Por que os passaportes vêm em quatro cores padrão?

Publicado em 5 de outubro de 2019, em Curiosidades

Em geral, os passaportes são somente vermelhos, verdes, azuis ou pretos, contudo, vêm em diferentes tons de cada uma das quatro cores do grupo principal.

Neste Artigo:
&nbspPor que os passaportes vêm em quatro cores padrão?
Em geral, os passaportes são somente vermelhos, verdes, azuis ou pretos (banco de imagens PM)

Um passaporte é a chave para entrar em outros países. Você pode ter notado, talvez enquanto estava aguardando na fila de controle de passaporte, que esses documentos de viagem vêm apenas em poucas cores.

Publicidade

Em geral, os passaportes são somente vermelhos, verdes, azuis ou pretos, de acordo com Hrant Boghossian, vice-presidente de marketing da empresa de assessoria financeira Arton Capital, que administra a base de dados de passaporte interativa Passport Index.

Contudo, os passaportes vêm em diferentes tons de cada uma das quatro cores do grupo principal. “Dentro de cada cor, vemos essas variações”, disse Boghossian ao Business Insider via email. “Há de fato muitas cores de passaportes”.

O processo para selecionar as cores

Há “muitos cenários possíveis” em relação ao porquê os países optam por uma cor em particular, de acordo com Boghossian.

“Membros da União Europeia usam borgonha, enquanto estados da Caricom usam passaportes de cor azul”, disse ele. A Caricom , Comunidade e Mercado Comum do Caribe, inclui 15 países e dependências caribenhas.

Pode haver motivos geográficos e políticos para usar certas cores. “Algumas pessoas podem argumentar que a cor borgonha é devido a uma história comunista passada”, disse Boghossian. Ele enfatizou que passaportes azuis eram geralmente simbólicos do “novo mundo” – América do Norte, América do Sul, Oceania e etc.

Para alguns países é por religião. “Grande parte dos estados islâmicos usam passaportes verdes por causa da importância da cor na religião deles”, disse Boghossian.

Outras nações optam por estilos que refletem seu caráter individual e identidade.

“O passaporte suíço é vermelho vivo por exemplo”, disse Boghossian. “O passaporte da Turquia mudou para borgonha, na esperança de se juntar à União Europeia”.

Curiosamente, ele citou que os EUA tentaram várias cores – vermelho, verde e agora azul.

Passaportes também são ditados pelo que é prático. Às vezes a cor dos documentos de viagem cai pelo que está disponível.

“A produção de passaportes é um processo altamente controlado, e somente algumas empresas em todo o mundo estão fazendo isso”, disse Boghossian. O material usado para as capas dos passaportes é “geralmente fornecido por uma terceirizada” e portanto “vêm somente em certas variações de cores para atender aos padrões exigidos”, disse ele.

Os passaportes não mudaram muito nas últimas décadas, disse Boghossian, mas tudo está começando a ficar diferente.

Alguns dos designs de passaportes mais interessantes incluem aqueles com trabalho de arte UV como os do Canadá, Reino Unido e China que expõem imagens “escondidas” sob luz UV. E então temos a imagem animada da Finlândia de um alce correndo, que foi lançada em 2012.

De acordo com Boghossian, o Reino Unido tem um passaporte único: o do Corpo de Mensageiros da Rainha , que é usado por uma porção de indivíduos para entregar informações importantes a consulados britânicos e embaixadas em todo o mundo.

Fora das quatro cores chave de passaportes, Boghossian citou países excepcionais como o Canadá, cujos cidadãos usam passaportes brancos como documentos de viagem temporários. A Noruega oferece passaportes em diferentes tons com designs minimalistas elegantes.

Você pode ver uma galeria de passaportes, divididos por locais e cores, no site do Passport Index.

Fonte: Business Insider


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão