Aomori, uma das cidades onde mais neva no mundo

Publicado em 10 de março de 2019, em Curiosidades

A chamada “neve de efeito mar” no Japão deixa grande parte da cidade de Aomori coberta com uma grossa camada de neve durante o inverno.

Neste Artigo:
&nbspAomori, uma das cidades onde mais neva no mundo
Área do Asamushi Onsen em Aomori (banco de imagens)

Seis metros de altura de neve – suficientes para cobrir uma casa de dois andares.

Publicidade

Essa é a quantidade de neve que caiu no ano passado na cidade de Aomori (província homônima), no norte da região Tohoku. Mas esse foi somente um inverno qualquer nessa cidade costeira que é lar para cerca de 300 mil pessoas.

Todos os anos essa cidade sofre fortes nevascas, tornando Aomori uma das principais cidades onde mais neva no mundo e uma curiosa escolha de viagem.

A queda de neve extrema é causada pelos ventos gélidos siberianos que passam pelo Japão a partir do nordeste todo mês de novembro. Quando o ar frio atravessa as águas mais quentes ao largo da área costeira montanhosa do Japão, ele acumula umidade, então sobe e se transforma em neve.

E muita neve. Já nos primeiros meses deste ano a cidade de Aomori foi coberta por mais de 2,4 metros de neve.

A chamada “neve de efeito mar” no Japão deixa grande parte da cidade de Aomori e seus subúrbios cobertos com uma grossa camada de neve durante o inverno.

O chão fica quase completamente branco até abril. Telhados cobertos. Calçadas ficam obstruídas. Muitas ruas no centro da cidade são definidas pelas paredes de gelo compacto que ficam mais altas cada vez que veículos removedores de neve tentam abrir o caminho.

Um paraíso de inverno

Apesar das constantes tempestades de neve, a cidade de Aomori não se abate na época de inverno.

Pelo contrário, ela se transforma em um paraíso de inverno para esquiadores e outros turistas que buscam aventuras.

Muitos visitantes vêm para degustar alguns dos melhores e mais frescos frutos do mar do Japão. Vendedores os comercializam em grandes quantidades ou por unidade em Furukawa, o mercado central de frutos do mar da cidade.

A especialidade local é o nokke don, uma tigela de arroz com várias coberturas – como atum, polvo ou ouriço-do-mar – que o visitante pode escolher de barracas.

&nbspAomori, uma das cidades onde mais neva no mundo
Táxis à noite na neve em Aomori (banco de imagens)

‘White Impulse’

Viajar para Aomori não é difícil, mesmo quando está nevando. Leva-se em torno de três horas de trem-bala partindo de Tóquio.

Ou é possível ir de avião até o principal aeroporto da cidade, o Aomori Airport, que opera cerca de 20 voos por dia.

O aeroporto funciona bem mesmo no inverno por causa da massiva equipe de remoção de neve do local, chamada White Impulse.

A equipe de 120 pessoas opera dezenas de removedores de neve várias vezes ao dia para manter a pista livre durante o pior clima de inverno.

Em mais de duas décadas de operações no Aeroporto de Aomori, nenhum voo sofreu atraso ou foi cancelado por causa de neve na pista, disse Daishuke Saito, da equipe White Impulse.

“Quando vejo aviões pousando e decolando de forma segura por causa do que fazemos, isso me deixa orgulhoso. É um sentimento real de conquista”, disse ele.

&nbspAomori, uma das cidades onde mais neva no mundo
Caminhão descarregando neve no mar (CNN)

Uma limpeza de neve de 35 milhões de dólares

Certamente que a remoção de neve da pista e das ruas em torno da cidade de Aomori resolve apenas parte do problema – ela tem que ir para algum lugar.

Para evitar o acúmulo, caminhões de plataforma transportam o excesso de neve para o porto ao longo da área costeira norte,na Baía de Mutsu. Lá a neve é descarregada no mar.

Os caminhões operam o dia inteiro, todos os dias.

No inverno passado, a operação de remoção de neve na cidade de Aomori custou 35 milhões de dólares, de acordo com autoridades locais.

Fonte: CNN Travel


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!