Asteroide com formato de caveira voltará a passar próximo da Terra

O asteroide já passou próximo da Terra em 2015, mas neste ano a distância vai ser bem maior.

É fácil ver uma semelhança com uma caveira na imagem acima do asteroide 2015 TB145 que foi tirada em 30 de outubro de 2015, um dia antes de passar perto da Terra (NASA)

Um asteroide que tem o formato parecido com o de uma caveira passará próximo da Terra novamente, mas a uma distância bem maior do que há três anos.

Publicidade

O asteroide 2015 TB145 parecia uma caveira quando passou perto de nosso planeta em 31 de outubro, no Dia das Bruxas. Contudo, o objeto pode estar menos “caveiroso” porque seu formato pode ter mudado desde então.

Em 2015, o asteroide passou a uma distância de aproximadamente 480.000 Km, apenas 1,3 vez a distância da Lua à Terra e estava visível àqueles que tinham bons telescópios.

Contudo, neste ano, ele passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua – o que é muito longe para dizer o que ele parece. Mesmo assim, cientistas da União Internacional Astronômica estarão preparados para descobrir mais dados da rocha durante a sua passagem.

“Desta vez o asteroide não está vindo perto o suficiente (da Terra) para ser qualquer tamanho maior que um ponto de luz”, disse Paul Chodas, gerente do Centro Laboratorial de Propulsão a Jato da NASA para Estudos de Objetos Próximos à Terra.

Anteriormente a estimativa de tamanho do asteroide era de 650 metros de diâmetro. Contudo, asteroides mudam de formato ao longo do tempo, quando eles colidem com outros objetos celestiais e se dividem.

E mais, a rocha gigante não estará em seu ponto mais próximo até 11 de novembro, bem depois do Halloween.

De acordo com a NASA, o asteroide é mais provavelmente um cometa “morto” que uma vez lançou detritos por todo o sistema solar. Em discussões espaciais, isso significa que ele “perdeu seus voláteis” que produziriam a cauda visível vista em alguns cometas.

O asteroide foi descoberto em 10 de outubro de 2015 pelo telescópio Pan-STARRS-1 (Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema Rápido de Resposta) da Universidade do Havaí, em Haleakala, na ilha de Maui.

Fonte: CNN
Imagem: NASA

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Expo dos pets em Nagoia com muitas atrações

Publicado em 3 de outubro de 2018, em Tome Nota

Se gosta de animais de estimação, que tal dar um pulinho até a feira? Além dos pets, há outras atrações!

Uma feira voltada para os amigos dos homens, com interações e novidades (Flickr)

A Pet Expo 2018 acontecerá durante 3 dias, em Nagoia (Aichi), com atividades interativas, palestras, demonstrações e vendas de artigos relacionados aos amigos do ser humano.

Publicidade

No local poderá ver e experienciar como se treina um cão e conhecer os cães-guia. Como uma das atrações, as crianças vão adorar tirar fotos com o pônei.

Gatos, cães e outros pets farão apresentações como desfile de moda e performances. Poderá encontrar outros fofos como pássaros, coelhos, hamster, entre outros, e interagir com eles. Também irá conhecer os cães que servem de terapia, chamados de therapy dogs.

Essa expo teve início em 1994 na cidade de Osaka (província homônima) e desde então tem crescido pelo país. Vem sendo realizado nas grandes capitais como Yokohama e Nagoia. É a maior do segmento, sempre com público cada vez maior.

Pet Expo 2018 em Nagoia

  • Datas: 6, 7 e 8 de outubro, de sábado a segunda-feira
  • Horário: 10h às 17h
  • Ingressos: ¥1.300 para acima da idade ginasial e ¥800 para crianças com idade inferior à do primário
  • Local: Port Messe Nagoya Hall 2 (toque aqui para abrir o mapa)

A comissão organizadora informa que pode levar o seu pet, desde que vacinado. No caso de estar congestionado, a recepção poderá pedir que entre com o pet no colo. As guias longas são perigosas, portanto, se for usar, recomenda-se que mantenha-as curtas.

Fonte: divulgação 
Foto: Flickr 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!