Sem corantes artificiais, molho de soja vermelho transforma a comida em algo novo

Um ingrediente especial da província de Kumamoto transforma o mais essencial da cozinha tradicional japonesa em algo novo.

O Harabee Tomato Red Soy Sauce (Makuake)

A sombra exata do molho de soja varia dependendo da fabricante e da receita, mas você sempre pode esperar que o tempero mais importante do Japão seja marrom escuro, e às vezes quase preto.

Publicidade

Essa aparência de tinta é o que permite a designers de louças inteligentes criarem pratos com molho de soja com contornos que o usam como uma pintura sobre uma tela, produzindo imagens de faces familiares que vão de  kabuki a Star Wars.

Entretanto, há um novo tipo de molho de soja sendo oferecido no Japão que é ao contrário do que estamos acostumados porque ele é vermelho vivo.

Em garrafas slim de vidro, esse molho atrativo é de fato feito de soja, e a empresa por trás de sua criação, a Shinsei, promete um sabor específico de caldo de bonito (tipo de peixe). E há um extra na lista de ingrediente, o tomate.

Especificamente, o molho de soja é feito com a adição de um purê de tomates Hatibee, cultivados no distrito de Yatsuhiro, na província de Kumamoto, a principal produtora do fruto no Japão.

Além de dar ao molho sua cor exclusiva (o molho de soja vermelho não contém corantes artificiais) o purê de tomate também acrescenta uma acidez refrescante ao sabor salgado do molho de soja original, diz a Shinsei.

Tamagokake gohan com molho de soja vermelho (Makuake)

Além dos pratos tradicionais japoneses como sushi ou tamagokake gohan (ovo cru sobre arroz branco), a Shinsei também recomenda seu molho de soja vermelho como tempero sobre queijo fatiado.

Por cima do queijo (Makuake)

Certamente o molho vermelho também pode ser usado para qualquer outra receita que pede o pede.

Uso em vários pratos (Makuake)

Como uma inovação, o Harabee Tomato Red Soy Sauce ainda não está sendo vendido em supermercados.

Entretanto, ele está sendo oferecido através de uma campanha de crowfunding no site Makuake (toque aqui para abrir, em japonês). O preço para um set com duas garrafinhas custa 3.500 ienes.

Fonte: Sora News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Por que os passaportes vêm em quatro cores padrão?

Publicado em 5 de outubro de 2019, em Curiosidades

Em geral, os passaportes são somente vermelhos, verdes, azuis ou pretos, contudo, vêm em diferentes tons de cada uma das quatro cores do grupo principal.

Em geral, os passaportes são somente vermelhos, verdes, azuis ou pretos (banco de imagens PM)

Um passaporte é a chave para entrar em outros países. Você pode ter notado, talvez enquanto estava aguardando na fila de controle de passaporte, que esses documentos de viagem vêm apenas em poucas cores.

Publicidade

Em geral, os passaportes são somente vermelhos, verdes, azuis ou pretos, de acordo com Hrant Boghossian, vice-presidente de marketing da empresa de assessoria financeira Arton Capital, que administra a base de dados de passaporte interativa Passport Index.

Contudo, os passaportes vêm em diferentes tons de cada uma das quatro cores do grupo principal. “Dentro de cada cor, vemos essas variações”, disse Boghossian ao Business Insider via email. “Há de fato muitas cores de passaportes”.

O processo para selecionar as cores

Há “muitos cenários possíveis” em relação ao porquê os países optam por uma cor em particular, de acordo com Boghossian.

“Membros da União Europeia usam borgonha, enquanto estados da Caricom usam passaportes de cor azul”, disse ele. A Caricom , Comunidade e Mercado Comum do Caribe, inclui 15 países e dependências caribenhas.

Pode haver motivos geográficos e políticos para usar certas cores. “Algumas pessoas podem argumentar que a cor borgonha é devido a uma história comunista passada”, disse Boghossian. Ele enfatizou que passaportes azuis eram geralmente simbólicos do “novo mundo” – América do Norte, América do Sul, Oceania e etc.

Para alguns países é por religião. “Grande parte dos estados islâmicos usam passaportes verdes por causa da importância da cor na religião deles”, disse Boghossian.

Outras nações optam por estilos que refletem seu caráter individual e identidade.

“O passaporte suíço é vermelho vivo por exemplo”, disse Boghossian. “O passaporte da Turquia mudou para borgonha, na esperança de se juntar à União Europeia”.

Curiosamente, ele citou que os EUA tentaram várias cores – vermelho, verde e agora azul.

Passaportes também são ditados pelo que é prático. Às vezes a cor dos documentos de viagem cai pelo que está disponível.

“A produção de passaportes é um processo altamente controlado, e somente algumas empresas em todo o mundo estão fazendo isso”, disse Boghossian. O material usado para as capas dos passaportes é “geralmente fornecido por uma terceirizada” e portanto “vêm somente em certas variações de cores para atender aos padrões exigidos”, disse ele.

Os passaportes não mudaram muito nas últimas décadas, disse Boghossian, mas tudo está começando a ficar diferente.

Alguns dos designs de passaportes mais interessantes incluem aqueles com trabalho de arte UV como os do Canadá, Reino Unido e China que expõem imagens “escondidas” sob luz UV. E então temos a imagem animada da Finlândia de um alce correndo, que foi lançada em 2012.

De acordo com Boghossian, o Reino Unido tem um passaporte único: o do Corpo de Mensageiros da Rainha , que é usado por uma porção de indivíduos para entregar informações importantes a consulados britânicos e embaixadas em todo o mundo.

Fora das quatro cores chave de passaportes, Boghossian citou países excepcionais como o Canadá, cujos cidadãos usam passaportes brancos como documentos de viagem temporários. A Noruega oferece passaportes em diferentes tons com designs minimalistas elegantes.

Você pode ver uma galeria de passaportes, divididos por locais e cores, no site do Passport Index.

Fonte: Business Insider

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!