombeiros estão procurando por ele.

Em Quioto a situação é grave. O Rio Katsura transbordou na noite de quinta-feira, inundando a área próxima. A dona de um estabelecimento comercial disse para a JNN que levará um mês para restabelecer. 

Até a manhã desta sexta-feira foi constatada uma vítima fatal por causa da chuva extremamente pesada e histórica, em Hyogo.

Desabrigados

Até as 7h desta sexta-feira, em 8 províncias, mais de 160 mil pessoas receberam ordem de evacuação de suas casas pelo risco de algum desastre.

  • Quioto: 61.444 famílias, 147.612 pessoas
  • Osaka, 7.301 domicílios, 16.980 pessoas
  • Kochi, 989 famílias, 2.203 pessoas
  • Nagano, 849 domicílios, 1.816 pessoas
  • Gifu, 288 famílias, 764 pessoas
  • Hyogo, 226 casas, 438 pessoas
  • Nara, 6 famílias, 20 pessoas
  • Okayama: 1 família, 4 pessoas

Em Aki (Kochi) a cheia do rio homônimo inundou casas por volta das 3h desta sexta-feira. Em 11 domicílios 24 pessoas tiveram que subir no telhado esperando pelo socorro. Os bombeiros começaram a passar de casa em casa a partir da madrugada.

Na cidade de Sakaide (Kagawa) uma casa foi atingida pelo deslizamento, mas os 3 residentes se salvaram e se encontram no abrigo da prefeitura.

Fontes: NHK, Tokai TV, Asahi e FNN 
Fotos: 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mau funcionamento de freio automático causou mais de 80 acidentes no Japão

Publicado em 6 de julho de 2018, em Sociedade

O sistema usa radar para detectar e monitorar veículos e outros objetos à frente e podem alertar o motorista ao perigo de uma colisão antes dos freios serem aplicados automaticamente.

Dados sugerem que sistemas de freio automático ainda não são perfeitos em termos de segurança no tráfego (imagem ilustrativa/arquivo Portal Mie)

Um total de 82 acidentes de carros registrado no Japão no ano passado foi causado por mau funcionamento de freios automáticos, informou o ministério dos transportes na terça-feira (3).

Publicidade

O ministério, que compilou tais dados pela primeira vez, disse que um dos acidentes foi fatal, frisando que houve 340 relatos de problemas em freios automáticos no ano de 2017.

Dos 340 problemas relatados, 88 foram relacionados a sistemas de frenagem que não funcionaram de forma apropriada e 249 envolveram os sistemas se ativando de forma inesperada, de acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo.

O Japão realizou esforços para que carros de passageiros fossem equipados com sistemas de freio automático para reduzir os acidentes. Contudo, os dados sugerem que eles ainda não são perfeitos em termos de segurança no tráfego.

Os sistemas foram instalados em 66,2% dos carros de passageiros fabricados em 2016, alta de 4,3% em 2012, de acordo com o ministério.

Freios automáticos usam um sistema de radar para detectar e monitorar veículos e outros objetos à frente e podem alertar o motorista ao perigo de uma colisão antes dos freios serem aplicados automaticamente.

O ministério lançou um vídeo em abril para alertar os motoristas que os sistemas de freio automático nem sempre funcionam de forma apropriada e têm limitações técnicas sob certas condições, incluindo quando está chovendo e escuro, ou se o veículo está viajando a altas velocidades.

Fonte: Japan Today, Kyodo
imagem: arquivo Portal Mie

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!