Cientistas descobrem enorme quantidade de lava vulcânica ao sul do Japão

Uma enorme quantidade de lava vulcânica foi descoberta ao Sul do Japão. Veja os detalhes.

A Caldeira Kikai, ao sul da ilha de Kyushu (imagens: Google Maps, Wikimedia/Batholith)

Um domo de lava (domo vulcânico ou doma) medindo cerca de 10km de um extremo a outro foi descoberto no leito marinho ao sul de Kyushu por um grupo de cientistas da Universidade de Kobe.

Publicidade

É provável que o domo de 20km de largura localizado dentro da Caldeira Kikai foi formado após uma mega erupção na área há cerca de 7.300 anos, ressaltam os cientistas.

O grupo liderado por Yoshiyuki Tatsumi, um professor de estudos do magma que lidera o Centro de Exploração do Fundo Oceânico de Kobe, estudou a área do leito marinho em março quando realizava pesquisas acústicas de bordo com a ajuda de um robô subaquático, que o levou à descoberta do domo de lava gigante.

Uma porção de um domo de lava aparece na foto acima, registrada por um robô subaquático no leito marinho da Caldeira Kikai ao sul de Kyushu (imagem: Kobe Ocean-Bottom Exploration Center)

Estima-se que cerca de 40km cúbicos de lava tenham irrompido de uma câmara subterrânea para formar o domo, que tem fissuras formadas de modo característico quando a lava se solidifica na água.

O tempo que levou para o domo ser formado e se ainda está crescendo estarão sujeitos a estudos futuros. Ainda continua incerto quando a próxima erupção ocorrerá.

“Esperamos estudar o tamanho da câmara magmática para auxiliar em previsões de erupções”, disse Tatsumi.

Fonte e imagem: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Influenza obriga fechamento temporário de escolas

Publicado em 25 de abril de 2017, em Sociedade

84 escolas e classes fecham temporariamente devido à Influenza. Veja mais.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão(MHLW, sigla em inglês), o número de pacientes diagnosticados com influenza foi de 3.98 por instituição médica. No país inteiro, são aproximadamente 220 mil pacientes.

Publicidade

O número de pacientes diminuiu em relação à semana passada, de acordo com dados publicados no dia 16 deste mês. Contudo, 84 instituições educacionais como escolas, creches e jardins de infância foram fechados temporariamente, um grande aumento em relação à semana anterior.

O MHLW alertou: “Embora esteja se aproximando do fim da época de epidemia, mesmo as pessoas que já foram contagiadas uma vez devem tomar cuidado”.

Fonte: FNN News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!