Saiba a diferença dos fenômenos gelados como a neve e escarcha

Publicado em 13 de janeiro de 2017, em Curiosidades

A previsão do tempo informa se a localidade terá neve, geada ou escarcha. Saiba a diferença entre elas, inclusive em japonês.

Neste Artigo:
&nbspSaiba a diferença dos fenômenos gelados como a neve e escarcha
Azuma Sports Park coberto de neve (Pixabay)

O inverno do Japão costuma ter dias de neve, o que pode deixar a paisagem bonita como pode ser um transtorno para os meios de locomoção ou alegria para quem gosta de praticar esqui e snowboard.

Publicidade

Ao ouvir ou ler a previsão do tempo, os termos usados não são só de neve. Há outros que soam estranhos, como “mizore”. Então, quais são as diferenças entre eles, já que todos “caem do céu” e todos são gelados? Se são gelo, porque a neve é fofa e o granizo é sólido?

Diferença entre a neve e outros gelos

  • 霜 (shimo = geada): quem mora no sul do Brasil sabe o quanto a geada, principalmente a negra, afeta e acaba com a agricultura. A geada se forma camadas de gelo em forma pontiaguda, através da sublimação do vapor da água em áreas próximas à superfície imediata, como plantas, gramados e objetos. A geada negra mata os vegetais, congelando desde a sua parte interna.
  • 霙 (mizore = escarcha): é um termo bastante usado durante o inverno, quando a neve cai misturada à chuva, chamada de escarcha, diferente do granizo.
  • 雪 (yuki = neve): esse fenômeno de inverno nada mais é que a precipitação em forma de gelo, em diversos formatos de cristais. O vapor da água cai congelado formando flocos (neve leve), grãos (neve média) ou pelotas (neve pesada). Eles caem em formatos de cristal, translúcidos, os quais brilham quando recebem a luz solar.A neve é fofa porque é composta de vários cristais minúsculos, cujos tamanhos variam na ordem de até 2 ou 3 mm.
  • 氷柱 (tsurara = sincelo): esse fenômeno ocorre quando as gotas em suspensão entram em contato com a superfície gelada ou congelada, como rochas, paredes ou as cascatas que se congelam, por exemplo.
  • 雹 (hyo = granizo): chuva de pedaços de gelo (maiores do que 5mm) é chamada de granizo e ele pode cair junto com a chuva “líquida”, independente de ser no inverno.
&nbspSaiba a diferença dos fenômenos gelados como a neve e escarcha
da esq. p/ dir.: geada, escarcha, neve, sincelo e granizo

Todos esses fenômenos são originários das nuvens, sendo que a neve se forma em temperatura abaixo de 1°C , quando a água se cristaliza de forma lenta até cair nas superfícies, enquanto que, para formar o granizo, a água se congela rapidamente.

Universo dos cristais de neve

Se você ainda não conhece esse vasto universo dos cristais, de vários formatos, vale a pena conferir as belíssimas imagens capturadas pelo fotógrafo russo Alexey Kljatov, clicando aqui.

&nbspSaiba a diferença dos fenômenos gelados como a neve e escarcha
confira belíssimas fotos como essa capturadas pelo fotógrafo russo Alexey Kljatov
Imagens: Wikipedia/Pixabay/Wikimedia


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!