Designs escondidos em logotipos famosos

Publicado em 19 de março de 2018, em Curiosidades e atualizado em 3 de janeiro de 2020 as 6:56 PM

Às vezes elementos escondidos se misturam tão bem em um design de logotipo que somente podem ser vistos se apontados.

Neste Artigo:
&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos
Seta escondida no logotipo da FedEx, entre o “E” e o “X” (PM)

Há uma seta escondida no logotipo da FedEx. Se você não notou, dê uma olhada.

Publicidade

O uso inteligente do espaço negativo entre as duas últimas letras fez o logotipo ganhar vários prêmios e o torna um dos mais importantes já criados. O guru do design Stephen Bayley o incluiu em sua lista dos 20 designs que definiram o mundo moderno, chamando-o  de “um dos acidentes mais felizes na história do design gráfico”.

Foi, de fato, um acidente. “Muito longe de nossas mentes era a ideia de uma seta”, disse em uma entrevista por email Lindon Leader, que projetou o logotipo em 1994.

Leader e sua equipe na Landor Associates, a firma de consultoria que recebeu a tarefa de reinventar a identidade de marca da FedEx, desenvolveu mais de 400 versões do logotipo antes de notar que ao colocar as letras maiúsculas “E” e “X” juntas criaram a proposta de uma seta.

Segundo Leader, o poder da seta é simplesmente um bônus escondido, e não vê-la não reduz o impacto do logotipo. Contudo, quantas pessoas realmente podem ver a seta sem ninguém dizer onde ela está?

Mais do que uma seta

A mesma firma que desenvolveu o logotipo da FedEx criou outro que faz uso brilhante do espaço negativo, o da NorthWest Airlines usado de 1989 a 2003 (a NorthWest se fundiu com a Delta em 2008). O círculo e a seta criam uma bússola apontando, adequadamente, para o noroeste. Contudo, a seta, junto com a letra maiúscula “N” também cria um “W” que tem parte de sua asa esquerda removida.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos
O antigo à esquerda e o novo à direita (kieranchapman)

“A prática de esconder elementos é comum para todas as comunicações visuais, não somente para logotipos. É uma prática antiga de design de logotipos por ela mesma, mas provavelmente atingiu seu pico nos anos 1970, quando aparentemente as analogias visuais e verbais se tornaram centrais para a prática de design gráfico – a era da grande ideia”, disse em um email Paul McNeil, designer tipográfico e palestrante na Faculdade de Comunicação de Londres

Os princípios da ilusão ótica que são usados nesses designs, afirma ele, são baseados na psicologia de visão e teoria Gestalt, a qual explora a habilidade do cérebro em criar formas inteiras a partir de linhas, formatos e curvas.

Às vezes o elemento escondido se mistura tão bem em um design de logotipo que eles somente podem ser vistos se apontados, como o urso no da Toblerone.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos
Vocês já tinham notado o urso? (PM)

O logo favorito de McNeil é design de Gianni Bortolotti para uma antiga empresa italiana chamada ED- Elettro Domestic – eletrodoméstico em italiano. Simplesmente ao usar as letras “E”, “D” e o espaço negativo ele cria elegantemente o formato de uma tomada elétrica.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos

“É um modelo de restrição sem quaisquer elementos supérfluos”, disse McNeil.

“O logotipo da IBM de Paul Rand também é bem marcante – sua troca de formas positiva e negativa é incrivelmente sutil e evocativa”, disse McNeil.

Veja mais alguns designs escondidos em logotipos famosos:

É um avião?

Pensava-se há muito tempo que o logotipo da fabricante de veículos alemã BMW repressentasse um estilizado propulsor de aeronave contra um fundo com céu azul, em referência ao passado histórico da empresa como fabricante de motores de aviões.

Mais recentemente, no entanto, a empresa esclareceu que na verdade o roundel representa a bandeira da Bavaria, um estado federal da Alemanha onde a empresa tem origem. A associação às aeronaves nasceu aparentemente de uma única propaganda de 1929 a qual destacou o logotipo perto de um propulsor de avião real.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos

De A a Z:

O atual logotipo da Amazon foi introduzido em 2000, substituindo uma versão antiga que tinha uma curva amarela decrescente sublinhando “amazon.com”.

A curva foi virada ao contrário para lembrar um sorriso, mas também se transformou em uma seta que inicia na letra “A” e termina com uma covinha sob a  “Z”.

Um press release da época esclarece que o significado disso é para enfatizar que a Amazon oferece de tudo, de A a Z.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos

Pac-Man?

A parte arredondada do logotipo da fabricante de eletrônicos sul-coreana LG é formado pelas letras “L” e “G”, mas também lembra uma piscadinha. Curiosamente, ao girar um pouco o logotipo para a direita e engatar o “L” e o “G” transforma-o em um Pac-Man.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos

Quantos sabores?

A rede de sorveteria Baskin-Robbins conhecida por oferecer 31 sabores originais – um para cada dia do mês – usa há muito tempo o número 31 em seu logotipo. A versão mais recente esconde de forma inteligente os números nas letras “B” e “R”.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos

Número 1 invisível

Antes de mudar para um novo logotipo em 2017, a corrida de Fórmula 1 manteve esse por 23 anos. A letra “F” e a as marcas de velocidade em vermelho à direita criam belamente o número “1” no centro do espaço negativo. Aparentemente isso não estava evidente para a maioria dos espectadores, levando à remodelação.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos
(GIUSEPPE CACACE/AFP/AFP/Getty Images)

Duas torres

Embora sua sede esteja localizada em San Jose, o logotipo da empresa de equipamentos de rede Cisco Systems é uma homenagem à São Francisco, tanto no nome como no design, que representa a Golden Gate Bridge.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos
(Wikimedia/Cisco)

Analógico e digital

A linha Vaio de computadores tem um logotipo interessante que representa os aspectos analógicos e digitais de um computador. As letras “VA” formam uma onda analógica, enquanto as letras “IO” representam o  “1” e “0” do código binário.

&nbspDesigns escondidos em logotipos famosos
(Flickr/orsorama)
Fonte: CNN
Fontes das imagens citadas nas legendas


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!